Três mistérios da (na) capital

11 Comments


«Bo sta sabi na Praia!» Isto é o Abraão Vicente, de cinco em cinco minutos, para que eu não me esqueça de como me andam a tratar bem pela capital. E é verdade. Sou muito bem tratado por aqui. «Rapaz, mim un ta gostá de estôd li». Agora, com a livraria Nhô Eugénio - já lá fui duas vezes tomar café margoso - ainda mais. Lugar sabe pa fronta, moss!

Agora, há três mistérios instantâneos que me ficam desta visita. Quem souber, que me responda.

1. O que aconteceu ao jornal A Semana?
2. Porque é que as funcionárias do Cibercafé Sofia nunca sorriem?
3. É aceitável que o Palácio da Cultura esteja naquele estado?

Fica isto assim, em jeito de post abandonado, porque são perguntas que estão na categoria de mistérios, fora ainda do universo das minhas dúvidas existenciais das Perguntas Cafeanas.

Quem achar que isto merece resposta, está à-vontade...

Fotografia de Kizó Oliveira, Plateau na cidade da Praia




You may also like

11 comentários:

MS-Mnininha Soncente disse...

Qto aos teus 3 mistérios:
1º ainda hoje perguntava pelo desaparecido. responderam-me que era para ter saído na sexta passada mas como nao saiu o melhor é esperar que saia esta semana(e eu que pensei que as férias eram durante o mês de Agosto)

2º Encontraste em algum sítio funcionários que estejam a sorrir e que sirvam com rapidez e cortesia? (diz-me que eu quero ir lá)(ok que ando implicante com isto aqui...mas enfim)

3º Será que reflete o estado da cultura em CV? (não resisti a dar mais uma resposta-pergunta)

Unknown disse...

Não está mal para abrir o(s) debate(s).

Ponto 1, ok, que venha dai esse jornal.

Ponto 2, tens alguma razão. Mas aqui faz-se curso de como não-sorrir... (?)

Ponto 3, cultura.estado, cultura.geral, cultura.cidadão... Tudo isso junto?

Cesar Schofield Cardoso disse...

Mistério 1: A Semana está em crise de adaptação. Sinais dos tempos: há que se adaptar aos novos leitores, aos novos escritores, aos novos medias, aos novos actores. Um amigo meu diz isso a toda a hora: ai da pessoa que não se adaptar. Alternativas: O jornal Expresso está MUITO BOM. O jornal independente CV Connection, por enquanto só na Praia, é uma benção, é gratuito, tem um punhado de grandes colunistas e é uma honra ser convidado a publicar aí.

Mistério 2: Na livraria "Nhô Eugénio" sorriem; no Cape Cafe tratam-te como rei; no Café Só Sabi mimam-te; etc. Há alternativas a esses lugares que se acham os reis da cocada.

Mistério 3: Como é possível que não demitam todo o Min.da Cultura, de alto a baixo?

MM disse...

1. Não sei... nota-se mais actividade no on-line mas cá para mim a malta acha que com o calor que está ainda é agosto.
2. No sítio onde se bebe o melhor café da Praia eles e elas sorriem e dizem bom dia... não digo onde mas é mesmo o melhor café da Praia.
3. Aceitável não sei se é... mas lá que está como está, ESTÁ.

Anónimo disse...

Ponto 1- Segundo uma fonte de alta credibilidade (ahahahah) a SEMANA não saiu em Setembro, porque estiveram em retiro (daqueles para pensar na vida e bla bla bla)

Ponto 2- Realmente a MS tem razão. Puxando pela cabeça não vejo um unico café aqui onde sirvam com aquele sorriso:D e cortesia

Ponto 3 - É aceitavel termos o Ministro da Cultura que temos????

Anónimo disse...

1. Creio que não aconteceu nada, devem estar a remodelar as instalações, a contratar novos e melhores jornalistas...
2. A pergunta esta "mázinha" porque na verdade essa não é uma marca específica do Cibercafé Sofia. Essa é uma marca nacional! Os crioulos não sabem servir, fazem um esforço enorme para agradar ao cliente, parecem estar sempre a fazer um grande favor! E isto encontras na Boavista, no Sal, na Praia, em S. Vicente...Para um país que se diz vocacionado para o Turismo esse é um indicador preocupante, diria até, aniquilador de quaisquer esperanças de sermos um país da Morabeza!!!!
3. Tudo é aceitável nesta terra, porque a manutenção, seja de aparelhos de ar concionado, seja do Palácio da Cultura, não existe e nem sequer é considerada uma prioridade! Por outro lado, diria um autor inglês que cada instituição "é a cara de quem a gere"...
Ana

Catarina disse...

1. No Palmarejo, av. principal, em frente ao café "Bom Gosto";

2. Faz parte do charme das Badias...

3. Não, não e não!

Unknown disse...

Uau, tantas respostas. Bem, agradeço sinceramente as dicas e as ironias. As perguntas foram feitas sem qualquer maldade. A sério. O César tem razão, na livraria Nho Eugénio bebe-se um bom café acompanhado de sorrisos. Fica bem, ali no meio dos livros.

Abraço a todos.

Anónimo disse...

Meus caros, se o problema é apenas sorrir convido-vos a todos a um café "di fogo", na minha casa.
Recebo a todos na porta, com sorriso sicero, ouvimos música e depois descobrimos juntos que sorrir é das artes mais dificeis...aqui, no Mindelo, em Zanzibar, ou na estação espacial...

Djinho

Unknown disse...

Djinho, tu és doutorado na arte da simpatia. Nem todos temos essa capacidade! E não concordo que sorrir seja uma arte dificil. Basta querer... Aquele abraço!

Unknown disse...

Oi, oi, nao resisto às 3 perguntãs, mesmo que não consiga responder a quase nenhuma:

1. Eu nem percebo porque o jornal nao sai durante o mês de Agosto! Mais grave, como nao saiu no mês de Agosto, desabituei-me outra vez do jornal e pior, nao senti falta...acho que isso não é bom...

2. Boa César, se valorizássemos mais os lugares onde somos bem tratados (aliás, tratados como deve ser) talvez os outros abrissem a pestana!

3. O Palácio da Cultura ainda está a funcionar?

Beijos e Abraços