DDM 04 - Eloquência

8 Comments



Dicionário do Diabo Margoso


Eloquência
Magia da língua considerada como um dos mais
perigosos encantamentos. pode existir mesmo
sem um nível relativo de conhecimento.






You may also like

8 comentários:

Unknown disse...

Cruzamento de Burke com Isócrates ;)

Anónimo disse...

Quando é utilizado sem conhecimento é uma perigosa arma para o próprio dono, k pode provar da sua própria bala.


Abraço!!

Unknown disse...

Bem dito, sissi!

Paulo, a tua cultura geral, espanta-me! hehe

Unknown disse...

Hehehe, assim eu coro, hehe hehe!!!

Alex disse...

Coisas do Diabo mesmo.
Mas, dito como vai dito, no dito di(to)cionário, devo então concluir que o dito assunto é mais uma questão de FORMA que de CONTEÚDO. Certo? Na verdade, alguns daqueles que melhor usam a ‘flora da eloquência’, normalmente encontram-se em estado de graça, mesmo que a graça do estado em que se encontram seja do melhor teor alcoólico. Digamos, uma elequência a 40%. Mas nem todos, é claro.

Paulo. Não sei se concordo com o teu coktail. Isócrates tudo bem, mas misturá-lo com Burke…ainda se fosse ao nosso Pedro(?)/António(?) Conparason!?
EU CÁ MISTURAVA O PADRE ANTÓNIO VIEIRA (em ano de comemoração, atenção João), que fez e disse coisas do Diabo na Igreja, é à Igreja, sempre em nome de Deus e dos homens, mas nem sempre dizendo, o que dizem que ele disse, ou quis dizer (p.ex. essa da luta conta a escravatura ‘avant la lettre’ é puro exagero), COM O LUIS PACHECO (recém-falecido), que fez e disse, quase tudo de quase todos, mais o que dizem que terá feito e dito, mas sempre com viperina eloquência. Diz-me lá que não é uma mistura dos diabos? Nem lembrava ao Diabo este coktail, feito de sagrado e profano. Fica a sugestão, com um abraço.

Unknown disse...

Alex: a mistura do Padre António Vieira com o Luiz Pacheco é algo que me agrada bastante. Já imaginas estes dois a beberem um café com o nosso Arménio Vieira? Que conversas poderiamos então escutar? Abraço!

Alex disse...

Caro João
Arrastares o Arménio para este assunto faz todo o sentido. A propósito do tema, que lembro é Eloquência, ele responder-te-ia com a primeira estrofe do poema “Metáfora” do livro MITOGRAFIAS (pag. 92).
Quanto à companhia do Padre e do Pacheco, seriam para ele, Arménio, sempre uma ‘second choice’. Não que não sejam ambos do melhor café. Mas, juntos das ‘musas’ do Conde, são ambos “descafeinados”. Então, quem é que ele levaria para um ‘margoso’?
Pag. 74 da mesma obra, sintomática e ironicamente intitulado “Exercício Teológico”. Provavelmente ele levaria os 3, mas um deles não poderia faltar nunca. O ilustre Donatien Alphonse François de Sade.
Vai marcando mesa para 4: Sacher-Masoch, o Conde, o Marquês, e o big D himself.
Até o Pacheco aprovaria com um sonante impropério!!!!!!!!!!
Nem a propósito, não é verdade! Ele há coisas do Diabo!
José E. Cunha

Unknown disse...

Alex, brilhante. Eu diria, seguindo o tema do post, que foste (e tens sido, como cliente do margoso) fluentemente eloquente! Abraço!