Perguntas Cafeanas

15 Comments




Porque é que se diz às pessoas que engordam
que estão «bem dispostas»?


À melhor resposta, ofereço um café.




You may also like

15 comentários:

Anónimo disse...

É a forma politicamente correcta de dizer "tás a ficar gordo(a)".

Anónimo disse...

Casta de pergunta ê esse?
Tem várias explicações… mas eu acho que a explicação que mais me ocorre advém do facto da maioria das pessoas gordas – as assumidas - serem bem dispostas e alegres.
Normalmente uma pessoa que engorda é porque ele ta cmé sé cmida tude. Se el ta cmel tude, el tá fcá sabe, ou seja, bem disposta….
Bijins e bracinhas
TP

Unknown disse...

Sisi: bota politicamente correcto nisso!

TP: mas não devia ser ao contrário. Kond gent ta k'mê demás no ta fká é mal-disposto e não bem-disposto. Além disso, engordá ka tem nenhum piada, na maioria dos casos... Abr.

Eileen Almeida Barbosa disse...

Na verdade, parece-me que isto tem a ver com os tempos da fome, em que quem tinha o suficiente para comer e ainda por cima estar gordo, era um felizardo. Ainda hoje, preferimos os bebés mais gordinhgos, parecem-nos sinónimos de saúde. Quem tem uma boa vida, é bem tratado, tem tendência a engordar...

Unknown disse...

Bem visto, Eileen!

Fonseca Soares disse...

Mais pró lado da Eileen. Pelo menos no que diz respeito a CV. Tinha a ver com a ideia de ter meios (ou stock) para sobreviver às agruras da vida... aguentar os períodos cíclicos de fome... sem 'literalmente desaparecer' (ou morrer)
Tchá

Carlos Parreira disse...

Porque "nós" somos seres raros e irrequietos e complexos, capazes de comportamentos igualmente estranhos! Incapazes de compreenderem à dinâmica do mundo e das pessoas que nos rodeiam.

Não estou de acordo em parte com o que foi dito pela Eileen "Quem tem uma boa vida, é bem tratado, tem tendência a engordar...".

Nem sempre "ter boa vida" é sinonimo de ter "tendência para engordar", depende em grande parte da dos hábitos das pessoas. Ter uma Alimentação cuidada, fazer exercícios físicos, ser activo, entre outros.Porque posso ter uma boa vida e não engordar por isso.


Pensem nisto!

Abraç tds

Unknown disse...

Bem, como se pode ver pelo Tchá e o Odair, podemos ter várias explicações para determinado fenómeno, por mais simples que ele seja, e mais interessante ainda, ambas as explicações podem estar correctas. Depende sempre do ponto de vista. No primeiro caso do Tchá, a explicação é mais «histórica», no segundo, do Odair, é mais «comportamental». E não é que estão ambos certos?

Fonseca Soares disse...

Ya! Mas para nos mantermos no mesmo sujeito... ( e a nos entendermos) não devemos misturar alho com bugalho!
Tchá

Unknown disse...

Eh Tchá, ka bo dzem ma juntá alhos com bugalhos ta fazê gent engordá e logo, fká más bem dispostos! hehe

Alexandra disse...

Vai ver é porque bem dispostas estão suas gorduras: parte na barriga, parte nas coxas, parte no pescoço... e assim elas ficam dispostas, e bem. Hehehe!

Abraços

Anónimo disse...

Estou de acordo com o Odair.

Só que em certas partes do mundo "a banha" é sinónimo de riqueza, especialmente em certos paises africanos. Em Cabo Verde, a causa pode ser histórica. Mas também há uma certa adaptação ao regime alimentar e modo de vida americano nestes últimos anos.

Enfim, né! Cada um ta fazê moda kel ta sinti bem mesme ta cmê oi que bugoi. :o)

Unknown disse...

Espartana, seria bem se fosse sempre assim. Mas muitos ginásios iriam à falência, ou não? Abr.

Moreia: justim!

Anónimo disse...

É da quis cosa, isso ta flipam, mais vale dze logo que ele(a) ta gordo(a), é moda quis menininha feia que ech ta tchmá engraçadas.

Unknown disse...

Pois é, ter preso por ter cão e por não ter. Ou algo parecido. E se os cães também estiverem bem-dispostos. Conseguem correr atrás dos ladrões. Estou a divagar! Devagar, me vou.