Café do Conhecimento Diário

9 Comments


Os ursos polares são canhotos


Fonte: aqui




You may also like

9 comentários:

LIGEIRINHO disse...

Ursada

Eu particularmente não acredito nisso.
O urso tem visão ruim, mas seu olfato é espetacular, permitindo que ele cheire a refeição distante do seu local em até 1,5 quilômetros de distância, pelo menos é o que dizem os especialistas em ursadas...
O urso precisa engordar 200 kg para hibernar. A cada 100 kg de frutas silvestres ingeridas, eles adquirem 10 kg. De massa.
Ao andar na neve, o urso polar parece fazê-lo agachado, mas esta é uma estratégia que permite aos grandes animais movimentarem-se sem escorregar.
O urso polar nasce com 7 quilos e chega aos 725, na fase adulta.
Geralmente, a ursa tem um só filhote por ano, na primavera.
Os pêlos do urso polar são transparentes. Parecem brancos porque têm bolhas de ar para isolamento térmico, que dispersam a luz.
Os lábios dos ursos são tão sensíveis e precisos que conseguem retirar a pele de uma uva sem a danificar a fruta, incrível né?
Os ursos polares são canhotos, acho que não isto para mim é uma forma de divulgar e chamar a atenção, pois está ameaçado de extinção.
Aparentemente se eles podem escolher entre serem destros ou sinistrogiros ou canhestros, como queiram... Logo a probabilidade é de 50%%... Não é?
Eles não são todos canhotos. Acontece que, entre os ursos e todos os outros animais bípedes (e alguns quadrúpedes), 50% dos indivíduos escolhem ser canhotos e 50% escolhem ser destros.

Parece mentira, mas cientistas descobriram, não sei como, e nem quero, que os animais têm a capacidade de escolher qual será sua mão favorita.

Mas você deve estar se perguntando: então por que os humanos canhotos são tão poucos presentes na população mundial?
Resposta simplista. Por pura questão cultural.
No passado, os canhotos eram vistos como diabólicos e todos diziam que os canhotos estavam mancomunados com o demônio, que supostamente é canhoto.
O demônio, diz o ditado popular é canhestro.
Ao longo dos tempos, esse sentimento ficou cada vez menos explícito.
Embora ainda não se saiba todas as razões pela qual quase todos nós escolhemos ser destros.
Agora afirmar que todos os ursos são de esquerda é demais...Na verdade é uma ursada...Existem os de direita.
Ligeirinho

Desculpe,não pude me conter.

Unknown disse...

Eu sou canhoto... e ideologicamente, de esquerda. Sou um pouco urso, portanto. Hehehe

MYA disse...

Confirmo teoria de Ligeirinho: sou ambidestra por obrigaçao. Professora primaria nao admitia canhotas muito menos nascidas numa sexta-feira: considerada Obra do Diabo. Então há que por a menina destra! Nao adiantou muito, e no final ainda lhe devo um favor: escrevo muito melhor com a mao direita do que com a esquerda, mas maioritariamente trabalho com a esquerda. O verdadeiro pakote ambivalente.
Relativamente aos ursos: reparem com kual pata eles "sacam" os salmoes do rio (kuando tiverem oportunidade de ver um documentario televisivo, claro).
Nao é uma questao cltural ser-se destro. O facto de ser-se canhoto ou não, nasce com a pessoa, nessa parte Ligeirinho espalhaste-te. uma criança pega com a mao direita ou esquerda sem ser ensinada, deve reparar-se desde muito cedo com qual mao é que a criança tem tendencia para "trabalhar". Nao é uma questao cultural.
nao te esqueças dos nossos "hemisferios" cerebrais. Eles têm uma funçao especifica e depende da sua formaçao o facto de ser-se canhoto ou nao. Acredita que nao depende da Cultura!
Agora, Joao,gostava de saber onde foste buscar essa do Urso Canhoto.
Fiquem bem!

Unknown disse...

Vai à fonte, Mya, vai à fonte. Eu não invento estas coisas!

LIGEIRINHO disse...

Dona Mya, eu concordo com a senhora eu sei o que a senhora deve ter passado, por ser obrigada a usar a mão, que o seu hemisfério cerebral, digamos assim, não era dominante.
Logo por questões físicas usa-se a mão que o cérebro comanda, manda e ordena.
Mas professora fazer aluna (o) usar a mão que ela professora julgar ou bem lhe aprouver é maldade.
Se não vejamos, em 1963 quando eu e meu irmão freqüentávamos a Escola Estadual de primeiro grau.
(Na época conhecido como GRUPO ESCOLAR) Uma professora obrigava a duras penas a molecada, dentre eles o meu irmão caçula a usar sempre a mão direita, em todas as ocasiões e em todos os trabalhos de classe, onde fiscalizava com fervor.
Hoje ele é um ambidestro na marra, mas é um canhoteiro de nascimento, e vê se que tem coisas como desenhar, escrever, manusear uma chave mecânica (Ele adora e gosta muito de desmontar motores) se bem que paga pra que os montem novamente..., que ele faz como que automaticamente, usando a esquerda... E para outras, tais como abrir uma porta usando a chave previamente escolhida do molho ele, com certeza usa a direita.
Quanto à professora, ela socava a mão, mas a molecada aprendia... Isso é fato.
Volto a repetir a minha inicial da minha postagem em resposta a questão do nosso João Branco... Eu particularmente não acredito nisso.
Que quem escolhe somos nós, se bem que até posso acreditar que os Ursos usam 50% por 50% até ai vai.
Mas os Humanos funcionam diferentes dos animais, não é?
AHhh. Apenas para finalizar, há uns quatro anos atrás eu estava à cata de umas fotos antigas, lá no baú de fotos da minha avó, para poder postar no meu bloguinho mixuruca, só para os parentes verem... Primas, primos, tios etc.
No meio daquela maçaroca de fotos, encontrei os CADERNOS escolares de todo os netos da vovó,... Os das primas, das irmãs e o que interessa é que dentre eles nota-se a escrita canhestra de meu irmão. Ali provada e as suas nuances, pela imposição de escrever com a mão direita.
Via se a diferença gritante das escritas, tanto com a direita como com a esquerda... Ao certo é que o meu irmão se dava muito bem é com a esquerda.
- ...Politicagem á parte... Eu não sou nem de esquerda e nem de direita... Nossa que besteira...! Acho melhor parar por aqui.

Viu só a confusão que você arrumou... João?
Daqui a pouco... A PIDA ou o DEOPS estarão a minha captura, por ideologia de Esquerda? Direita?

Dá próxima, que tal uma perguntinha mais fácil... hehehehehe brincadeirinha


Ligeirinho do Jardim Chove balas

MYA disse...

- 50% of female polar bears also have a penis - ISTO FOI O QUE ENCONTREI NA FONTE, JOAO!!!

Unknown disse...

hahaha... o site muda de informação todos os dias, mas vai acumulando aquelas que descobre. Todos os dias lá vou descobrir que conhecimento vale a partilha margosa! E olha que esse é bem interessante... terá alguma coisa a ver com o facto de serem canhotos?!

MYA disse...

nao sei nao sei... mas se nao nasceu ate agora, nao creio que venha a akontecer... ahahah

Unknown disse...

Hehehe!