Declaração Cafeana

2 Comments



Uma prima que adoro mandou-me de Portugal a melhor prenda que se podia ter tido e o facto de estar embrulhada numa bolsa de plástico da FNAC era apenas um primeiro e bom indício do que poderia estar para vir. Pois bem, o que chegou foi uma fantástica edição retrospectiva da carreira de Bob Dylan, com dois CD's colocados dentro de uma pequena e elegante caixa de metal e um catálogo com textos e imagens do autor-compositor norte-americano, intitulada "The Essencial Bob Dylan". Mesmo que não gostasse da música, este formato é tão bem feito e concebido com tal bom gosto, que quase vale pelo objecto visual que representa, mesmo que não fosse fazer dele o uso que se faz normalmente dos discos: ouvi-lo, pois claro.

Isto também para dizer que enquanto houver consumidores como eu, a indústria dos discos, dos filmes ou dos livros bem que pode ficar descansada (e há muitos assim): posso ler um livro digital, mas se é uma obra que aprecio, tenho que ter o original, o papel mesmo. Se o tratamento gráfico for excelente, melhor. Igual com os jornais que posso ler nas suas edições na Internet, mas que em nada substituem o prazer de os folhear com aquele cheiro de jornal novo e os restos de tinta que ficam marcados na ponta dos dedos.

Com os CD's é a mesma coisa e esse será certamente um dos caminhos para vencer a pirataria, impossível de dominar com a democratização da Internet: marcar pelo design, pela diferença e pela qualidade sonora. Fazer do original aquilo que o destingue e diferencia de qualquer outra cópia: a sua qualidade gráfica e o seu acabamento final. É o que acontece com esta fantástica prenda que recebi dessa mesma prima que um dia filmou Orlando Pantera como nunca ele foi filmado num documentário pouco conhecido e que vale mesmo a pena ter em casa: "Mais Alma", de Catarina Alves Costa. Ah, o original, claro.




You may also like

2 comentários:

ManuMoreno disse...

Djonsa a musica do Dylan e' admiravel...artista fantastico...adoro ouvi-lo cantar/tocar...Tenho cds do MAESTRO, aconselho-te a ouvi-lo, e principalmente as musicas ALBERTA; ALL THE TIRED HORSES...etc.

[APLAUSO] pela prenda(granda prima)

Boa Escuta

ManuMoreno
Kel abxom Di Kuraxom!!!

Unknown disse...

Obrigado ManuPoeta. Um fantástico 2010 para ti e para os teus.

JB