Dia Internacional d'Línga Materna

12 Comments


Besoute sabia ke hoj, dia 21 de Fevrêr, é
Dia Internacional d'Línga Materna?

Nô proveitá pa durant tud dia só falá criôl ma companhêr!

Ayan!

Imagem: foto de João Barbosa, da peça «Tertulia», do Curso de Teatro do CCP





You may also like

12 comentários:

Fonseca Soares disse...

Ta dret. Y ume uvi oje mnistre de cultura de falá de nescidade de Parlament adotá criol come linga oficial... y d'Alupec. Ma tambê, pa ot lód, d'um assuciaçon pa traduzi Bíblia pa criol... Y ta fazeme perguntá se ê um verdad de nos temp de secle 21... ke nos joven ta más vród du ki nôs pa - pr'alem de falá - escreve nos linga matérna?
Um braça
Tchá

Anónimo disse...

Ú ke N sabê é ke iméls e tude konversa ma msn na net é na lingua materna. Tem más uso dakel ke no ta pensá. Kb

Unknown disse...

Justamente, Kaka. Un t'otchá, e n'é d'oje, ke devia ser fêto un estudo sério sobre tipo de kriol escrito ke tita ser utilizôd na msn pa maltas más jovem. Tem más gent t'escrevê kriol do ke podê parcê á primêra vista.

Anónimo disse...

Máj de 97% de sms k nóx xtudante ta troca li na Portugal é em criole. A uns one atrás (konde n txega na Portugal)n tava xcrevé sms em português, má depox k n oia i sinti manera k xkrévé em criole é sabim n pó ta xcrévé só em criole na telemóvel!
Linga criole é sabe pa fronta!

Alex disse...

Desculpem lá, mas detesto DIAS INTERNACIONAIS, DIAS NACIONAIS, DIAS DO PAPÁ, DA MAMÃ, DO FILHOTE, DO ESPÍRITO SANTO, DE TODOS OS SANTOS, DE TODOS OS ANTROS, DA LÍNGUA, DA BOCA, DO MAU HÁLITO, DO CHULÉ, DAS PUTAS, DA MENTIRA, DO PEIDO, DO TEATRO, DO ACTOR, DO PÚBLICO, DA POESIA, DOS PADEIROS, DOS DISPARATES, DAS PATETICES, DA SACANAGEM, DA TRETA, DO AZUL, DO..., DO ... .
Que saudades do tempo em que não havia dias DE(...). QUALQUER DIA FALTA CALENDÁRIO PARA TANTO DIA DE!
UMA VERDADEIRA PRAGA! PIOR QUE DOENÇA VENÉREA. MAIS CONTAGIOSO QUE SIDA, TUBERCULOSE, ÉBOLA, HEPATITE.
Sinceramente, puta-que-pariu-aos-dias-DE!
José E. Cunha

Anónimo disse...

...e kel d'nôs ê sab pa fronta!!!

Unknown disse...

Alex: gostei do teu desabafo, e é verdade que há dias e dias. Uns são meras desculpas para gastarmos dinheiro e consumirmos sem percebermos muito bem porquê, outros, bem, outros são simplesmente oportunidades para lembrar, discutir, falar, gritar aos sete ventos, em relação a certos assuntos. Não me tires o prazer de festejar o dia 27 de Março, Dia Internacional do Teatro! Abr.

Anónimo das 20 e tal: pois é, foi como eu disse. Deveria haver gente que se interessasse por fazer um estudo a esse crioulo escrito que toda a juventude cabo-verdiana escreve sem complexos nem complicações alupequianas. Aliás, estou cada vez mais convencido que são estas últimas as grandes responsáveis para certas barreiras relacionadas com a escrita na lingua mãe. Não se pode (deve) dar uma volta a isso? Tendo Cabo Verde assinado um acordo ortográfico que tem como principal objectivo simplificar certos aspectos da escrita do português, porquê complicar tanto quanto se trata da escrita do crioulo?

Anónimo disse...

Ó Alex, desculpa lá meu, acho que sempre houve de qualquer coisa... Os dias de qualquer coisa como o criolo, ou heróis nacionais, do teatro são dias para reflectirmos um pouco sobre a temática em causa. Agora há dias, como o dos namorados, que servem mais para servir a máquina do capitalismo desenfreado.

Unknown disse...

Anónimo das 19 e trinta e oito: concordo contigo. É pena não saber quem és, sempre podia oferecer-te um café. Abr.

Anónimo disse...

Obrigado pelo café João, gostava muito mas estou na terra longe...

Alex disse...

Caramba, são precisamente 2:11 (madrugada de Domingo) e é a segunda vez que tropeço no "anônimo disse". Será o mesmo "anônimo disse" que esteve nas "Crónicas Sujas" (passe a publicidade)?
Caro "anônimo disse". Não me lembro de ter usado em toda a minha vida, um qualquer dia de uma qualquer coisa para uma qualquer REFLEXÃO. Não me lembro que tenha acontecido, e se vier a acontecer será mesmo por mero acaso. Aliás, reflectir em dia CERTO e hora marcada é de gargalhada, e nem no dicionário do Diabo deve vir na entrada 'REFLEXÃO'.
MAS "CADA UM É COMO CADA QUAL", não é verdade "anônimo disse". Cada um lá sabe COMO, PORQUE, e sobretudo QUANDO reflete! Já percebi que o meu amigo reflete quando o calendário o permite. Mas asseguro-lhe que fazê-lo fora de calendário não é pecado nem blasfémia. Já agora, um conselho. Junte os calendários todos (não queremos discriminações), o Juliano, o Chinês, o Árabe, o Azteca, o Lunar, o Perpétuo, o das Vacinas, o da Tomas dos Medicamentos, o Borda D'Água, etc., etc., e verá que assim nunca lhe faltarão dias para refletir.

No meu caso, não tem dia nem hora, o que por vezes é uma verdadeira cruz. Pode ser que no dia em que vocês(João incluido) chamam "do Teatro" eu esteja a reflectir sobre o orgasmo dos Kutumbémbén's. Pode ser que num desses dias órfãos, eu esteja a reflectir sobre Teatro.

Mas meu caro "anônimo disse", nunca perca o calendário das efemérides, não vá o meu amigo fazer greve ao pensamento, e um dia destes, sem a 'muleta', deixa de pensar. Como o meu amigo sabe melhor do que eu, há por aí muita gente a pensar que pensa. "Cogito ergo sum!"
Agradeço a atenção que me tem dedicado. Ao menos revele, de quando em vez, uma pitadinha de sentido de humor. Garanto-lhe que não faz mal à saúde. Há até quem assegure que faz muito bem, e quanto mais se usar melhor. Não tenha medo de se deixar contagiar!
1 ab e BFSemana
José E. Cunha

P.S.- Ó João, ve lá se propões aos Bloguistas O DIA DOS ANÔNIMOS. E já agora, propõe um selo género 'Alcoólicos Anonimos', mas para os ANÔNIMOS ANÔNIMOS, ou APÓCRIFOS ANÔNIMOS, ou então ORGULHOSAMENTE ANÔNIMO (Não há engano, é que com o circunflexo tem mais personalidade, mais estilo, mais basofaria, e, já agora, mais graça).

Unknown disse...

Alex, a esse propósito, vou colocar um post de uma notícia que li sobre uma associação japoneza. E esse, vai-te dedicado. Depois entenderás porquê! E depois, como todos sabemos, assim como não é o hábito que faz o monge, também não é o anónimo que faz o homem!