Dia Internacional do Café

7 Comments




Hoje, ao que parece, é o dia internacional do café. Ontem, foi o dia internacional do beijo. Esta é uma boa semana, não hajam dúvidas!

A propósito do café, essa bebida mágica, aqui estão três curiosidades, para que conste:

Sementes com um sabor dos diabos
O café é uma semente que nasce de um arbusto (mede entre dois e cinco metros) chamado cafeeiro e que, antes de tratada e torrada, se assemelha bastante àquelas bagas que em criança disparávamos à força de um sopro, quais índios da Amazónia, nos tubos de PVC. Do ponto de vista botânico, muito haveria a dizer sobre a planta de onde se colhe o café, mas o que realmente interessa saber é que existem cerca de 103 espécies diferentes de cafeeiros, daí as bicas que bebe terem sabores tão diferentes.

História (muito) abreviada do café
Não há certezas quanto a datas, mas terá sido por volta de 800 d.C. que o café terá sido descoberto para o mundo, na Etiópia, onde algumas tribos usavam as sementes de cafeeiro (misturadas com tudo e mais alguma coisa) como suplemento energético. Daí terá passado para a Arábia, onde em 1000 d.C. alguém descobriu que o café podia ser torrado e bebido. À custa das invasões e das guerras, a moda espalhou-se pelo mundo e hoje não dispensamos uma bela de uma bica na esplanada.

Mundo de café
O cafeeiro desenvolve-se em regiões com temperaturas médias anuais na ordem dos 20oC, onde sol e chuva dividem irmãmente as condições climáticas, tornando os solos ricos e porosos. Ou seja, as plantações de café concentram-se exclusivamente nas zonas tropicais do planeta Terra. O Brasil está no topo da lista dos maiores produtores, com uma média de 22,5 milhões de sacos (de 60 kg) de café produzidos por ano, seguido da Colômbia (10,5 milhões) e Indonésia (6,7 milhões).

O cafézinho mais cara do mundo
Um café do Kopi Luwak produzido na Indonésia pode custar 60 euros. Porquê? É feita com grãos de café que passaram pelo sistema digestivo da civeta (um mamífero carnívoro), onde uma enzima reduz o sabor amargo dos grãos de café e o torna mais aromático e doce. Os grãos são apanhados das fezes e os bichos só conseguem expelir cerca de 230 kg por ano.

Café terapêutico
O café está ao nível de produtos polémicos como o azeite: um ano é a melhor gordura do mundo, no outro seguinte alguém descobre que faz muito mal ao coração. Recentemente, um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra descobriu que a ingestão de doses moderadas de café diminuía a incidência de doenças ligadas ao cérebro, como o Alzheimer, por exemplo.

Dar um café
Aqui no MIndelo, uma expressão tem, de certa forma, torcido o significado e a boa energia que o café sempre nos dá. "Dar um café" corresponde, nem mais nem menos, em levar às últimas circunstâncias um negócio de troca de serviços sexuais. "Aquela mulher está ali a dar um café ao senhor Esteves, estás a ver?" Estou, estou. Não podiam arranjar outra expressão, sem a necessidade de estar a utilizar tão digna e secular bebida? Dar uma coca-cola, dar uma vodka, dar um sumo de maracujá? Haja imaginação!




You may also like

7 comentários:

Cristina disse...

E eu que gosto de convidar para um café, e uso o "eu pago" como suborno, de repente depois de ler o ultimo paragrafo ja não me apetece andar a dar cafés... tem toda a razão!Haja imaginaçao!

Et disse...

As mulheres podem: "dar um café" ou "dar um chá?"... que os Homens aguentam?

Isa Dora disse...

"Dá cafê" A expressão tem a ver com a influência das telenovelas brasileras, o termo vem de cafetão ou cafetina.

Et disse...

Isa, Grande Imaginação! Em que telenovela? Já agora, na sua opinião, esta de "da chá" com o significado de ralhar, repreender veementemente,...§ "da-l um chá" é uma expressão de sotavento. Será que tem equivalente em barlavento? Ou também se usa aí "da chá"? Agradecia a sua colaboração.

Isa Dora disse...

Parcem, sum ka t erród termo chá tambem ta not expressão: "fulano/a tem falta de chá" k ker dizer: falta d boas maneiras. Faz sentido porque quem repreende está a tentar incutir "boas maneiras".
Kê bo totchá ET? Móda ês ta dzê pove tinventá língua, má kel inventar tem uns origem prop interessant, móda kestão de papel aculturante de novéla brasiler na CV e kem sab nots país.

Anónimo disse...

Talvez tenha haver com a marca de café "mokambo", o mais próximo da expressão nossa relativo ao acto sexual “mokame”

Anónimo disse...

Oh moss! imaginação?! o teu ultimo paragrafo é um insulto a nossa cultura.

Para quem não sabe, e não estranho o post da Cristina, ela tem a mesma idade da tua chegada no mindelo, na soncente algumas expressões são inventadas nas pontas, o de fin, damata, avenida de holanda, mas o bloger não conhece porque não se produz nada no meio que ele frequenta.

Isto é cultural e pára de iludir essas mantegueiros que dizem ser de soncente\Sintanton e vivem na Praia e desconhecem o verdadeiro significado das coisas.

Cristina lê o texto outra vez, podes continuar a convidar as pessoas para um café, se fosse ao contrario é que podia provocar danos, caso fosse um homem a te convidar.