Declaração Cafeana

27 Comments


Podem dizer o que disserem, mas este prémio - de Melhor Jogador do Mundo 2008 - foi muito mais a vitória do marketing do que do futebol. Assim, num instante, consigo lembrar-me de uma meia dúzia que são melhores do que ele. Ele bem pode dizer que é o primeiro, segundo e terceiro, com a falta de humildade que o caracteriza. Pode estourar ferraris nos túneis de Manchester, contribuindo para a recuperação da indústira automóvel em tempo de crise. Pode aparecer diariamente com uma namorada diferente e em cada jogo com um duas camadas de gel na cabeça. Pode fazer as mil e uma caretas que faz durante os jogos, sabendo que está a ser filmado por múltiplas câmaras. Nada daquilo me parece sincero, nem genuíno, nem mágico. Depois a forma histérica como estas coisas se vivem em Portugal, principalmente desde o Euro 2004, torna tudo um pouco insuportável. "Crise? Qual crise? Temos o melhor do Mundo!"

Mil vezes o Messi, que é feio que nem uma porta, mas dá gosto aplaudir de pé.




You may also like

27 comentários:

Anónimo disse...

consegue lembrar-se de uma meia dúzia melhor que ele?
Esta época o Messi está melhor, mas na época de 2008 ninguém fez melhor que Cristiano, ganhou tudo o que tinha a ganhar.
Liga inglesa, liga dos campeões, liga mundial de clubes, bota de ouro, bola de ouro. E além disso esteve no Euro, onde Messi não esteve.
Só porque o rapaz é vaidoso e arrogante, não se lhe pode tirar o valor que tem a jogar futebol.Sim, eu sei, não é cabo-verdiano, mas você também não.
Viva Cristiano Ronaldo, português e com muito orgulho!

Anónimo disse...

"Cristiano Ronaldo tem uma costela cabo-verdiana, segundo o Diário de Notícias da Madeira" (edição de hoje de asemana online).

E esta, hem?

a) RB, anónimo por obrigação

Fonseca Soares disse...

JB, deixa o rapaz 'ket'! Neste preciso momento, não merece. Mas o prémio vem de tráz, de um grande jogador que ganhou tudo com a sua Manchester... Concordo que a 'cabecinha' não tem encaixado bem a fama... mas os jovens podem. Messi é mais novo ainda, e o próximo ano será dele, com certeza!

Anónimo disse...

Messi é realmente melhor que o Ronaldo quando em alta forma. Não devemos nos esquecer que o Messi esteve lesionado grande parte da época passada (a qual se refere o prémio), e Cristiano Ronaldo foi brilhante durante toda a época. Senão, vejamos: Melhor marcador da Liga Inglesa e da Europa (e não foi por pouco), Melhor Marcador da Liga dos Cammpeões, Melhor Jogador da Liga Inglesa e da Liga dos Campeões, Campeão (devido aos pontos referidos anteriormente vê-se que foi determinante) da Liga Inglesa, Liga dos Campeões e ainda uma das taças inglesas.
Penso que é o prémio é indiscutivel tal como o é também o talento de Messi. O próprio Fernando Torres (forte candidato) disse (antes da entrega do premio) que Cristiano Ronaldo é o dono do troféu.
Lembrar também que a votação é feita por Treinadores e capitães de equipa e não nos corredores da FIFA.
Tenho muitas poucas dúvidas que este ano Lionel Messi será o melhor do mundo (caso se mantenha longe de azares, claro está), mas o melhor do mundo do ano passado é sem dúvida nenhuma Cristiano Ronaldo.

PS: acerca da arrogancia etc...o prémio não foi para fair-play ou algo do género. E para mais...eh podi ku el!

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

Atleta maravilhoso!!!
Menino lindo!!
Homem feito.
Deus existe.
Abroço demorado.
Tamara.

Unknown disse...

Embrulha, por acaso até se veio a saber que ele tem uma costela cabo-verdiana, portanto não precisas de ir por aí... Leva a taça e que te faça bom proveito!

RB, acho que quase todos que ganharam alguma coisa ultimamente no campo do desporto em Portugal tem uma ou duas costelas cabo-verdianas... hehehe

Tchá, por falar em costelas, isso é a tua de sportinguista a falar...

Anónimo, esses números são o que são, e tenho consciência deles. Mas eu pensava que o prémio era para o melhor jogador e não para o que tinha ganho mais prémios ou marcado mais golos. Se não nem era preciso haver votações. Fazia-se as contas e pronto.

Tamara, isso já tem pouco a ver com futebol e nem me pronuncio... hehehe

Anónimo disse...

Não é só fazer as contas, mas o peso dos números é inegável. Não vale só fazer sorrir a bancada, há-que ser eficaz no trabalho em campo. E para conseguir tudo o que apontei anteriormente tem necessariamente que ser o melhor. Ele competiu com os melhores e destacou-se de entre todos eles. Marcar tantos golos na Liga dos Campeões e Liga Inglesa, sabendo que é um extremo (por isso nem sequer é necessário falar em assistencias) não é facil. E quanto à beleza do futebol...pah...não há muito a dizer. É egoista, é...mas na selecção. No Manchester é bem diferente, ele faz a equipa jogar completamente diferente (para melhor), é o jogador mais importante do plantel, e isso diz muito (sabendo que falamos do Manchester United). Abraço

Pepê Ramos disse...

Venho gritar "Goolo" a este post, merece uma "hola" mexicana, o estádio todo de pé...

Ontem ouvi um comentador falar num tal de "valor mediático" do Cristiano Ronaldo, acheie piada e mudei de canal!
Para mim, desde Ronaldo "O Fenómeno" que não se via nada de tão fora do comum como Messi!
Messi é absolutamente incrível!

Anónimo disse...

Também acho indiscutível a época passada do CR7, mas para mim o melhor é o Káká. E, João, como bem dizes, é irritante perceber que a partir do momento em que ganham alguma coisa, são portuguses de infindas gerações... crioulos ou de origem das Ilhas são os da Cova da Moura... Triste! Agora essa da costela crioula do CR7 ainda não tinha ouvido falar...

Unknown disse...

Anónimo, aceito esse argumento, mas continuo a pensar o que escrevi. Sem tirar nem por. Eu olho para o rapaz em campo e aquilo não me diz nada. E olha que eu gosto muito de futebol.

Peps, nem mais!

Tiago, a humanidade nasceu aqui, o resto é conversa! hehehe

Lily disse...

Na minha opinião existe muito marketing atrás daquela imagem...
O treinador do Manchester United diz que se demite do cargo se o português não for eleito o melhor jogador do Mundo... isto não será uma forma de pressão, de gestão de influências?!
Não digo que ele não seja bom jogador...sim, não há dúvidas de que é... mas é muito showzinho á mistura...(para não falar das quedas mirabolantes, pelo menos na selecção, que basta aproximarem-se e a estrela cai logo...). Como se diz, pretensão e água benta, cada um toma a que quer...
E já agora, muito bem visto, João...histérica é a melhor palavra para classificar o comportamento dos portugueses nestes últimos tempos...a cobertura dos media antes da partida para a Suiça, com aquela pompa e circunstância, foi verdadeiramente surrealista...
Era bom que se pensasse que existe muito mais no país a merecer atenção...
Cumprimentos,
Lily.

Anónimo disse...

... preferia o vinnie jones (agora actor), no tempo em que a bola tinha bigodes, e que os jogadores não nadavam em cremes nivea, e gel "capilar", pra matar as saudades resta o bruno alves(apesar do gel), que vez em quando faz uma sinfonia com os cotevelos, e umas pisadelas pra nos lembrar "the real football"
AH AH AH
Hiena (in blue we trust)

Anónimo disse...

Pa, os comentarios a esta postagem tiveram um percurso desnecessário...que mania de reivindicar a nacionalidade da pessoa que individualmente é premiada... é óbvio que não se pode fugir a isso mas...menos...muito menos...tenham calma...

Anónimo disse...

tão bom com os pés e tão mau com as palavras... é ele CR, seja portugues com costela cabo verdiana ou portugues sem costela cabo verdiana...

Anónimo disse...

" Sim, Cristiano Ronaldo. Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. O jogador que acaba de ser eleito Melhor Futebolista do Mundo pela FIFA e que em 2008 ganhou tudo que havia para ganhar, com o "seu" clube Manchester United. O bisavô do craque, José Aveiro, natural do Santo da Serra, haveria de casar com a cabo-verdiana Isabel que servia, ao tempo, numa casa no Funchal. Da união de José e Isabel nasceria Humberto que casaria com Filomena. Esta, pois, avó de Cristiano Ronaldo, ainda viva, contando com 82 anos de idade. O casal Filomena-Humberto traria ao mundo seis rebentos: Dinis (pai de Ronaldo), António José e José Adriano – já falecidos –, José, João Carlos e Ana Paula."

Prontos, tinham mesmo de ir procurar qualquer coisa... é mesmo típico!
Descobriu-se hoje que Cristiano Ronaldo só é o melhor do mundo a jogar futebol porque tem uma "costela" cabo-verdiana...
Rídiculo!
Para mim é indiferente que seja Português, chinês, angolano ou argentino, o que é certo é que foi um vencedor justo e é o melhor naquilo que faz.

Anónimo disse...

Oh joão desta vez foste muito "malvado". Ele nunca disse que era o melhor primeiro, segundo ou terceiro.Foi tudo invensão do jornal News of the World assim como muitas outras declarações.
Ronaldo é muito mais completo que Messi, e já deu provas. Agora vamos esperar para ver o que Messi pode fazer.

Já agora Ronaldo nunca precisou de hormonas de crescimento para ser Jogador. No gajo é tudo "natural" e por isso quase não se lesiona.

Anónimo disse...

Oh joão desta vez foste muito "malvado". Ele nunca disse que era o melhor primeiro, segundo ou terceiro.Foi tudo invensão do jornal News of the World assim como muitas outras declarações.
Ronaldo é muito mais completo que Messi, e já deu provas. Agora vamos esperar para ver o que Messi pode fazer.

Já agora Ronaldo nunca precisou de hormonas de crescimento para ser Jogador. No gajo é tudo "natural" e por isso quase não se lesiona.

Anónimo disse...

Deixa estar que o Joao Preto anda a delirar! Com que entao "a humanidade nasceu aqui"? Aqui onde?Em Cabo Verde?
O Joao Pretao, ficou tao Preto porque està convencido que o "aqui" é Africa!
ATé ficou contra-naçao e disparata, esquecendo que o menin da Madeira é madeirense e nao português, porque português é ele, que tem estado agora a passar-se por caboverdiano!
Podes ficar Preto, Joao, que nunca seràs Badiu!? Al Binda

Anónimo disse...

Não se pode negar que lhe falta muita humildade,mas vendo sobre outro ponto de vista,se ele não tivesse tanto "show" em cima dele,tantas notícias,tanto blá blá por causa do dinheiro que ganha e se fosse tão "discreto" como os outros parecem ser,se se focassem mais no futebol que ele joga,,será que o JB assim como outras pessoas iriam pensar da mesma maneira,isto é,que ele não joga e não é nada de especial?

Unknown disse...

Bem, isto está animado.

Uma chamada de atenção: não fui eu que publiquei essa notícia de o CR ter "uma costela" cabo-verdiana. Foi colocada aqui, depois de publicada na Semana e num jornal online português, e de forma irónica. Só essa necessidade cega de ser terrorista cibernético, típico de alguns anónimos e pseudónimos, é que não dá para perceber isso. Estou-me nas tintas para o CR, como aliás se pode perceber pelo post, ia agora reivindicar a sua pseudo-origem crioula? Ridículo!

Anónimo, essa do um, dois, três eu VI. VI antes de ele sair do campo, depois de ser substituído e assobiado pelos adeptos da equipa adversária, apontou para si próprio e fez os gestos 1, 2, 3. Desculpa lá, mas não foi nenhuma invenção de nenhum jornal.

Al Binda, como é a primeira vez que aqui vens assinando esse nome, conhecido de todos os cabo-verdianos te respondo. Mas desde já te aviso que isto aqui não é o Fórum da Semana e se continuares neste tom, nem precisas de vir mais. Aqui, sim, eu vivo aqui, em Mindelo. Tens algum problema com isso? E quanto à Humanidade nascer aqui, não consegues ver ironia naquela frase? Sinceramente, esperava mais de ti. A sério! Cabo-verdiano, sim, De origem portuguesa e nascido na França. E não gosto do CR, nem me interessa se ele é Chinês, Português, com ou sem costelas doutros locais.

E como costumo dizer, siga a dança!

Anónimo disse...

Acho que este artigo da para esclarecer um pouco:

CRISTIANO RONALDO has complained about the level of scrutiny he is under as a Manchester United player.

He is happy to pick up individual awards, perform tricks in front of millions, take part in photo shoots and be regarded as the best player in the world.

Yet he is struggling with the attention that comes with all that.

Ronaldo said: “I have come to understand that every movement I make, on or off the pitch, is analysed to death.

“If I don’t celebrate goals, it is because I am sad. If I talk to the public, it is because I have lost my humility. My slightest gesture gets every type of criticism.

“People are always waiting for me to do something and they just pick on what are absolutely normal and unimportant things to criticise.

“They analyse things that have nothing unusual about them through a magnifying glass.”

Ronaldo would also like everyone to know he is very humble, at the same time referring to himself in the third person and claiming he gets criticised only as he is the best.

He says he is ‘a Cristiano Ronaldo who is humble, respectful, works hard, is ambitious and a perfectionist’.

The Portuguese maestro declared: “Cristiano Ronaldo will continue to be the same as he always was, regardless of what happens on and off the pitch.

“But as my friends say, and as people who know me well say, they only criticise the best. So what else can I say? Just that I am damned if I do and damned if I don’t.”

Ronaldo was heavily criticised recently, after being quoted as saying he should finish first, second and third in the poll for the world’s best player.

But he insisted: “Anyone who knows me knows I would never make that sort of statement. It would not be right to show my professional colleagues so little respect and, as well as that, it is not what I think.

“What I really think is that all the other players nominated for the prize as the best player in the world have the ability to win.

“Anyone close to me knows that collective trophies are much more important than individual prizes.

“Of course, I am not going to lie. I have to admit I am proud of winning individual prizes. Also, I am not a hypocrite. And so I think that, in view of everything that happened last season, I am very well placed to win the prizes that are being awarded.

“But I would never say I am the first, second and third best in the world.

“It is a question of respect for the other candidates and because I think they all have the potential to win.”


http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/sport/football/article1992865.ece

Arsénio Gomes disse...

Na falta de melhor, a taça fica com o CR.

Deveriamos investigar mais sobre todos os medalhados e premiados de Portugal, porque parece que muitos mais devem ter uma costela cabo-verdiana.

E como cabo-verdiano que sou, deve ser essa costela que lhes levam a ser premiados.

Eu que achava o gajo um pouco ..., agora vou ter de ver como reclassifica-lo (é o orgulho de cabo-verdiano a falar).

E que viva os cabo-verdianos.

Unknown disse...

Anónimo, ele pode dizer o que quiser, mas eu vi o que vi.

Arsénio, :) orgulhosamente!

Anónimo disse...

O que é que você espera de um rapaz de 23 anos que tem tudo na mão como ele? Tem dinheiro, tem carros, tem as gajas que quer - é novo e tem a vida toda à frente. O que esperava que ele fosse? que pedisse desculpa por ser assim? Que se encolhesse num cantinho com uma gaja tipo freira para casar? que conduzisse um UMM? E humildade? Mas qual humildade? Andar a rastejar em frente dos jornalistas e da TV? Tenham juizo e sejam vocês humildes que bem precisam. Vocês anónimos como eu que só têm é inveja de morrer anómimos. Tristeza de povo triste!

Unknown disse...

O Cristiano é giro? :-S
de futebol não percebo nada, nem quero, sou contra os ordenados.

Anónimo disse...

Não dá para acreditar. O Café Margoso a discutir futebol? Estaremos perante uma crise de temas? Quem perde tempo com estas coisas?

Unknown disse...

Anónimo, tens toda a razão. Deixei-me levar pelo assunto que dominava a actualidade!