Três Cafés Desafinados

7 Comments


1. Hoje é Dia Mundial da Música e não existem quaisquer razões para o festejar. Aliás, é de admirar o silêncio quase sepulcral da comunicação social em relação a este dia e o silêncio dos próprios músicos, já agora. Até parece que está tudo fantástico no sector. Além de que o nosso maior compositor e poeta popular, Manuel d'Novas, morreu e por muito que se diga que haverá continuadores, a verdade é que deixa um imenso vazio no panorama musical cabo-verdiano.

2. E por falar em vazio e em música (aquela que é, de longe, a expressão artística que mais tem dado ao país), interrogo-me, assim como quem não quer a coisa, como estará a tal escola de música Cimboa, inaugurada com toda a pompa e circunstância no Palácio Ildo Lobo no passado mês de Abril e apresentada como um grande projecto renovador do Ministério da Cultura para a área da formação musical. As últimas notícias é que a infra-estrutura continua ao abandono e os instrumentos musicais a apodrecer. Mas isso são certamente bocas da oposição que, a propósito, tem andado muito desafinada e com um estilo demasiado próximo da cacofonia.

3. E por falar em vazio, oposição e em música, continuo a achar espantoso que ninguém dessa área política se manifeste relativamente à falta de rumo da política cultural deste país, nomeadamente no campo musical. Anda tudo a dormir, só pode. Ou tudo muito preocupado com os seus próprios negócios. Fora um artigo insosso e desprovido de qualquer conteúdo de um tal dono que adora falar de pecados, pouco mais tem sido dito, escrito, apontado, reflectivo e, principalmente, proposto para esta área. Logo se vê que, mesmo que houver mudança política em 2011, no que diz respeito a política cultural e música, vai ser um vira o disco e toca o mesmo.

Fotografia: Vadin Stein




You may also like

7 comentários:

Anónimo disse...

São duas áreas em Cabo Verde de fazer dó: a cultura e o desporto, quase votados ao abandono. No d esporto não há carreiras profissionais, não há incentivos, depois pedem à malta que ganhe campeonatos internacionais, medalhas, para encher de orgulho o Governo de Cabo Verde . Haja paciência, desporto não ê só construir estádios e silimares, gente! Deporto é um todo, que deve ser visto como tal, e deve haver políticas e não acções esporádicas de construção de estádios, e pronto, já se fez por um ano pelo desporto.

Quanto à cultura, a revolta é ainda maior. Somos um país que quer fazer do turismo a sua galinha (já mais parece um hipopótamo...) dos ovos de ouro, quando a nossa cultura e memória colectiva anda a perder-se no meio dos buracos destes Governos, sem que ninguém faça quase nada. Digo quase porque ainda há umas boas almas que bem tentam levantar isto, titanicamente.

Desculpem lá o desabafo, mas estas últimas mortes deixaram-me de muito mau humor.

Piminitinha

Anónimo disse...

Ah, também é dia da terceira idade, que poderia ser o teu quarto café desafinadíssimo....

Abraço

Pimintinha

Et disse...

JB, é dia mundial da música é tb dia da 3ª idade... deve ter visto a abertura do telejorna da TCV às 13... Em Cv hoje é "Dia mundial da música para 3ªidade!".
Silêncio é também muzica. Ou não é?
Man ba dja-m fala demax!

...Relevem o erro ortográphico...

Unknown disse...

Pimentinha, se por cada estádio novo tivesse sido construído nos últimos tempos, um pequeno auditório para teatro ou dança... já me dava por satisfeito!

Et, não ouvi essa, mas é boa. "Dia da Música para a 3ª Idade!" hehehehe É só criatividade!

Unknown disse...

Bem prega Frei Tomás...
Zito

Recado ao ET -Não admira porque ontem uma locutorazinha da RTP1 re-
feriu-se a Pepe, do R.Madrid como, luso-portugues...

Margarida disse...

João não quero puxar a "brasa à minha sardinha" mas o Nha Terra dedicou a sua emissão da passada quarta feira (véspera do dia Mundial) à música. Foi gravado no Mindelo e o entrevistado (Kiki Lima) fala, e muito, sobre a ausência de políticas culturais e o descrédito da classe artística no Ministério da Cultura.
O programa dá, outra vez, hoje na TCV depois da novela da noite e domingo na RTP África pela 13.15.

Unknown disse...

Zito, hehehe, essa foi boa!

Margarida, fazes muito bem em avisar. Vou procurar ver isso, com toda atenção! Obrigado!