Café Cinematográfico

2 Comments




Cá está uma notícia (de ontem, portanto nada de confundir com as mentiras tradicionais deste dia) que me deixou água na boca: Al Pacino vai vestir a pele de Rei Lear numa adaptação da peça de Shakespeare para o cinema realizada por Michael Radford, o mesmo realizdor do filme "O Mercador de Veneza" (na imagem), que contou também com a participação do actor americano. Aliás, quem viu o filme, guarda certamente na memória a espantosa interpretação de Al Pacino na famosa cena do monólogo do judeu. Mas não vai ser o único Rei Lear a ser visto nos próximos tempos. Uma segunda adaptação da peça de Shakespeare está também agendada e tem um outro peso pesado para o papel principal: Anthony Hopkins.

Lembro ainda que foi Al Pacino que na sua estreia como realizador em 1996, esteve atrás das câmaras num notável e pouco conhecido filme "À procura de Ricardo III", onde Pacino tenta levar Shakespeare ao comum dos mortais, criticando a ideia de que a obra do dramaturgo pertence ao mundo dos académicos e dos actores clássicos. Uma mistura entre ficção e documentário centrado na figura de Richard III, interpretado pelo próprio Al Pacino, constituído por excertos de acção filmada como ficção a partir da peça, entrevistas a actores como Kevin Spacey e James Earl Jones, imagens de ensaios e conversas com pessoas que Pacino encontrava nas ruas.

"O Rei Lear" é uma tragédia sobre um rei idoso que decide dividir o seu reino entre as suas três filhas, mas que acaba por perder tudo, incluindo a razão. É uma peça fascinante, e já foi adaptado para o crioulo aqui no Mindelo, em 2003. O actor Fonseca Soares foi quem vestiu a pele do mítico personagem. Agora, vai ter concorrentes de peso!




You may also like

2 comentários:

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

o Monólogo do Judeu foi soberbamente interpretado pelo Pacino... D+ mesmo!

Gi, Lisboa disse...

Ninguém mais apropriado para interpretar estes tipos de papéis, o Al é magnífico, estonteante.
Sem duvida JB, o seu desempenho no “o mercador de Veneza” foi estupendo, e sinceramente revejo o filme sempre só para me deliciar com a sua representação.