Plágio 06: um recado ao MC

5 Comments


Estava eu a passear pelo espaço do Djinho, quando, a propósito da entrevista do Ministro da Cultura ao jornal A Semana, o interveniente José E. Cunha escreveu um comentário que não posso deixar de plagiar e registar aqui no Margoso.

Gostei do que li, e por isso, cá vai o plágio.

Então cá vai:

«Gostaria de deixar a seguinte sugestão ao Sr. Ministro da Cultura. Caro Dr. Manuel Veiga, por favor consulte regularmente os nossos escritores, os nossos bailarinos, os nossos actores, os nossos músicos, os nossos artistas plásticos, os nossos intelectuais, os agentes culturais, as associações, o poder local, oiça-os com regularidade, não no espírito da "geraldida" mas criando grupos de trabalho (pluridisciplinares ou especializados) que o ajudem a pensar, definir, programar, realizar e controlar as actividades que o parco orçamento de que dispõe lhe permite realizar, e que, a meu ver, pede muita criatividade. Partilhe as suas preocupações, envolva-os na gestão das dificuldades, e verá que medidas mais criativas, e soluções mais eficazes poderão ser encontradas. Crie, se necessário, um Conselho de Opinião, um Observatório para a Cultura, um Conselho Consultivo, prepare uma agenda consistente de políticas e realizações a curto, médio e longo prazo, pratique uma política partilhada com os agentes culturais, e verá que os resultados vão aparecer, e só poderão ser melhores.

Tenho para mim que, nem sempre, o que se pode, e se deve, fazer pela cultura, resume-se a questões de tesouraria. Saber ouvir, e querer partilhar, mais do que virtudes de um bom governante, são atitudes naturais de um homem de cultura




You may also like

5 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. José E. Cunha falou e disse. Os nossos políticos tem sepmre a mania de desculparem a sua falta de competência com a falta de verbas, quando se tem muita coisa para fazer antes de chegar na parte em que se precisa realmente de dinheiro. É mesmo vergonhoso a situação que se encontra o nosso pais no que respeita a cultura.

Unknown disse...

Sisi, e eu só coloquei a parte «pedagógica» do comentário. Vai lá no sítio do Djinho e lês o «raspanete» por inteiro. Abraço!

Anónimo disse...

Bom João relativamente ao nosso Ministério da Cultura e a pessoa que o preside não tenho comentários a fazer, uma vez que, a meu ver ainda não se fez nada de realmente importante para a cultura cabo-verdiana. O resultado está a vista de todos!

Até atrevo a dizer que o Ministério da Cultura da maneira como anda, nem deveria de existir. Não me vou alongar mais os meus desabafos aqui, mas espero poder fazê-los muito em breve.



Abraç tds

Anónimo disse...

falou e disse. Realmente que faz o ministro e o ministério da cultura em prol da nossa cultura!

Quem souber que me diga, pois eu nada vejo.

Anónimo disse...

Wicca: nada vês? Então e a lista interminável que o senhor ministro repetiu até à exaustão na entrevista que a Semana lhe resolveu fazer? É maior que as páginas amarelas... Listas, é o que não falta por ali!