Desafio Margoso

40 Comments




Este ano não há sondagens. A escolha das figuras & factos do ano de 2009, será feita pela gerência do Café Margoso, para as categorias de homem do ano e mulher do ano, acontecimento nacional do ano, blogue crioulo do ano e desastre ambulante do ano. Cinco categorias apenas, cujos vencedores serão anunciados no próximo dia 27 de Dezembro, dia em que o Café Margoso completará o seu segundo aniversário. Mas isso não quer dizer que não se aceitem sugestões. Aliás, este post será repetido todas as semanas, informando os leitores de algumas sugestões que forem sendo feitas, sem juizos de valor sobre as mesmas. E reparem, quando digo que a escolha será feita pela gerência, não é bem assim, já que até sou um tipo bastante influenciável. Haja sugestões e argumentos válidos, pode ser uma conversa interessante. Um pormenor importante: todas as categorias cingem-se apenas à realidade cabo-verdiana. Vamos a isso?




You may also like

40 comentários:

Carla disse...

Eu queria votar no Arménio para personalidade do ano. Mas como não podemos votar, espero que aceites como sugestão. posso subornar-te com um café? ( ahahahahaha)

Unknown disse...

Carla. essa é tão óbvia que nem precisa de suborno! hehehe Mas aceito o café!

Anónimo disse...

Eu propunha como homem do ano o Procurado da Comarca do Sal [não recordo o nome dele]. O caso da droga recentemente noticiado é somente um dos que ele mostrou ter coragem. (Podem até me contrariar dizendo ele só fez o trabalho dele. Pois ... isso merece uma medalha. Alguém ter coragem para fazer o seu trabalho não é normal entre nós infelizmente).

Anónimo disse...

Acontecimento do Ano: podia propor algo mais engraçado mais In. mas decidi pelo mais importante emprego, dignidade humana num mpais onde ainda se passa fome: Isenção de IUR conseguida pela AJEC (sem partidarizes) que ira permitir a familias terem o seu negocio e ganha pão. César

Linda disse...

Infelizmente caro Paulo ele já não é Procurador no Sal. Sabe-se lá pq motivos mas penso que igualmente válidos, ele foi transferido para a Assomada. Concordo com o que dizes e também voto nele. Linda

Unknown disse...

Paulo, o nome dele é Vital Moeda. Abraço

joão Silva disse...

Eu, digo eu, votaria também no Moeda, aliás Jampa pela pessoa que é e pelo simbolo positivo que se tornou por mérito próprio. Falar únicamente deste processo seria ser injusto para com ele mas neste processo ele deixou, como tudo a sua marca quando deixou claro e não deu outra solução ao juiz senão fazer-se perder todos os bens dos réus para o Estado. Agora JB temos de tomar atenção porque andamos, creio eu, a expo-lo demais. Temo pela sua segurança em Assomada e espero que ele continue assim.

hermes de praçinha disse...

Não JB o nome dele é Jampa. Ele nunca gostou de ser um Moeda. Ele será sem dúvida um dos Homens, atenção não digo jovem, do ano. Mas, por tudo que tem feito sobretudo pela sua cidadania activa e excelência que exerce a sua função. Um jovem, sem dúvidas para seguir e um exemplo.

anibal lima disse...

Arménio, boa escolha Carla. Mas, eu também ia com a escolha de Paulo Silva. Mas, JB, como disseste é uma mera sugestão. So que atenção é melhor colocar o nome para sermos injustos uma vez que ele já não está no Sal. Eu ia dar opinião porque acho que o transferiram mas, aqui não é o espaço nem momento.

milanka disse...

Mulher do ano: Claudia Rodrigues pelo seu papel na luta das mulheres; Homem do ano: Vital Moeda.Acontecimento a analisar mas, espero que não seja pela negativa que seria o não consenso sobre a constituição da republica.

josé Pires disse...

O Arménio irá ganhar até porque já ganhou um prémio internacional. Mas, cá para mim seria sem margem para dúvidas o Moeda. Mas, este ainda vai esperar porque Justiça não merece prémios lol. Mulher a pensar como também os outros.

Anónimo disse...

Jampa!

paulo bento disse...

JB, deixem o Moeda em paz. Ele não pediu e não merece essa exposição toda. Ainda mais sabes que as pessoas que lidam com dois lados criam sempre inimigos e não tarda que venha cá algu´m réu mandar bocas dela. Acho apenas que ele deveria ser protegido.Mas, também votava nele até porque o Arménio já teve o dele e não me parece que o titulo de Figura ou Homem do ano poderá ser tirado ao Moeda.

bia disse...

JB, com toda essa gente a volta desta figura consensual que se chama por uns jampa e outros de vital moeda já vi que vais fazer de proposito e arranjar outro em alternativa ahahhahahhaha. mas que ele merece merece...

Unknown disse...

Paulo Bento, sai do sporting para vir aqui arranjar-me confusões? hehehe Não fui eu a mencionar o nome do jampa ou do vital, e não vou censurar comentários só porque ele não deve ter exposição pública. A postura e o trabalho que ele tem feito, acaba por implicar esse tipo de exposição. Mas enfim, a conversa vai continuar, eu só não posso ignorar a quantidade de pessoas que admira a sua coragem e a sua forma de estar no mundo da justiça em Cabo Verde.

cátia disse...

é isso aí João, força e coragem é o que o caracterizam e o transformam num lider nato, humilde, sincero e muito querido por todos. duvido que vença mas, pelo simples facto de se lembrarem dele já o fez um vencedor cá também.

Paulo Bento disse...

LOL AHAHAHAHAHHAHA. tens razão JB.e o Bento é mesmo do ex do Sporting. para bom entendor. ahahahahha. o Moeda deve ser Sportinguista com certeza.

Anónimo disse...

oh joao assim nao consigo corrigir os meus testes pah ess café ta estod mut sabe ahahaha..
ma un ta vota tb na Jampa nha ex colega d'escola, jam sabia kel tava ta bem dá que fala. no 12º era a mesma coisa causada muita polemica na sala.
ma Armenio ta merece tb!! enfim desenrasca!! mi nha boca ca sta la ahahaha..brincadera, qq decisao será valida nesse caso. bijim titass

colega disse...

Titass, subscrevo as tuas palavras. também foi colega do jampa e garanto que só há muito pouco tempo lembrei-me que ele era vital moeda. na escola sempre foi brilhante mas de ideias muito próprias e ricas. tenho orgulho nele mas não sei se o voto nele o faria feliz. sei também que o gajo,embora não pareça com as suas intervenções, é reservado pá fronta. Não assino porque se ele descobrir isto prende-me ahahah.

alice disse...

Ele não precisa de reconhecimento. Já é um herói. mas, é bom ver a juventude reunida e consensual num valor. sobretudo o reconhecimento é algo de muito dificil em CVerde. acho que, o simples facto de moeda conseguir isso o torna alguém de facto especial. espero q assim continue.

César disse...

OK ok, também acho que quanto ao homem parece que já temos. Moeda parece-me de facto inquestionável. Bom desafio JB. Fácil quanto ao homem. pelo menos é o que parece. Agora, deixemos o jovem em paz e avancemos com os quatro outros desafios. Na altura apenas posso avançar com melhor blogue que seria a par do margoso que certamente não concorre por não ser juiz em causa própria o bianda do cesar. mulher arriscaria zau. és tá mata-me é já. que queres dizer com desastre ambulante JB?

Helena Fontes disse...

No acontecimento do ano voto em dois: a chuva amiga que abençoou, por vezes fustigou feio, Cabo Verde, e a onda de solidariedade e de eficácia do povo crioulo na luta contra o dengue. Ou seja, o lado "bom" do dengue foi a adesão em massa ao seu combate.

Homem do ano voto em todos os crioulos que respeitam e amam as mulheres, e na mulher do ano todas as crioulas batalhadoras e que dão a cara e a vida pelos seus e pelo país.

P.S. Quanto à presidente do ISIEG aproveito para perguntar o que o instituto público fez em relação ao caso da Samira, a crioula que foi alvo de tentativa de homicidio pelo seu ex-companheiro, e ao que parece havia pedido apoio ao ISIEG, se isto for verdade.

Helena Fontes

Carla disse...

acontecimento do ano eu votaria no acordo em torno da revisão constitucional. foi dificil, mas conseguiu-se um acordo e isso demonstram que quando é necessários os politicos conseguem ser coerentes.
mulher do ano: Zau ou Mayra Andrade (foi prémio da crítica alemã com o seu novo CD)
Blogue crioulo: Começa com café termina com margoso!

Anónimo disse...

INHO - na nha modéstia opinião -mulher do ano será para Destacar a mulher que em TODO O CABO VERDE fez algo de MUITO POSÍTIVO para o bem geral e não para destacar a mulher que fez algo para a RISADA geral!

Por mais que tento não consigo (e olhem que estou a tentar a sério) encontrar UMA, mas só uma que seja medida positiva que a Dr.ª da Pracinha de Igreja realizou em 2009 (Creio que subir no Palco de Baia e "dá pa dodu" é pouco).

Outras sugestões minhas:
1. Desastre ambulante do ano : Presidente da Câmara de S.Vicente [por nada fazer mas nada mesmo para tirar S.Vicente desse estado de morte-na-gel-ta-esperá-famlia]. Talvez para não estar a meter a politiquice pelo meio acho que o mosquito aedes aegypt pode ser também uma boa escolha.
2. Mulher do ano : Arcângela (Vendedeira de peixe que diariamente percorre vários Km a "catar" o seu salário.
3. Blog criol do ano: Essa creio que será complicado. Mas [tendo em conta que o Cafe Margoso não será juiz em causa própria.] Blog de Amilcar Tavares e Sinta10 (exequo)

Unknown disse...

Boa, boa. Isto está interessante. Obviamente, como aqui ficou dito, o Café Margoso, para não ser juiz em causa própria, não entra nestas contas, mas agradece as referências.

O termo "Desastre Ambulante" referencia algo amovível que apesar da sua possibilidade de se mover de um ponto a outro, não sai da cepa torta. Para bom entendedor...

Catarina Cardoso disse...

Olá João,

felicito-te por mais uma vez destacares as pessoas que fizeram durante o último ano, alguma coisa por estes dez grãozinhos e acho que na nossa casa mandamos nós portanto faz como te aprouver para a selecção....

Queria só informar um dos comentadores que pergunta o que o ICIEG fez em relação ao caso da jovem que infelizmente foi assassinada pelo companheiro.

O ICIEG em matéria de crime, porque se trata efectivamente de um crime, não tem qualquer obrigação de agir. Este é um caso de polícia e de justiça.

O ICIEG desenvolve trabalho no sentido da prevenção destes casos. Trabalhando para a igualdade e equidade do género em todos os sectores da vida, trabalhamos indirectamente para que casos como estes não se repitam no futuro.

Catarina Cardoso (técnica do ICIEG)

Catarina Cardoso disse...

Só para complementar o que disse anteriormente à Helena Fontes- o ICIEG é o coordenador nacional da rede de apoio às vítimas de VBG, isto significa que o ICIEG não trabalha directamente com as vítimas. Estas recorrem a outros parceiros dentro da rede Nacional de combate à VBG. Neste caso específico a vítima recorreu a uma destas instituições, contudo nunca persistiu nem no acompanhamento psicológico que lhe foi proposto nem na manutenção da queixa policial. Nestes casos é muito complicado agir pois a vítima tem de persistir na queixa. Neste momento em Cabo Verde a VBG ainda não é um crime público, embora esteja a decorrer uma consultoria para um projecto-lei neste sentido. Se fosse já um crime público o ICIEG poderia apresentar queixa imediatamente, como não é, são as vítimas que o deverão fazer apoiadas pelos ainda parcos recursos à sua disposição.

Espero ter sido clara.

Um abraço João.
P.s: Qd vens à Praia visitar-nos no ICIEG?

Et disse...

Homem: MV, Ministro da Cultura
Mulher:Maira Andrade
Acontecimento:Dengue que infestou a capital espalhando pelas ilhas o sentimento de solidariedade. Todos os Cvs tiveram a sua "picada" de forma directa/indirecta (familiar, amigo, afectado;
Blog:???
Desastre Ambulante: Divulgação e socialização do Alupec-AC na TV-RADIO. AC dividiu todos os CVs, mas tb uniu-os todos à volta de... Nada!

Unknown disse...

Et, não é por nada, mas a tua primeira esccolha não é totalmente contraditória com a tua última escolha? Afinal, quem é resposnsável pelo quê? A não ser que haja aí alguma ironia que eu não tenha notado...

Anónimo disse...

Votação, provavelmente ousada, de (mais)um estrangeiro adoptado:

1. Homem do Ano: Óscar Tavares, ex-Director Nacional da P.J., pela competência, dinamismo e empenho na reorganização e modernização da P.J., cujos frutos já se vão vendo. Também pela fortaleza emocional e pela coragem física que demonstrou no combate à criminalidade organizada. Homenagem merecida na "hora di bai".

2. Mulher do Ano: Jornalista Conceição Moreira, pela coragem da denúncia. Tributo a um símbolo.

3. Acontecimento do Ano: A Epidemia de Dengue, pelo que mau e de bom revelou de Cabo Verde e da Sociedade Caboverdiana.

4. Desastre Ambulante do Ano: O Alupec(k?), por razões óbvias.

a) RB

Catarina disse...

Jampa e Laço Branco!!!

Anónimo disse...

Correcçao ao meu anterior comentario:
A Mulher do Ano nao é Conceiçao Moreira, como é óbvio, mas sim MARGARIDA MOREIRA.

A idade nao perdoa...!!

a)RB

Helena Fontes disse...

À comentadora Catarina queria dizer-lhe que a maneira como se referiu à minha pessoa foi também um acto de violência. Identifiquei-me no meu comentário, como o fiz no meu artigo publicado no asemana da sexta-feira passada.

Eu questionei a Srª Presidente do Instituto, no qual é uma técnica, paga pelos meus impostos, também, para trabalhar para os que precisam efectivamente, e não para vir para aqui comentar puxando os seus galões de técnica do Instituto, num fórum informal.

A não ser que caiba nas suas atribuições, e tempo de trabalho...?, vir aqui defender a sua Presidente.

Por esta e por outras que talvez não façam o que vos compete, atempadamente, efectivamente e com eficácia.

Aguardo os devidos esclarecimentos da Drª Cláudia Rodrigues, se ela quiser vir cá esclarecer.

Já agora tenho tb direito a ser tratada por Drª, título que tenho há 22 anos...

Continuação

HF

uma amiga disse...

Pelo que vi daRevista do ICIEG,Moeda é um dos homens Laço Branco. Adorei também o que ele disse na Revista. Talvez uma dasCatarinas pudesse ajudar. Também votaria nele sefosse o caso.Mas ainda bem que não é porque ele já é para muitos o tal. Orgulhosamente uma amiga cá dos estrangeiros.

mika disse...

Carla,vamos aver quanto a constituição. É esperar para ver. Eu dúvido. Homem Jampa, mulher não sei nem dos outros.

Catarina Cardoso disse...

Drª Helena Fontes,

Enquanto técnica do Instituto, o qual como deve calcular, conheço muito bem, tenho todo o direito de o defender, bem como à sua Presidente, que muito estimo e admiro.

Vá, diga lá agora que isto é lambe botismo que eu n me importo mesmo nada!

Bom Natal para si tb!

Helena Fontes disse...

Cara técnica Catarina Cardoso

Em nenhum momento disse que era lambe botista, e se é não é o meu problema, é seu!

Eu nunca precisei lamber as botas nem outro sítio de ninguém para chegar, sózinha e violentada por muita gente, entre as quais está agora a Srª, para chegar onde estou, segura, confiante, amada e feliz.

Auguro o mesmo para si, mas sem a parte da violência.

Gostei de ver que apareceu em réplica sem galões pelo que agora poderá tratar-me por Leta.

Por último, já que tem tanto sangue na guelra aproveite essa energia para que casos como o da Samira não se repitam nunca mais quando forem reportados ao seu Instituto querido do coração.

Aproveito o ensejo para lhe desejar vida feliz sem violência nem maldades.

Seja feliz e faça os outros felizes. E por aqui me quedo consigo.

Helena Fontes

/cidadã crioula/

P.S. Ainda fico à espera que a Claudia, filha do meu amigo e colega Dadinho venha aqui responder-me a questão colocada. Aguardo, pois, os devidos esclarecimentos.

gatunix disse...

queria deixar o meu voto no blog do ano para www.amilcartavares.com q tem sido o blog mais coerente e isento da nossa blogosfera, personalidade do ano voto no vital moeda. acontecimento negativo a as enchurradas do mes de setembro q indirectament causaram a dengue e de positivo a isençao do IUR por parte da associaçao de jovem empresarios ou algo do genero...

Unknown disse...

MARGARIDA MOREIRA. todas as outras referidas estavam a fazer o seu trabalho que é um trabalho de colectivo. Margarida individualizou-se corajosamente. não pos um laço, "deu a cara"... Paulo Cabral

Unknown disse...

Paulo, colocar o laço é também uma forma de tomar partido e dar a cara. Sem desprimor pelo restante comentário, com o qual concordo inteiramente.