Tertúlia dos Mentirosos 05

8 Comments


O poeta persa a quem chamamos Rumi conta, no Masnavi, a história de um homem de uma fealdade abominável que atravessa o deserto a pé.

Na areia, vê qualquer coisa que brilha. É um pedaço de espelho. O homem baixa-se, pega no espelho e olha. Nunca viu um espelho.

- Que horror! - exclama. - Não admira que tenham deitado isto fora!

Atirou o espelho para a areia e prosseguiu o seu caminho.


Jean-Claude Carrière in «Tertúlia dos Mentirosos»

Imagem: pintura de Abrãao Vicente, série «Rompendo o Silêncio»




You may also like

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, muitas vezes ñ se gosta nada da imagem/pessoa que o espelho reflete.

Unknown disse...

Será que é essa, Sisi, a verdadeira moral desta pequena lenda?

MM disse...

Parece-me que não... o confronto com nós próprios às vezes é terrível. Lido há uns tempos no blog Sanpadjud: (http://scente.blogspot.com/2008/03/por-qu-no-me-calla.html):
E para terminar esta maré de citações vem-me à memória uma que ouvi muitas vezes da minha mãe e que me consola sempre:
"Algum dia em qualquer parte, inevitavelmente, você há de encontrar-se consigo mesmo, e só de você depende que seja a mais amarga de suas horas ou seu melhor momento"

Mas há quem consiga durante uns tempos meter a cabeça na areia e evitar o confronto. Errar é humano mas sem dúvida que errar e culpar o outro (ou qualquer coisa que seja) é ainda mais humano... não reconhecer sequer os erros uma moda que espero não se torne característica deste mundo global.

Unknown disse...

Nem mais, MM...

Alex disse...

Vejam o filme In the Valley of Elah. Um extraordinário Tommy Lee Jones, em busca desse espelho, que encontra, onde vê o que não gosta (o que não contava ver). Um dos melhores filmes sobre o Iraque, um grande filme sobre a guerra, sobre a mentira, sobre o desespero, mas também sobre a fragilidade da natureza humana, essa condição tão próxima e tão irmã gémea dessa outra, a brutalidade.
Como se diz no filme (cito de memória): Por vezes procurar a verdade (ou encontrá-la, digo eu) não é o mais difícil. O problema está na aceitação ... ou na recusa.
Todos nós temos o nosso espelho algures à espera, ou o nosso encontro com Golias no Vale Elah.
Boa noite.
ZC

Unknown disse...

Vou usar isto para um café cinematografico. Mas só amanhã, que hoje é dia do teatro! Abr.

Alex disse...

Esqueci-me de te dizer o quanto gostei desse quadro do Abraão. E de muitos outros trabalhos que se encontram disponíveis na sua galeria, em particular os dessa série. Como gostaria de os comentar. Mas o Abraão 'não deixa'. Excesso de falta de informação. Assim não dá!

Abç's
ZC

Unknown disse...

Tens toda a razão em referir-te a esta séria. Para mim também a melhor. A última, onde ele trabalha sobre fotografia também é muito boa. Vou estar com ele este fim de semana e mando-lhe mantenhas! Mesmo não encomendadas...