Heróis Nacionais 11

13 Comments



Fonseca Soares (Tchá)

(Porque hoje é dia do seu aniversário)


O Tchá, além de ser um ser humano de excepção, tem algo que faz dele um actor com quem dá gosto trabalhar: adora representar. Isso sente-se no empenho, nos loucos sacrifícios pessoais que faz para estar presente nos ensaios e dar sempre o seu melhor. Além disso, raras vezes se queixa, o que é sempre agradável para um encenador. Tem muitos quilómetros de palco nas pernas, acreditem. Ama as artes cénicas como poucos em Cabo Verde e está sempre pronto para ajudar qualquer grupo de teatro, em qualquer ocasião. Só não faz mais, porque não pode.

Ah, pormenor histórico importante: foi o nosso Rei Lear, aquele que «bá cabésa».

Aplausos!




You may also like

13 comentários:

Anónimo disse...

Ó João bela info. Através de ti o meu abraço fraterno ao Tchá. Um belo rapaz. Desde que o conheci este ser tranquilo e dedicado às boas coisas nunca mudou. Há dias vi-o aqui, no Cometa, parei para o abraçar. Sempre ele com aquela voz convidativa para um diálogo sereno e esclarecedor. Fica, pois, aqui, as minhas felicitações.
Obrigado JB pela nova. Kb

Unknown disse...

Pois é grande Kaka, o Tchá merece e vai ficar contente com o teu palavrar. Já sentia saudades kabarbosianas por aqui... gosto quanto largas aqui no Margoso um grilo que canta. Blogabraço.

Caboverdiano disse...

Oh João, bendita a hora que escreveste este post. Tchá é um grande homem, por quem tenho muita admiração. Pelo seu zelo profissional e pela sua dedicação incondicional ao teatro. Grande amigo. Se esta terra tivesse mais exemplares do Tchá...nos tud tá fcá sabe! Rei Lear...para mim foi um dos seus melhores personagens. Nunca um ti te bem esquecê quel peça lá, ham "titio". Força coraja e figa canhota pe kem te po oi mau ne nhe broda.

Anónimo disse...

Tchá. Aquele abraço, man. Muitas felicidades e muitos quilometros mais de palco e de vida.
Jota/João Paulo

Unknown disse...

Ai, cabo-verdiano, excelente comentário!

Jota, bô qualquer dia faço-te a ti «heroi nacional» a ver se ganhas vergonha na cara e não desapareces de cena com tanto descaramento! Não se admite!

Benvindo Chantre Neves disse...

Há 3 ou 4 anos vi O Rei Lear no Auditório Nacional e fiquei fascinado com a forma como o Fonseca representou a personagem. Há muito que o admirava na rádio mas no teatro... era a primeira vez. Foi mesmo maravilhoso. Pena que as vossas passagens por esta cidade não sejam tão frequentes!
Adelante!

Unknown disse...

Benvindo, não está na moda essa coisa das petições? Façam lá uma ao CCP da Praia, ou ao Instituto Camões de Portugal, para a gente ir ai mais vezes! Eu adorava!

Anónimo disse...

Mtos Parabéns e td d bom ao Tchá!!! Já agora mtos parabéns pelo talento tb pk eu não sabia k o Tchá k escrevia aqui foi quem fez a belíssima interpretação do Rei Lear.

Anónimo disse...

Ainda bô ta fazê one Tchá? Um pensa que tempe que tava passá na bô... Alors, brisas boas na bô camin...
Um braça :o)

Anónimo disse...

Oi
Também estive no Auditório Nacional (Bava= Benvindo Neves, lembras?) e simplesmente foi maravilhoso/encantador assistir a peça… ai kel rei ki bá kabesa :))
Ainda continuo a "pedir" peças iguais ( e pq n melhores? Há?)para "Praia" - vão me cair em cima sei.

Unknown disse...

Também eu, pessoalmente, adoro o «nosso» Rei Lear! Grande trabalho do Tchá e de todo o elenco, já agora!

Anónimo disse...

..Pois todo o elenco.
Não, não me esqueci deles nem foi intensão minha, apenas o embalo de ter encontrado referência ao meu primeiro "desvairo" teatral.
Desde de infancia q sou louca a devorar livros, e o Rei Lear foi mto cedo das primeiras "viagens dificil" e maravilhoso ( até pq os meus amigos/colegas nada entendiam "daquilo", eu era a esquisita - mas agora nem tanto)

E já agora... só ha poucos meses descobri o teu "margoso", tds dias ando por ai
Sds

Unknown disse...

Estás por aqui há muito, então, porque o Margoso também só existe há meses...hehehe