Um café com... Kaka Barboza

2 Comments


O músico & poeta Kaka Barboza escreveu no seu espaço, a propósito desta «coisa» misteriosa que é ser-se cabo-verdiano um texto notável que não poderia deixar de registar aqui no Margoso.

Aqui ficam algumas frases que dão que pensar:

«Homem é aquele que tem espírito dentro dele. O santiaguês diz que homem é aquele que se sente fincado no seu chão e capaz olhar o outro com a cara levantada e com a fronha que tem. E se eu te disser que há gente aqui nesta terra, complexada e envergonhada da fronha que tem, valendo nada o canudo que possui e a educação que recebeu. Isto complica-me o juízo. Por um lado há a ignorância e por outro a hipocrisia. Nem queijo nem requeijão. Há gente assim infelizmente. Saibam que no tambor e na cultura sou musturadu, dito no bom crioulo, mas sem que isso queira dizer outra coisa … leviandade por exemplo.»

«Um dia em conversa com um amigo meu acerca do homem e da cultura verdianos, ele concluiu: "tu és o homem tipo que Cabo Verde devia ou está para ter. És de todas as ilhas"

«Sou um arquipélago ainda maior que Cabo Verde. Sou o residente e a diáspora.»

«O mar que existe em mim é São Vicente, a energia o Fogo e as ribeiras d’azágua Santiago. Sou esse cântico tradicional vasto. …. Um parêntese para dizer que um Cabo Verde outro e melhor existiria se uma parte significativa dos habitantes de cada ilha pudessem conhecer suficientemente os lugares e as gentes das restantes. Éramos mais cultos, mais cabo-verdianos e mais patriotas. Era o particular e o todo numa só pessoa

«Há um défice formidável de erudição por parte de muita gente “dita distinta”, que pouco ou nada de peso têm consigo para evocar honras, a não ser as opulências das suas enfermidades e rústicas insolências.»

Aplausos, Kaka!


You may also like

2 comentários:

velu disse...

Espectacular esta explanação do Kaka! Como sempre! Ele disse tudo o que eu gostaria de ter dito e não consegui! Esta questão me faz mal! Saber que ainda há gente que se perde no meio dela, ainda mais!
Kaka: somos todos "1 arquipélago ainda maior que Cabo Verde"! Pena que muita gente não tenha ainda entendido!
Bom fds a todos!

Unknown disse...

Também foi esta uma das frases que mais me chamou atenção, velu: «somos todos um arquipélago maior que CV». Definitivamente, alma de poeta é outra coisa!