Dia Nacional da Morna

0 Comments



Por achar que é de interesse geral, aqui fica a mensagem enviada por Vasco Martins, a qual subscrevo na íntegra e por isso publico aqui no Café Margoso. Na imagem, coloco dois dos maiores embaixadores da Morna, que admiro muito, Celina Pereira e Bana.

O Dia Nacional da Morna: 3 de Dezembro

Vasco Martins, compositor, músico e musicólogo, propõe que seja instaurado o Dia Nacional da Morna, que seria no dia 3 de Dezembro, dia que o genial compositor de mornas B.Léza nasceu no Mindelo em 1905.

B.Léza compôs das mornas mais originais de Cabo-Verde. Cada uma das suas pelo menos cinquenta Mornas, é um diamante lapidado, uma obra – prima de beleza melódica. Foi o primeiro compositor a sistematizar os famosos ‘meio-tons’ (acordes de passagem), como também os acordes modulativos, e os seus textos ‘mornisticos’ são uma inspirada referência poética.

As mornas ‘Talvez’, Eclipse’, ‘Resposta de segredo cu mar’, ‘Isolada’, ‘Miss Perfumado, ‘ Mar azul’, ‘Noite di Mindelo’, ‘Terra Longe’, ‘Lua nha testemunha’, para citar algumas, constituem um tesouro eterno não só nacional mas também internacional, como já foi evidenciado em muitas partes do mundo.

As suas mornas foram cantadas pelos grandes intérpretes vocais e instrumentais. Podemos citar Bana, Cesária Évora, Titina, Marino Silva, Ildo Lobo, Humbertona, Bau e tantos outros.

Na verdade as mornas de B.Léza , sobretudo as citadas atrás, constituem para qualquer intérprete vocal a sua ascendência à mestria, à perfeição do ‘cantar a Morna’.

B.Léza  inspirou gerações de compositores e intérpretes da Morna e continua a inspirar.

A Morna, no seu sistema de forma musical que requer um criador, um compositor, parte primeiro do princípio da criação, para depois se expandir pelos outros sectores importantes: os intérpretes, o público, os produtores, os investigadores, como não podia deixar de ser em todas as situações interdependentes.

É interessante apontar que existe atualmente o Dia Nacional do Choro no Brasil (ou popularmente chamado ‘Chorinho’), mas que estranhamente foi instaurado primeiramente um Dia do Choro em França e no Japão por melómanos do Choro desses países.

Vasco Martins sugere que talvez não devêssemos cometer o equívoco do Brasil. Que sejamos nós, cabo-verdianos, a instaurar o Dia Nacional da Morna e termos a honra de ‘convidar’ o luminoso compositor B.Léza para ser o símbolo do Dia Nacional da Morna, tendo como data o seu aparecimento neste universo, numa das ilhas deste Arquipélago magicamente ‘mornista’.


Agradecemos o vosso interesse.
Os nossos cumprimentos.

‘Alauda razae divulgação’
(‘Alauda razae divulgação’ dedica-se à divulgação e promoção da obra de Vasco Martins em todos os domínios que a sua obra abrange)



You may also like

Sem comentários: