Dicionário do Diabo

6 Comments

Esta edição portuguesa do Dicionário do Diabo, de Ambrose Bierce (1842-1914), demoníaco do jornalista americano talvez seja o mais cínico dos livros de que há memória.

Belíssima edição, em capa rija, com excelentes ilustrações de Ralph Steadman e prefácio esclarecedor do poeta, bloguista, cronista Pedro Mexia: «O que interessa a Bierce não é descrever o mundo tal como é. O mundo tal como é não passa de uma ilusão de óptica, de um engodo social. O mundo não deve ser analisado com frieza científica ou ideológica, deve ser confrontado com os seus vícios numa linguagem viciosa.»

Ambrose Bierce, que esteve ao serviço do exército da união durante quatro anos, há-de ter provado, como só provam os homens que experimentam os absurdos da guerra, o travo mais humano do satanismo. Escreveu muitas histórias, sketches, epigramas. É destes que se fazem as entradas do Dicionário do Diabo: cínicas, reaccionárias, misóginas, e com aquele travo permanente de desencanto e desilusão, aquela ausência de optimismo fatal, que atrai hoje tanto os da esquerda como os da direita. Por todas estas razões, mais algumas, parece-me essencial este Dicionário do Diabo. Quem ficar descontente, sempre pode exorcizar o diabo que traz dentro de si... mandando-o às favas.

Palavra do senhor!

Nota final:
E inspirado nesta obra, o Café Margoso iniciará uma nova secção, denominada, precisamente, Dicionário do Diabo Margoso. Nela serão utilizadas definições de Ambrose Bierce, mas não só. Afinal de contas, há sempre muitas formas de definir cada facto de vida.


You may also like

6 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a nova secção do margoso e cá por mim vai dar que falar, tanto ou mais que as cafeanas.

Abraço!

Unknown disse...

Thank's Sisi! Com clientes como tu, o Margoso tem o seu futuro garantido! Abraço!

Anónimo disse...

Parabéns pela nova secção do café margoso, não posso deixar de dizer que a ideia é original, mais uma secção para os habituais clientes “margosos” se deliciarem!


Abraç tds

Unknown disse...

Eh Daka, assim espero! Novidades seguirão em breve...

Anónimo disse...

Boa ideia! Ontem mesmo comprei "Um Acontecimento em Owl Creek Bridge", fabuloso livro de contos de Bierce. Já conhecia o original em inglês. Pena é que poucos ouviram falar dele. E o seu magnífico dicionário ajuda-nos a desmistificar o arraial e a bovinice à nossa volta. E de Ambrose Bierce, chegado a velho largou tudo e foi tomar um café margoso, no México, com Pancho Villa. " Sempre é melhor do que cair de umas escadas. E ser gringo no México, ah!, isso então é eutanásia".
Continua John, venho tomá-lo todos dias. Abraço
Joaquim Arena

Unknown disse...

Joaquim Arena: que agradável surpresa, saber-te cliente aqui do Margoso. Um abraço, aí para a capital do Império!