Café na Libia

12 Comments



«Na Líbia usou-se a força na tentativa de esmagar a crescente ameaça dos protestos nas ruas contra o regime em vigor no país. Em Tripoli, testemunhas afirmaram, nesta terça-feira, que alguns bairros foram atacados por meios aéreos e mercenários leais ao regime.

Em Benghazi, a segunda maior cidade da Líbia e o centro da actual revolta, caiu nas mãos dos manifestantes. Na cidade foram organizados grupos de vigilantes para garantir a segurança, de acordo com um morador.

Na Time, Vivienne Walt escreve que a Líbia vive um estado de guerra civil no momento e que o número de mortos é difícil de calcular, mas muitas organizações humanitárias falam em mais de 400.»



Comentário Cafeano: não é de hoje. Lembro-me com grande clareza de, nos meus tempos no Instituto Superior de Agronomia, ter participado, activamente e com grande emoção, nas manifestações de protesto depois do massacre de Tiananmen de 1989. Para quê? O poder dos países é medido pelo petróleo e pelo poder económico. Os discursos sobre democracia e liberdade, sejam de Obama, dos principais líderes europeus ou das Nações Unidas são muito bonitos mas esbarram sempre na ditadura comercial que domina o mundo global. Não hajam ilusões quanto ao carácter hipócrita das intervenções indignadas dos principais líderes "democráticos". Ou os sistemas mudam por dentro, como aconteceu recentemente no Egipto ou nada feito. E pensar que a maior parte dos países pode escolher os seus parceiros de cooperação é outra ilusão. Mais uma vez, é a economia que manda. Tem petróleo, tem poder de investir no país? Então que venham. Os direitos humanos ficam para depois.



You may also like

12 comentários:

argumentonio disse...

é bem verdade!

em alguns casos de ditaduras impiedosas prolongadas, até pode haver sanções ou embargos, geralmente contra países sem grandes recursos!!

mas a culpa não pode ser só da comunidade internacional, dos parceiros ou de países terceiros!!!

a principal responsabilidade continua a ser dos ditos ditadores sanguinários que se eternizam no poder; a seguir, de quem os apoia internamente; e depois, infelizmente, de gerações sucessivas do povo que pactua com tais senhores, até um dia a juventude acordar desesperada e tentar mudar, com o preço da própria vida e de muitas outras vidas inocentes, assim a situação desavergonhada se disponha a matar manifestantes pacíficos e desarmados em vez do tradicional encarceramento e discreta eliminação!!!

mas atenção: não é só a tenda do Kadhafi que está a estrebuchar de arreganhada, muitos palácios mundo fora estão certamente a reforçar a repressão, a trancar portas e a exportar fortunas e familiares a salvo no estrangeiro, pois se em Lisboa, Gdansk e Timisoara foi possível restabelecer liberdade, esperança e democracia, longe mas muito longe disso ficaram Tiananmen, Minsk, Teerão, Cabinda, Moldávia e Birmânia, só para dar alguns exemplos à flor da pena e esquecendo - até quando? - Luanda, Havana e Caracas

oxalá a juventude seja capaz de encontrar formas harmoniosas de superação da culpa de tantas décadas de conivência das gerações antecedentes e seja capaz de expulsar os esbirros sem os substituir por outros da mesma estirpe ou porventura menos civilizados

;_)))

Anónimo disse...

Esses gajos e gajas como o Kadafi, que acham que ser dirigente de um país é carreira e reforma, devem mesmo ser postos a correr. Uma vergonha, vivem que nem nababos, mantêm a população ma miséria e no terror, para satisfazerem todo o tipo de satisfação pessoal. Lembro-me da última viagem desse Sr. a Portugal, em que teve de se arranjar um espaço para essa criatura montar a sua tenda de não sei quantos quilómetros. Um louco, apoiado por grandes países ricos, dependentes do seu petróleo. Só me resta esperar que essa onda de grande coragem dos jovens não s seja aproveitada por extremistas islâmicos para se instalarem nesses países, e se estenda à Africa e Asia que bem precisam alguns regimes de mudança.

Daqui de Cabo Verde uma força aos jovens libertadores que têm dado a sua vida pela revolução. Um exemplo para todo o mundo.

Pimintinha

Anónimo disse...

grupos vigilantes, nao! comités de vigilancia; o que me faz lembrar nas vigilâncias dos comunistas portugueses da revoluçao comunista dos cravos, os amigos dos comunistas caboverdianos que criaram comités de zona, comités de vigilância para espionar familiares e amigos e denuncia-los ao regime comunista do PAIGCV.
Kadaxfi anda nessas andanças ha 42 anos, mas os seus amigos do PAIGCV ja andam nisto desde 1974; e povo crioulo que é "so garganta" como diz Brito Seemedo e que eu traduzo, por uma cambada de cobardes, aceita. No norte de Africa os gajos têm colhoes, mas aqui nesta terrinha de brancos costumes, é so garganta; este povo crioulo gosta de falar, mandar bocas mas depois é cobarde como o diabo e nao faz revoluçao nenhuma nem contra o PAIGCV nem contra os portugueses, pois ainda segundo Brito, " anossa independência foi tomada na paz". Como, nao houve uma guerra de libertaçao como os herois nacionais dizem?!!!

Bitim disse...

Dizem que a revolução árabe começou na Tunisia, mas não é verdade. Afinal os tunisinos tinham inspirado em Cabo Verde, na manifestação realizada no passado mês de Dezembro em São Vicente pelo Movimento "Cordá Monte Cara".

Tirando brincadeira a parte e falando a sério, a manifestação de São Vicente foi um pequeno sinal de revolta e descontentamento para com o regime, mais ou menos assim como está acontecendo nos países árabes. Mas só que a sua abrangência e consequência não tem comparação possivel com o mundo árabe, pois claro, mas as ideias e principios podem ser mais ou menos iguais.

Se o Estado continuar "mole", se não houver mudanças e promessas cumpridas urgentes, é possivel acontecer uma manifestação agora mais abragente, a nivel nacional. Digo eu...

Anónimo disse...

Nao, em Soncente so ha cojones moles! Por isso fazem passeatas e carnavais. No mundo arabe, os jovens têm colhoes e fazem revoluçoes e revoltas; é a diferença!

Anónimo disse...

Até os angolanos que deram 5 milhoes de dolares aos pobretanas crioulous ja marcaram para 7 de março manifestaçao contra o ditador zé du! Por ca é so carnavais com dinheiro dos outros!Cambada de vaqueiros!!!

Anónimo disse...

Não é só petróleo.

Vê a quantidade de material bélico que estes países investem (p ex. caças de última geração), a par do petróleo, significa um parte importante parte importante de orçameto de muitos governos...

Anónimo disse...

Bitim,
os mindelenses manisfestaram-se em Dezembro, mas qdo chegou a hora, votam ficar no mesmo.
Em que ficamos?

Anónimo disse...

O povo de Cabo Verde fez a sua manisfestação que decorreu pacificamente no dia 6 de Fevereiro de 2011. Nessa manifestção apoiou maioritariamente o PAICV.

A manifestação promovida em tempos em S.Vicente não tinha, e nem poderia ter expressão nacional. Foi um evento local.

O povo de Santiago quer é trabalho, alimentação, saúde, habitação, educação, comunicações, estradas. O povo de Mindelo quer é outra coisa. È seu problema!

Anónimo disse...

ora ahi està:quem fala assim nao é parvo; gente da praia sempre foi tralhadora, enquanto na minha ilha de monte de cara sempre se fez festas e bebedeiras de grogue mafe; razao pela qual abandonei esses calaceiros de soncente que vivem de esmola e da caridade internacional; com um agravante: sao todos socialistas do paicv;que morram pois de fome!!!

Anónimo disse...

É interessante ver que nos últimos dez anos agents de S. Vicente foram as que mais reclamaram a falta de emprego, a degradação da condição social, a insegurança... mas na hora de votar, escolheram os mesmos que os têm mantido nessas condiçöes!
Será que acreditam que pelo facto de se ter transformado o antigo aérodromo de S. Pedro num "aeroporto internacional" os problemas sociais com que convivem as gentes de S. Vicente vão desaparecer?
É que não se vislumbra no horizonte qualquer projecto reestruturante, em termos sociais, para a ilha do carnaval.
Talvez mais uns km de alcatrão, já que o Ministro do alcatrão e das barragens é originário da ilha do novo aeroporto international de S. Pedro (antiga ilha do Porto Grande).
Djon di Santiago

Anónimo disse...

Nao é por nada, mas agora até os angolanos se lançaram na criaçao de pseudonimos na Net; aqui:

Uma convocatória anónima para protestos populares no próximo dia 6 de Março em Angola ... visa o presidente José Eduardo dos Santos, que está no poder há 32 anos.

Sob o pseudónimo de Agostinho Jonas Roberto dos Santos, nomes dos líderes dos três movimentos de libertação de Angola" in facebook

Nao é por nada, mas....