Perguntas Cafeanas

10 Comments




As fotografias a preto e branco 
captam melhor a alma das coisas?

À melhor resposta, ofereço um café





You may also like

10 comentários:

argumentonio disse...

concorro ao café, porque margoso:

- se as coisas tiverem alma, a fotografia a preto e branco pode não a captar melhor mas podem revelar e embelezar os seus contornos

- se não tiverem, também podem revelar e embelezar os seus contornos

- «Pai, antigamente as coisas também eram a preto e branco?» _ perguntou o Filhão aos 4 anos quando pela primeira vez viu na TV um programa a preto e branco, culminando um ror de perguntas e explicações, na ocasião algo difíceis de tão inesperadas...

;_)))

Joaquim Saial disse...

Tal como a fotografia não assassinou a pintura, a fotografia a cores jamais matará a sua antecessora.

E porque o nosso corpo é feito a cores mas a alma que temos é coisa que gira a preto e branco, a fotografia que se movimenta dentro dessas duas "não cores" será sempre aquela que melhor reproduzirá a "alma das coisas".

Inventar máximas destas às 10h35 de uma sexta-feira de Carnaval é algo forte. Mas a vontade de ganhar o tal café suplantou a inércia...

Braça
Joaquim Saial

Bitim disse...

Só se for fotografias por radiologia... O colorido capta sempre melhor do que preto e branco, é mais vivo e mais lindo.

Joaquim Saial disse...

Ora vejamos...

Ao contrário do que se chegou a pensar (e que muitos artistas temeram), a fotografia a preto e branco não assassinou a pintura. Mas curiosamente a colorida também não acabou com a sua antecessora.

E se o nosso corpo é a cores, a alma que ele suporta é coisa que tresanda às duas chamadas "não cores".

Por isso mesmo, este tipo de fotografias que o Café Margoso propôs para tema de frase serão sempre as melhores para a representação da "alma das coisas", dando-lhes saboroso colorido... a preto e branco.

Filosofar assim em sexta-feira de Entrudo é coisa grave que pode dar indigestão. Espero portanto vir a ganhar o prometido café.

Braça
Joaquim Saial

Unknown disse...

Claro...Não raro, as cores como que nos cegam a traços essenciais!

Unknown disse...

Argumentonio: as crianças vem mais longe, não é?

Joaquim, gostei!

Bitim, será?

Zito, também acho!

Anónimo disse...

Se a aura das pessoas e talvez a das coisas tenham cores.....então na fotografia a preto e branco são mais fáceis de captar!
A aura pode ser facilmente ofuscadas pelas cores da fotografia a cores.

Joaquim Saial disse...

Atenção!

Aparecem duas respostas muito semelhantes minhas, porque pensei que a primeira não tinha entrado; a segunda foi feita de memória, a partir do que eu me lembrava de ter escrito na primeira.

Coisas da net...

ducana disse...

Certas coisas ficam melhor no preto e branco, a foto adquire um certo glamour. Mas a maioria dos motivos a cor deixa mais exuberante. Façamos um exercício: se a fotografia tivesse sido inventada colorida, quem hoje estaria valorizando a foto em preto e branco? Gosto das duas possibilidades, dependendo do que estarei fotografando e que realidade quero mostrar...

João Miguel disse...

Concordo com o Ducana, de que a p&b adquire um certo glamour. Um pouco do brilho e da vivacidade (contraditoriamente, já que não tem cor) da "aura", de que falava Walter Benjamin, tão empolgado com a fotografia à sua época. Como argumentou Argumentonio, revela e embeleza contornos. Não sei se captam melhor a alma das coisas, mas confere às fotografias uma beleza de nuanças.