Um Café de Abril

10 Comments



Sempre senti esta foto, ícone do 25 de Abril, como um pouco minha. Sendo eu mais ou menos da mesma faixa etária e com o aspecto físico da criança que está com a mão no cravo vermelho colocado na espingarda, também me revia naquele miúdo, transformado em ícone da mais bela revolução do século XX, juntamente com a do Maio de 68, de Paris. Tal como o riso de Cohen Bendit neste último caso, a criança da fotografia ficaria para sempre ligada a um dia que não deve ser esquecido, agora que caminhamos a passos largos para um novo tipo de ditadura, comandada pelos lucros do Fundo Monetário Internacional.

Curiosa a história desta foto. O fotógrafo chama-se Sérgio Guimarães e morreu relativamenmte novo, em 1986. Trabalhava, sobretudo de publicidade. Orgulhava-se de ser filiado no Partido Comunista e, quando viveu em Paris nos anos sessenta, onde trabalhou para a revista Elle, terá ficado sem o dedo mínimo da mão esquerda, por razões que só ele sabia. Aí frequentou o atelier de Fernand Léger.

Consta que ganhou algum dinheiro com essa fotografia reproduzida um pouco por todo o mundo, mas depois perdeu o controle, apesar das suas dificuldades económicas.

Diz o relato (aqui), que no dia 25, pegou no filho do Pedro Bandeira Freire, que na altura teria dois ou três anos, e foi com ele ao aerporto da Portela para fazer a célebre fotografia. Pediu a três soldados da Marinha da Força Aérea e do Exército para segurarem na arma, e click com a Nickon. «Parece que o miúdo está a colocar o cravo na G3, mas não, ele está esticado para tirar o cravo que eu lá pus em cima»- contou.

Todas as crianças que fomos um dia, estão um pouco nesta imagem de Abril.





You may also like

10 comentários:

Lê Fernands disse...

uma mensagem eterna.

Anónimo disse...

La está essa esquerda leviana e sonhadora!

Repare so, você opoe a revoluçao de Abril, Maio de 68 e Cohn Bendit à DITADURA do Fundo Monetario Internacional.

E quer este senhor que eu o leve a sério?!!!!

Oh homem de Deus, a revoluçao de Abril foi protagonizada por capitaes "comunistas" e o que outros chamam gente da extrema esquerda, como se a extrema esquerda fosse diferente do comunismo.

Se calhar muita gente pensa que extrema esquerda significa liberalismo!

Mas continuo, você opoe ainda Maio de 68 e o seu lider Cohn Bendit (o som do apelido em criol é interessante!!!) à DITADURA do FMI.

Você so deve estar a brincar!!!

Mas entao você quer governos em Portugal e em Cabo Verde, de cunho abrilista de 74 e de Maio de 68?

E' isso que esse senhor quer para a minha terra Cabo Verde?!!!

Você faz parte desses eternos sonhadores e irresponsaveis que nao sabem que se o mundo está como está é precisamente devido a Maios de 68, que estao no poder.

Sim, o mundo é governado precisamente por essa gente do Maio de 68, autênticos irresponsveis e oportunistas, muitos deles inclusivé no Fundo Monetario Internacional, como o caso de STRAUSS KHAN, que vem desse tempo e é socialista francês.

Quem é que você quer a comandar o mundo? Os mais radicais ainda como Otelo?!!!

Oh homem de Deus, a esquerda nao sabe governar nem a propria cabeça! Repare Socrates que pertence também à familia que vem do Maio de 69. OLHE so o que ele fez com Portugal!

Olhe Zé Maria em Cabo Verde; é também um herdeiro de Maio de 69. Falam todos em Maio de 69, essa extrema esquerda que esteve ligada a comunistas selvagens e assassinos como Marx, Mao Tsé Tung, Trotky, Lenine, FIdel.....e Otelo e companhia..

E' essa gente QUE você quer a mandar?!!!!

Txau

Unknown disse...

Simples: se não fossem esses comunistas de Abril como lhe chama, provavelmente não estaríamos aqui a conversar.

De resto, sempre me vou divertindo com a sua eloquência.

Anónimo disse...

Se Otelo e Cabral nao sao comunistas, entao sao o quê?!

Que pensadores politicos influenciaram essa gente? Foi Locke, Montesquieu, Tocqueville, Jefferson, Hayek?!!!!

Efectivamente, você so pode divertir-se porque faz tiatre ( com o sentido criol!); isto aqui nao é tiatre homem, mas Politica, Filosofia. E nestas matérias, você nao percebe rigorosamente nada. Nao é porque leu uns folhetos vermelhos do partido comunista português que....

Unknown disse...

O puto está a tirar e não a colocar o cravo no cano da arma...Não haverá pois, nesta mensagem, algo de subliminar, menos Abril do que parece?
Noutro ponto cardeal, o puto não fazia a mínima a ideia do que ao que vinha mas Cohen Bandit, sabia-o bem...

Anónimo disse...

Entao nao respondes ao Zito? Ele disse de maneira diplomatica a mesma coisa que eu disse sem diplomacia porque você nao merece!!!

Txau

Unknown disse...

Bom fim de semana, Txau. Nem sei porque te dás ao trabalho...

Anónimo disse...

Nao, nao é para si! E' para desmontar a sua mensagem de intoxicaçao cripto-comunista!

Ha que opôr sempre um discurso diferente para os leitores nao pensarem que so ha uma voz, uma unica verdade.

E depois deixa-los tirar as conclusoes!...

Txau

Anónimo disse...

Hehehe!!! João Branco, João Branco!!!Enquanto julgavas que o teu interlocutor era um jovem imberbe deste ao trabalho de se espalhar em respostas. Assim que dás conta que esta a lidar com a Legião José Bouquinhas, Al Binda, Kakoi, Underdôglas ... agora Txau, decides fugir. Só que o fazes de forma tao trémula e assustada que ficas ridículo na foto. Lembras-me o desgraçado do Paulino, que foi se meter com o Casimiro e levou uma tão valente sova que fugiu da blogosfera com o blogue atrás.

Sem Barba

Unknown disse...

Trémulo? Assustado? Ridiculo? Ah meu caro novo elemento da Legião (como lhe chamas de forma interessante, já que estamos sempre a falar da mesma pessoa), como te enganas. Não tenho medo de fantasmas e se tivesse algum problema com as tuas tiradas ultra sabedoras, filosóficas, de elevado índice de cultura geral, pura e simplesmente, deixava de publicar e terias que ir cantar para outra freguesia, até que nessa outra freguesia também se fartassem de te aturar e tivesses que ir para outra, e para outra, e para outra. Assim como tem sido, a Legiao sempre em movimento. hehehe

Eu? Tranquilo. Mas é que tranquilo mesmo!