Heróis Nacionais 09

9 Comments

Vlú
(Porque amanhã é Carnaval na Soncent)

"O facto de usar palavras de origem inglesa nas composições é uma coisa natural para todos nós de São Vicente. Há tempos dei boleia a uma pessoa e quando lhe perguntei “para onde vais?”, ela respondeu-me: «Bô podê bai straight». O nosso crioulo é assim, cheio de expressões inglesas. E no caso das minhas músicas, a maioria das palavras inglesas que uso surgem de forma espontânea, por exemplo, “long time”, “feeling”, “cool”.

A ideia e inspiração para este herói partiu daqui



You may also like

9 comentários:

Anónimo disse...

manera "man"?"cool broda"!! ess "moove" é "nice"! el fca "oraite" ... kês barco inglês ka tcha sô futebol , cricket,sckotch ...ês tcha um kzinha de lingua tb, "speed" na bôs post Jonh White e keep cool
ba straight

Hiena (sofrendo um ataque de inglesite aguda,coza frequente na kês lode de soncente)

Anónimo disse...

As letras do Vlú são simpesmente originais, a mais recente ("Ba pu diab") está show, e o título no comment!!

Eileen Almeida Barbosa disse...

Bem que pensei "ê pá, olha eu e o João e ter a mesma ideia de falar no Vlú!" hehehe Inspira-te mais vezes!

Unknown disse...

Hiena: hehe, estavas mesmo inspirada! Ou melhor, deste o teu best!

Sisi: essa última música do Vlú tem condições de ser um best seller. Também adorei!

Eileen: como deves ter reparado no post que eu te dediquei, já há por aqui muita boa gente que te considera fonte de inspiração...

Anónimo disse...

Se o Vlú fosse menos arrogante e mais terra-terra, até que teria ido mais longe, musicalmente. Não que o "broda" não seja um artista conhecido, lá isso é. Mas, um pouco mais de humildade ficava-lhe "nice."
Lembro-me do abaixo assinado organizado por Vlú, por não ter ganho o prémio de melhor música no carnaval anterior.Acho que 2008 trouxe-lhe outra pose e estou a gostar. Pelo menos ainda não vi abaixo assinado algum, desde a entrega de prémios do carnaval, ontem.Que este seja um bom sinal!

Anónimo disse...

Ai o Vlú, ai o Vlú... menos arrogância não lhe ficava "bad... at all". No entanto, haviam de conhecer o filho mais velho.

Como compositor tá acima da média. Mas, como cantor... tenham a santa paciência, não se safa... nem tão pouco mais ou menos. O filho canta melhor... :P

Anónimo disse...

Mas não ha mnine de soncente "menos arrogante" e "humilde". Isso é coisa d'nome rum!

Nao viram que até o Joao que é purtuga de nascença, agora virou um mnine de soncente insupurtavel (escrite em criôl, clare!)?

Anónimo disse...

Manel d' Novas é o mais profícuo compositor a captar a realidade mindelense. Vlú é um daquês amdjor na capta kex nova expressão mindelense, no entanto na sex composição el ta po alguns termos intencionamente. El é dakex amdjor compositor cabo-verdiano d geração pós Manel d Novas, juntamente com Bétu, Luis Lima, Paulino Vieira, Renato Cardoso, Zézé di Nha Reinalda, Nhelas Spencer, Pedro Rodrigues, Antero Simas, Ramiro Mendes, Teófilo Chantre, Orlando Pantera, Jorge Humberto, Vasco Martins, Tcheka, Káká Barbosa, entre outros.
I kel muska "Mi é dod na bo, é sim k'n sabé dzeb I love you". Ess muska é mut nice nhas broda...

Unknown disse...

Porque será que quando é para criticar o pessoal vem todo sob a capa do «Anónimo»? Mas vcs tem mêdo do quê? Seja como for, quem acha o Vlu arrogante está no seu pleno direito de achar isso mesmo. Mas estou de acordo com o Anónimo das 20 e cinquenta e pouco, que disse todo o menino de soncent ser um pouco arrogante por natureza... E meteu-me no saco! Falou que sou um «mnine de soncente insupurtável»! Eu?! Eu?! Aparece, aparece!!!!