Um Café com Cantona

3 Comments



Que o futebol é o maior espectáculo do mundo, já todos sabemos. E que há momentos que não se esquecem, passe o tempo que passar, independentemente das cores e paixões clubísticas de cada um. Um desses momentos foi a forma como o francês Eric Cantona, então jogador e ídolo do Machester United festejou o seu golo, faz hoje precisamente 13 anos.

Como escreveu Rui Tovar, no diário I, "há jogadores que se destacam pelo estilo. Outros pelos golos. E outros ainda pelo (mau) génio. O francês Éric Cantona conciliava os três pressupostos com uma facilidade arrepiante. Ele era a gola da camisola levantada, ele era o toque de bola esquisito, ele era o olhar de mau."

Há precisamente 13 anos, King Eric, como lhe chamavam os adeptos ingleses, entrou definitivamente e de uma assentada na história do Manchester United, da Premier League e da própria Inglaterra. Para tal, bastou-lhe o festejo sui generis de um golo. Foi em Old Trafford, frente ao Sunderland, em Dezembro de 1996. Já estava 4-0 quando Cantona apanhou a bola no meio-campo, ludibriou dois adversários, tabelou com McClair, entrou na área e fez um chapéu ao guarda-redes, também ele francês, Lionel Perez, de seu nome. O golo em si já é monumental e ainda hoje está no top 10 da Premier League, mas é o festejo que merece a atenção.

Em vez de correr desenfreadamente pelo campo fora, Cantona simplesmente ficou parado, a contemplar, rodou sobre si mesmo com ar de desdém, como quem diz "bem, vamos lá ver: sou genial, não sou?", e depois abriu os braços para receber os aplausos dos 55 081 espectadores.

Se há imagens que valem mil palavras, esta é uma dela. E de resto, como se sabe, aos génios não se poupam nos adjectivos. Faz hoje 13 anos. (fonte: diário I)

Ver o vídeo aqui





You may also like

3 comentários:

lamin disse...

Já agora aproveito para vos aconselhar a assistir o filme "à procura de eric" uma comédia inteligente do inglês Ken Loach ,onde eric cantona faz o papel de um terapeuta confidente e motivador de um carteiro de manchester, fanático pelo clube inglês e pelo talento de cantoná.

Ivan Santos disse...

foi realmente magnifico!!!
Será que o CR9 se inspira nos festejos de Cantona!??

Abraço, excelente ano p'ra ti!
Vou a SV passá sab pa cagá eheheh, quem sabe nos cruzamos!

Catarina disse...

adoro esse gajo!