Perguntas Cafeanas

20 Comments



O romântico crioulo é um personagem ficcional
que apenas existe nos videoclipes de zouke love?


À melhor resposta, ofereço um café




You may also like

20 comentários:

Anónimo disse...

esta está entre as melhore perguntas cafeanas ...)

Djinho

Anónimo disse...

Oh João, lançaste uma bomba aqui no café...está pergunta vai dar que falar e acho que o sexismo vai vir a tona aqui, mas pronto mm assim atrevo-me a deixar o meu comentário. Eu acho k toda a regra tem excepção e é claro que há caboverdianos românticos, mas será k as as coboverdianas gostam assim tanto de romantismo??? Sei não...

Anónimo disse...

Não me lembro de ter visto um romântico crioulo em nenhum videoclip de zouke love (não k tenha visto muitos...)
Nesses videoclips o k vejo é a exibição: "olha, eu tenho telemóvel e carro de última geração, posso alugar quartos de hotel, estou num sítio lindíssimo e, claro tenho um(a) gajo(a) bem bom (boa) ao lado, de troféu!!!"

Anónimo disse...

De maneira nenhuma!
Só que não vemos muitas demonstrações românticas dos crioulos; o crioulo é romântico na intimidade.
Será por uma questão cultural, para preservar a sua condição de matchu ou para não perder as presas?!
TP

Unknown disse...

Pois é Djinho: inspiração pura de S. Valemtim, acredita!

Sisi: tenho pensamo imenso nisso. Quase sempre me pareceu que vivemos em Cabo Verde um romantismo de pacotilha, com muita novela, muito zouke love, muitos corações nas montras das botiques, mas depois, a realidade é outra bem diferente: violência doméstica e uma assunção de que a poligamia (masculina, claro!) é tão natural ao macho crioulo que nem pode ser posta em causa! Grande romantismo, hein?!

Anónimo das treze e dezoito: também mas não só... muitos dos clipes são com os coitados dos artistas abandonados, num sofá caríssimo, mas quase sempre de gosto mais do que duvidoso, a chorar dores de amor. Se isso servir de pretexto para mostra o carro, móvel ou roupa de última geração, tanto melhor!

Unknown disse...

Anónimo TP: romantico na intimidade, para não perder as presas?! Há aqui alguma contradição, não? O romântico não é aquele para quem o amor é infinito, para todo o sempre, até que a morte nos separe? E não é o espirito de «caça» que continua a prevalecer na nossa sociedade? São perguntas que ficam. Ui que esta cafeana vai dar muito que discutir aqui no Margoso!

Fonseca Soares disse...

Eu estou mais de acordo com o anónimo TP. Romãntico na intimidade, sim! Ninguém mais precisa saber que sou romantico e que estou apaixonado por ti. A sociedade impõe... os colegas impõem o 'matchu' desligado dessas coisas. Acho que é um pouco como, numa certa idade, não se gostar que a mamã ou papá apareçam à porta da escola ou na Praça, para nos levar de volta para casa! De qualquer modo que existem, existem! Uns mais, outros menos, e ainda outros nada disso!

Unknown disse...

Qual história, Tchá! Bô é excepção, nunca regra. Pessoal dali ka kre sabê dês koza... tud o que vem à rede é peixe e mai nada! Abraço

Anónimo disse...

Hehehehe Makna tem fzê tcheu kafê hoje!Oh João, eu faria a pergunta da seguinte forma(não digo que a tua não esteja bem formulada!):

"Porque é que nos videoclipes de zouke love SÓ se canta a estória de um personagem romântico ficcional - O Cabo-sofredor?"

Isso torna esses zouk love num remix da musica anterior e nada mais. Nem um pouco de criatividade do escritor, do compositor e do realizador. Makna ki flá!

Já agora, love ê tud dia, no matter what! tud dia um te tmá um colher de love antes d'levantá, dois colher de love cond um bem de traboi e três antes dum detá!
Bom receita maltas! Bsot testá na casa bsot confirmá.E nhe receita de nha love que te levá violência. Assim el te fcá mas sabe!

Unknown disse...

A Sisi acredita na excepção porque sabe o que tem em casa. Amo-te Amor, Feliz Dia dos nAMORados. Bô Dropssim

Anónimo disse...

Não! Infelizmente, existe tb nas Radios.

Dos taxis;
Das barbearias;
Dos autocarros;
Até dos hospitais...

Haja Romantismo.

Não aguento.

Quero ser selvagem e agir de maneira instintiva.

Unknown disse...

Makna: cuidôd, ka bo bá cantá «ai, ai, ai é o amoooooor, é o amor», que ess já tem côr política! hehe

Jonhnny: ooooooh que lindo! Mas o melhor da mensagem foi o nomim romântico, mad in cap vert: dropssim... Quase me vieram lágrimas aos olhos! E viva S. Valemtim! Oh valentim, oi oi oi, onde é ke bu sta, oi oi oi... Abraço!

Surdo: sorte tua que és surdo, e portanto não te apercebes do ruído que nos rodeia! Abraço!

Eurídice Monteiro disse...

Olá JB

Superaste! Está é a pergunta do ano… e a tua primeira reflexão também foi fantástica. Temos que falar sobre essas questões, desde a violência doméstica à poligamia de facto. Imagina levar porrada por amor. Há berdianos/as que ainda defendem que quando ele bate é porque gosta dela… Fico triste quando vejo que, infelizmente, essas problemáticas arrastam para a geração mais jovem.


Sisi

Não me atrevo a responder no nome das berdianas, mas acho que nenhuma berdiana rejeitaria os gestos mais sublimes, equiparados ao romantismo. Tenho amigos que afirmam que as berdianas são frias, sobretudo as badias, e depois dizem: “mas tu és diferente”. Que treta!

O que temos de pensar, acho eu, é no porquê que muitas berdinas transmitem essa sensação de darem pouca atenção ao romantismo.

Unknown disse...

Euridice: continuo na minha - tirando algumas excepções, vivemos em Cabo Verde um romantismo de pacotilha, alimentado pela novela brasileira, pelo zouke love e pela enorme crise de mentalidades que invade a nossa juventude. Digo eu!

Matilde disse...

concordo com o Tchá: na tapadinha é ki sta verdadi...

Unknown disse...

Mats, isso agora é o teu instinto maternal a falar mais alto! E benvinda aqui ao Margoso, un ta ke tcheu sodade de bo! Abraço!

Anónimo disse...

Ma mnins, tem gente e´que tem um vida dura e que esh ca tem nem um padoçe de pao pa tapa brok na estomg...que e´pa estod na romantismo. A vida as vezes e´tcheu dura ...e el ca ta tcha muit tempo pa romantismo(((
Talves tenha a ver com a historia dos caboverdianos, que sofraram com o colonialismo...sei la. Mas oia que Brasil sofre tambem bastante..mas no entanto es e´romanticos pa xuxu)))
Mas tem amor sem romantismo tambem, crioulo pode ama sem ser romantico, isso e´normal)))
...mas qum ka ta curti muit quesh zouk love, e´kum ca ta curti mesmo)))
...no entanto m tocha tem sim crioulo romantico...m ta espera que isso ka e´so um impressao minha.))) Esh pode ser pouco..mas deve teeem....hihi))) bijim...

Unknown disse...

Natasha, o romantismo brasileiro, maioritariamente imposto pela «cultura Globo» também tem muito que se lhe diga e não é exemplo para ninguém... digo eu! E bô, já bô encontrá bô principe encantado? Abraço!

Anónimo disse...

Realmente))...ate pq m ka sabe manera que kish coza la pa Brasil e´..)))
Principe encantado Joao??)))):S...E´ que ka tita tcherem a principe nenhum mesmo!...hihihi

Unknown disse...

Adés, Natasha, bo ka t'oyá novela na tv?