Desafio Margoso

39 Comments




Passada uma semana sobre o desafio feito à clientela margosa, chegou a hora de fazer um pequeno balanço. O pedido era deixar-se sugestões para as eleições do homem e mulher do ano, acontecimento do ano, blogue do ano e desastre ambulante do ano (tudo referente a nacionais), cuja decisão será anunciada no dia do 2º aniversário do Café Margoso, no próximo dia 27 de Dezembro. A discussão acabou por se centrar nas opiniões sobre o homem do ano, com muita gente a considerar o Procurador Vital Moeda como merecedor de tal mérito, tendo havido ainda quem se lembrasse do poeta Arménio Vieira. Sobre o acontecimento do ano, as opiniões variaram bastante: houve quem considerasse a epidemia da Dengue, o acordo para a revisão constitucional ou as chuvadas intensas de Setembro. Sobre a mulher do ano, blogue do ano ou desastre ambulante do ano pouco se disse, pelo que voltamos aqui a desafiar o pessoal a deixar a sua opinião. Se há dúvidas sobre o termo "desastre ambulante" está relacionado com acontecimentos negativos e personalidades que tenham contribuído para que estes ocorressem. Boa conversa! (Ver primeira parte da discussão, aqui)






You may also like

39 comentários:

mrvadaz disse...

Caro João,

Quanto ao homem do ano as minhas opções vão para:

O Arménio Vieira pelo extraordinário prémio, Vital Moeda pela Coragem, Hernâni Almeida pelos trabalhos produzidos, Carlos Veiga pelo melhor "assalto" ao poder do Jorge Santos, José Maria Neves por querer "perpetuar" as conversas para o boi dormir( esgotado como PM mas teimosamente insistindo no óbvio ), Underdôglas pela multiplicação dos Nicks e irritar os anti-anónimos e Manuel Veiga por ser o núcleo ALUPEKIANO e apanhar tanto por causa dos seus discípulos arrogantes e poucos humildes em aceitarem opiniões contrárias.

Acontecimentos, certamente a Dengue, a oficialização do crioulo/ALUPEC, chuvas de Setembro, os apagões da Elecra e o anonimato dominaram o debate da net.

Blogue: O Amíllcar Tavares é sem dúvida o melhor, na sequência segue-se o Bianda e a tertúlia crioula.

Mulher do ano: Não vi nenhuma obra extraordinária mas para não haver ausências, eu diria a Isaura Gomes pelas muitas " a primeira mulher caboverdeana", coragem, ousadia, frontalidade, e a cultura "sab pa cagá".

Nhas kumprimentus,

mrvadaz

Guida disse...

Caro MRVADAZ!!!

Zau nomeada como Mulher do Ano? so se for por ironia! Essa tal cultura do "sab pa cagá" que ela perpetua, tem sonsent parado no tempo. Sonsent kata sei des marasmo kel ta mergulhode sel ka libertá des kultura de "sab pa kagá". Enquant Zau tiver la, komo amdjer futil e vulgar kel é , el tita bai é promovel! zau deve ser nomeada como promotora do desastre ambulante, lembram-se ?!?!?! do eskandalo dos terrenos???

Linda disse...

JB, bem será que tenho de vir cá todas as semanas escrever que o Homem do ano é o tal procurador ou os outros comentários anteriores já bastam? Linda

silva disse...

Tenho pensado imensamente na mulher do ano mas quem sabe lá prá última semana consiga ver uma. Não que as nossas mulheres não mereçam mas, perante o destaque dos candidatos masculinos não vejo uma que tenha se destacado tanto. Quanto ao Moeda acho que ele tem sido o melhor homem de todos os anos desde que começou a sua carreira e por ter sido sempre uma constante. Logo, dúvido que ganhe este ano.

paulo bento disse...

Adex João já bo sabé na quem que um tá votá néra? Jovem Procurador e na Sporting lol.

gabi disse...

Fui abertamente contra a petição a favor do Moeda e até impedi muitas pessoas de entrarem naquela fria. Até porque acho que ele não queria aquilo para ele. Mas depois de ter conhecido mais sobre ele confesso que me simpatizei muito com o seu trabalho, coragem, juventude e dedicação. Ainda não sei se assinaria a tal petição mas ele é sem dúvida um dos Homens a seguir em Cabo Verde. Diria um lider nato. A janira H.Almada já tinha dito publicamente que ele merecia uma homenagem no 180.º. Espero apenas não ter trazido um elemento político para cá.

Unknown disse...

Cara clientela: obviamente que não estou a pedir que repitam o que já disseram no post anterior sobre o mesmo assunto. Este é uma continuação e só vale pena participar se tiverem algo de novo a acrescentar. Ou se quiserem enfatizar ou reforçar alguma ideia/sugestão que já tenham feito.

Abraço

linda disse...

Gracias João. Vou pensar nos outros destaques. Tá dificil heim!

Anónimo disse...

Não conheço mas aposto MRVADAZ não vive em S.Vicente! Tal como 99% das pessoas que elogiam a Dr.ª da Pracinha di Igreja. Eu também se não vivesse em S.vicente e visse essa Zau só pela TV(principalmente durante do Festival e Carnaval) era capaz de a elogiar. Mas ela faz o quê ? Fez o quê até hoje ? Nada a não ser contribuir para manutenção de um estado de absoluta calamidade a todos os níveis do municipio que ela preside.
João desculpe a intromissão no propósito do post que era outro mas esta de Zau é uma mentira que não podemos deixar passar.
Considerar essa Sr.ª da "Mulher do Ano" é um Insulto a todas as mulheres caboverdeanas.
Quem sabe se num próximo comentário darei algum contributo útil.

marco disse...

Bem Zau destacou-se também pela sua coragem. E atenção fala-se aqui da figura do ano e não da pessoa que melhor coisas fez. Creio eu. Das mulheres, mesmo não sendo fã da Zau não vejo quem mais deu que falar do que ela quando se assumiu Presidente. Com Homem fico pelo Moeda mas, quanto a este acho que seria incapaz de enumerar todos os seus feitos para não pecar por defeito. A revisão da constituição caso seja um facto será um acontecimento do ano. E os parlamentares e sua actuação no Parlamento o NEGATIVO.

Anónimo disse...

AMINATU HAIDAR

Já é tempo de dar visibilidade à luta desta mulher aí em Cabo Verde. Pela dignidade do povo Saraui escolher livremente o seu destino. Por um Sara Ocidental livre.
Divulguem sff.
Abraço
ZCunha

Anónimo disse...

joao para mulher do ano tem que ser uma personalidade? alguem muito conhecido? é que tenho uma colega que tb é professora, que esta a estudar a noite, cuida da casa, do marido e dos filhos e levanta 6 da manha a lavar a roupa na "celha"..serve para mulher do anO? bjosssssss titass

Unknown disse...

ZCunha, a escolha é apenas para personalidades e acontecimentos de/em Cabo Verde. Mas fica a chamada de atenção, pertinente, sem dúvida. Vem mais vezes.

Titass, a tua sugestão é muito bem vinda. Se essa pessoa aceitar dar o nome e a cara, acho que vale bem a "candidatura". Excelente sugestão.

mrvadaz disse...

Caro Guida e Paulo Silva,

Eu bem disse "Mulher do ano: Não vi nenhuma obra extraordinária mas para não haver ausências". E o Paulo acertou em cheio, realmente não vivo em São Vicente e não conheço a Zau, só a vi pela televisão e jornais.

Não queria ferir nenhuma sensibilidade com a minha sugestão/opinião, espero que entendam a minha ideia.

Cumprimentos,

mrvadaz

Kuskas disse...

Homem do Ano: Vital Moeda
Mulher do Ano: Margarida Moreira
Acontecimento do ano: Surto de Dengue

Desastre Ambulante do Ano: TODOS OS PRESIDENTES DE CAMARA e o PARLAMENTO NACIONAL

Blogue do ANO: hummmmmmm
Abraços

Catarina disse...

Samira Pereira, pela revolução cultural que tem levado a cabo na FAC e na Praia!

Helena Fontes disse...

Dia bom a todos e todas

Eu continuo a eleger como as mulheres de todos anos AS CRIOULAS, pela sua abnegação e trabalho de formiga para a família e para o país, principalmente, a maioria que cria os seus filhos sozinhas, como se os tivesse feito sozinhas....

O desastre ambulante mas contínuo, é o linguajar do partido da oposição que gosta de desgraças, dengues, ódio, maldizer e escárnio...

O país do ano é, claro, nha terra Kau Berdi

;)

HF

Anónimo disse...

BlogAmílcarTavares

Edson Medina disse...

Homem do ano: Arménio Vieira

Mulher do ano: Cristina Duarte

Acontecimento do ano: selecção de Cabo Verde para o 2º pacote do MCA

Desastre ambulante: Jorge Santos (dúvidas?)

Blog do ano: bianda

Anónimo disse...

Venho lembrar, apenas, que indiquei um outro nome para Homem do Ano para além dos mais citados.

Nome que mantenho pelas razões oportunamente expostas e, também, porque a eficácia da actuação do Ministério Público é indissociável da correspondente eficácia da PJ, como seu verdadeiro "braço armado".

Num blog que tanta atenção tem dado à violência doméstica não posso também deixar de manter o nome de Margarida Moreira como Mulher do Ano. E repito: pela coragem da denúncia e como merecido tributo a um símbolo.

a) RB

Unknown disse...

Bom em relação ao Homem já não há mais nada para dizer. Em relação a mulher do ano A minha sugestão vai para a Ministra das finanças, que pela negativa e contra tudo e todos conseguiu que fosse aprovado o novo código de imposto selo, taxa rodoviaria, como por exemplo, que muito mal tem feito aos bolsos dos caboverdianos.
A outra sugestão é a Embaixadora de Cabo Verde ( Fatima Veiga ) em USA que com um bom trabalho diplomatico consegui trazer o H.Clinton a Cabo verde.
Saudações

Unknown disse...

Caro JB,

Em relação ao Desastre ambulante há uma personalidade a considerar que o Mr.Basilio Ramos (Minsitro da Saude) que durante muito tempo negou categoricamente que epidemia do Dengue estava sob controlo, aliás quem não se lembra da entrevista dele no Telejornal da TCV. Como todos sabem depois da a bomba arrebentar quem deu a cara foi o Primeiro Ministro, porque o Mr.Basilio desapareceu .

Saudações,

D.R

Anónimo disse...

Na verdade JB essa votação não me diz rigorosamente nada. Pus lá a msg pq na altura era só o teu último post.
Essa mulher está à 25 dias em greve de fome por um direito (regressar ao seu País e juntar-se aos seu filhos), e pelo direito de um povo (decidir o seu próprio destino). A minha msg era apenas um alerta e uma recomendação ao dono do Café que costuma(va?) ser atento e sensivel a estas coisas. Como este assunto não chegou aos jornais on-line, e nenhum Blog lhe fez referência, achei estranho. Mandei a mesma msg para todos os Blogues amigos a ver se alguém pegava. Só isso. ISTO, ESTÁ A ACONTECER AGORA NESTE MOMENTO. Afinal o Sara Ocidental é logo ali ao lado. Sorry pela interferência no assunto da eleição.
Ab
ZC

Anónimo disse...

As pessoas e os blogs nomeados são realmente um orgulho para a nossa terra. Os anónimos são tão ou mais belos ou mais inteligentes ou mais interessantes ou, sobretudo mais generosos. Isso de nomear personalidades do ano são hábitos elitistas herdados de sociedades de carácter autoritário em que os votos são tendenciosos, graxistas cuja única utilidade (ao menos isso) é reflectir a sociedade fútil e mesquinha que estamos a viver.

Apolo

Unknown disse...

ZC, esse "costuma(va?)", vindo de quem vem, fica até um pouco ofensivo, mas que seja para espevitar. Vou falar disso, certamente. Além de que isto NÃO É UMA VOTAÇÃO nem uma sondagem. Estou apenas a perguntar aos clientes e frequentadores deste espaço a opinião sobre um tema específico e concreto. E que tem gerado interessante participação e lançado questões, a meu ver, pertinentes. O que sair daqui, será também uma OPINIÃO pessoal do gerente deste estabelecimento.

Apolo: se servir para reflectir sobre a sociedade que temos hoje esse teu "única utilidade" é bem mais vasto do que podes julgar. De resto, não vejo porque tenha que ser elitista ou tendencioso. Faz-se em todo o lado para todos os sectores da sociedade: na música (Gramy's), no cinema (Oscares, Césares e festivais de cinema), no desporto, aos mais diversos níveis, na questão dos Prémios Nobel, etc. etc. Não vejo nenhum mal nem nenhum sintoma de uma sociedade doente porque se nomeiam os melhores ou os que se destacaram em cada ano que passa. Pelo menos reflectimos sobre o que acabamos de viver. Abraço.

Tchale Figueira disse...

porque temos que estar sempre a escolher Politicos como homem ou mulher do ano. A nossa curta visão não nos deixa ver pessoas anonimas que dão no duro todos os dias? Mulheres do ano: Todas as catadeiras que andam criando seus filhos porque os pais são uns crapulas. Melhor Homem do ano?... Opinião é que nem buraco do cu...Cada um tem o seu.

Anónimo disse...

Mulher do Ano a Ministra de Finanças por ela ter conseguido aprovar o Imposto de Selo ??? Relembremos basicamente o que ESSA MINISTRA REVOLUCIONOU COM a entrada da famigerada lei do imposto de selo: pois bem havia uma coisa chamado imposto de selo que era cobrado a todo aquele que vendesse algum coisa (calculado a uma proporção de 7 por mil, se eu vendesse 1000 creio eu). Antes pagava quem vendia algo, agora paga quem adquire algo. Grande confusão. Neste momento eu um jovem que quer comprar casa própria vou ao banco e peço um empréstimo. (Logo á cabeça tiram não sei quantos milhares de escudos para ... imposto de selo) Eu um jovem não tenho como comprar uma casa e decido alugar uma. (LOGO á CABEÇA NO acto da assinatura do contrato vou pagar imposto de selo). E esses são só exemplos que me ocorrem apontar para não estender muito. E ainda aparecem tipos aqui a acharem que a Sr.ª é mulher do ano. De facto é: por ter enganado toda a gente com essa treta do imposto de selo e TER CLARAMENTE FAVORECIDO OS grandes magnatas, os grandes donos do capital.
E sim (não é preciso me dizerem) já reparei que apontaram dois nomes para mulher do ano eu vim criticá-los.Mas haja bom senso para nomes de pessoas que de facto façam alguma coisa de cheio caraças !

Anónimo disse...

Nos prémios Nobel e Grammy, Oscar, etc, as pessoas, ou os grupos, são nomeados por experts na matéria de cada área. Agora o que se vê aqui são os homens e mulheres do nomeados ao calhas por pessoas que não têm nada ver com a áreas dos nomeados. Ou será que para ser nomeado basta ser famoso e os votos aparecem? Pelo que sei já são todos famosos e reconhecidos pelo público pelo trabalho qeu têm feito. Os nomeados por acaso vão receber algum prémio? Alguém irá a analisar e comparar os currículos dos vários candidatos de cada área???
Se não, qual é a utilidade disso tudo? Fazer parte dum grupo elitista que que "sabe" o que é e quem é melhor para a sua terra?
Apolo

Unknown disse...

Caro Paulo Silva,
Acho que não fui explicito em relação a nomeação da ministra? Pois normalmente nomeia-se pessoas por coisas bons que fizeram mas eu fiu contra a corrente sugeri a Ministra das finanças exatamente por tudo de mal que ela tem feito e as polemicas que tem causado . Basta ler a minha sugestão com um bocadinho de atenção.

Anónimo disse...

MRVADAZ não feriste nenhuma sensibilidade. Só expressaste a tua opinião e eu a minha (a minha que pode estar errada!). Aliás entre essa Zau e Ministra de Finanças venha o ... João e escolha. A primeira faz disparates mas pelo menos não mexe (DIRECTAMENTE) no meu bolso. Já essa do imposto de selo ... é todos os meses

Já agora como Desastre ambulante eu proponho (não o imposto de selo) ma quem aprovou (talvez nem sabiam o que faziam) a Lei do Imposto de Selo.

Desastre Ambulante do ano : As Sessões da Assembleia Nacional.

(Carlos Veiga quando leu o texto da lei deve ter sorrido e pensado "mas que presentinho tão simpático para mim e para as minhas empresas ...").

--Paulo Silva

Unknown disse...

Apolo, tem lá santa paciência. Estás a dar muita importância a isto. Olha, por mim está a ser interessante, participativo e só vem cá dar sugestões quem quer. Conversa de café, caramba. Estamos aqui a conversar. Nada mais.

Anónimo disse...

Tens razão Denis ! Quem propõe (pela positiva) é Edson eu é que enganei-me.

--Paulo Silva

big disse...

peço desculpa pelo comentário meio mórbido mas sabemos que moeda tem a cabeça a prémio. espero apenas que a atenção e carinho que tem merecido de todos não chatei mais os seus inimigos bandidos. e eles são muitos.

Anónimo disse...

E finalmente as minhas restantes propostas (já tinha proposto homem e blog):

1. Mulher do ano : Cesária Évora (porque não?)
2. Acontecimento do ano : aterragem de um Boeing em S.Vicente (contra todos os inimigos de S.Vicente o Boeing já cá esteve!)
3. Desastre ambulante do ano: Sessões de Assembleia Nacional

du disse...

Big, vrá bo boca prá lá moss!

du disse...

Edson não acredito que não tenhas votado em ti próprio como o homem do ano. Estou estupefacto com tamanha proeza. Blogue, este café. O Bianda perdeu-me muita qualidade nos últimos meses.

flips disse...

ahahaha Du, bem visto. Moeda e Cise.

Edson Medina disse...

nao votei em mim porque sabia que alguem haveria de fazê-lo...vcs! Obrigado du e flips...
EM

du disse...

Bom humor. É assim mesmo Edson.