Sondagem 06

19 Comments

Todos sabemos que muitas personagens históricas são enigmáticas, misteriosas, atraentes, quase mitológicas. Imaginemos, pois, que nos colocam na situação de poder ficar cinco minutos com algumas destas figuras emblemáticas da história da Humanidade. Com quem vamos querer conversar?

Digam lá, 5 minutos com qual figura histórica?

As opções são as seguintes (muitas outras haveria):

1. Aristóteles (filosofia)
2. Jesus Cristo (religião)
3. Shakespeare (teatro)
4. Mozart (música)
5. Galileu (ciência)
6. Marlyn Monroe (cinema)
7. Picasso (pintura)
8. Amilcar Cabral (política)
9. Princesa Diana (monarquia)

Vamos lá a votar! São apenas cinco minutos, com uma destas personalidades. Como a sondagem vai ficar durante duas semanas, se votarem todos os dias, podem acumular minutos e obter conversas bem interessantes!

Urna de voto, na coluna da esquerda. Não é necessário estar-se recenseado.


You may also like

19 comentários:

Carlos Parreira disse...

João não colocaste na lista um dos grandes pensadores, o filosofo Socrates, que particularmente gosto muito. Mas como tens ai outras personalidades igualmente interessantes, e como sou difícil nas escolhas, sobretudo, quando se tratam de assuntos – neste caso de personalidades históricas que tiveram grande importância no mundo de hoje – e das quais penso que todos nós, cada um devia pelos menos ter uma pequena noção, por isso não consigo escolher só uma, e, sendo assim vou escolher duas - Amílcar Cabral pela sua importância histórica e como homem, e Shakespeare que confesso conhecer pouco da sua obra.
Estas são às minhas escolhas, desculpa esse meu jeito difícil

Abraç tds
Peace and love

Anónimo disse...

Eliminados os outros, não porque não gostasse de ter os tais cinco minutos com eles, fica-me uma escolha difícil entre Picasso e Amílcar Cabral. De Picasso a certeza que me rouba sempre tempo. Tempo em contemplação de Guernica (Graças a deus que os japoneses são baixinhos hehe) quando Madrid fervilha… e a grande porra (desculpem a expressão) é que continuo a descobrir coisas nesse quadro (OK também pode ser falta de poder de observação da minha parte).
De Amílcar a certeza que muito ainda tenho muito a descobrir do homem e da obra (tão maltratada às vezes) e que o pouco que dele li e o muito que ouvi na infância e na adolescência ainda ficam aquém do que podia e devia conhecer.
Se não pode ser dois minutos e meio com cada…
É Amílcar

Unknown disse...

Odair, não te preocupes. Podes votar quantas vezes quiseres e ninguém te vai acusar de fraude eleitoral! Abr.

Sampadjud, não precisas de dividir o tempo entre eles. Vens cá amanhã e vais lanchar com qualquer outro!

Alex disse...

Não estando Sócrates, nem Walt Whitman, nem Puxim, nem JSBach, nem o Che, passo.
Sorry João. Não é boicote. Mas nestas coisas não há segundas escolhas.
ZCunha

Puxim: o único verdadeiro herói literário, símbolo fundador da cabo-verdianidade. Para me fazer entender, é só lerem o conto "A HERANÇA", do mestre Virgilio Pires no N.º 8 da Resvista Claridade (pag. 55) ou na "Antologia da Ficção cabo-verdiana contemporânea" pag 405. O autor é um mestre do conto curto. E o texto acima recomendado é só o melhor texto de ficção alguma vez publicado pela pena de um Cabo-verdiano (E acreditem que eu detesto hierarquizar estas coisas. Mas neste caso é mesmo sem hesitações!). Uma jóia que cabe, sem favor, nos 10 melhores contos da Literatura Mundial. Ele é tão curto, e tão belo, que merecia um Post. Fica o desafio.

Unknown disse...

mt fixe Jon, fiquei na dúvida entre Amilcar e Cristo. Acabei votando Amílcar. Kanpion, gostei da sugestão dos 5min. Ken dera.

Anónimo disse...

Não me importava de ter 5mn de conversa com quase todos, mas a minha escolha é com certeza Amilcar Cabral. Do Mozart, ao invés de 5mn de conversa preferia 5mn de música ao vivo.

Unknown disse...

ZCunha, a escolha dos nomes foi quase aleatória, deves ter-te apercebido. Pessoalmente, dentro destes teria muita curiosidade de conhecer Jesus Cristo - o primeiro comunista assumido da história da Humanidade - Shakespeare - por razões óbvias, e Amilcar Cabral, como é lógico. Mas qualquer um deles teria coisas interessantes para nos dizer, não achas? Quanto ao conto, vou ler e certamente, teremos algo daqui a alguns dias. Afinal de contas, és cada vez mais um Conselheiro Mor do Castelo Margoso. Abr.

Tide, ka tem problema. Bo ta volta manhã pa falá um kzinha ke JC!

Sisi, não me parece que o Mozart fosse assim tão brilhantes instrumentista. E estando aí em Portugal, não faltarão oportunidades para apreciar musica mozartiana ao vivo!

Anónimo disse...

...definitivamente Marilyn( com uma gota de Channel n°5- espero que conheçam a historia)...como aristoles é complicado 5 minutos é pouco, Jesus cristo n é possivel sou agnostico,Shakespeare sô se el trazé sê canhote), Mozart escuto-o de vez em quando e é mâs de 5 minutos,Picasso passo,Amilcar Cabral (é pena), Princesa Diana,é pena mas sou republicano, e galileu..se fo***

Unknown disse...

Hiena, ka bo eskecê kess sondagem é totalmente fraudiana (de fraude, não confundir com freudiana), ou seja, bo podê votá tont vez bo kiser, na kem bo kiser e assim akumulá bo temp de conversa. Aliás, cinco minuto ke Marlyn é a definição perfeita de uma «rapidinha», não?

Anónimo disse...

eh eh bô é k dze , bo sabe na soncente tinha um policia que consegui da um gajo duas horas de pau na cinco minutos...quem sabe se historia se repete ...mas seriamente cinco minutos com a Marilyn e eu ia pro ceu,feliz, "discursar" com essa "malta" toda ...

Oscar N. Gomes disse...

Eu gostaria muito de ter 5 min de conversa com Jesus Cristo, tenho muitos assuntos na qual podíamos ter uma boa conversa. Eu não ficava por aí, gostaria igualmente de ter 5 min com Amílcar Cabral, eu gostaria de saber se ele não morresse qual era o rumo que ele ia tomar.
Um abraço,
OG

Unknown disse...

Hiena, sabe-se lá o que poderia dizer a Marlyn em 5 minutos. Ka bô eskecê ke a sondagem tita falá de «conversá» e não qualquer outro tipo de actividade, licita ou ilicita, com as referidas personagens (desculpam, s'un dôb kab de bôs planos...)

Oscar, a escolha mais lógica. Aliás, eles estão mano a mano, neste segundo dia de sondagem.

Anónimo disse...

Certamente Jesus Cristo.

Para este tenho tantas perguntas que eu ia até pedir um prolongamento.
É que, ou seria ele conhecedor de tudo (milagreiro e o prometido Messias), assim com reza a bíblia, e responderia-me tudo, inclusive as perguntas que eu tenho para as restantes nove figuras, ou descobriria que ele era apenas um humano extremamente bondoso.
Sendo a segunda hipótese real, ai teria pena de não ter ficado com o Aristóteles.

Unknown disse...

Quanta honra! Até o Papa visita o Margoso... e põe a possibilidade de JC ser apenas um humano extremamente bondoso... Caramba!

Anónimo disse...

Pelo que consta da sua história, o Mozart era sim um grande instrumentista, tendo inclusive passado para instrumentos como flauta e piano algumas das suas maiores composições que foram apresentadas em grandes concertos.

Abraço!

Unknown disse...

Sisi, eu ainda estou influenciado pela risada estridente e insuportável do Mozart do filme de Milos Forman («Amadeus»)... deve ser por isso! Mas o que eu queria dizer é que instrumentistas - piano, flauta - houve, há e haverá - bem melhores que o Mozart. Agora, compositores, ele é um dos maiores de sempre. Abr.

Anónimo disse...

Caro João,

eu escolheria outras figures históricas. Permita-me justificar, minimamente, as minhas escolhas possíveis e o meu voto…

1. Aristóteles [e Ibn Al Arabi, Platão, Santo Alselmo, Kant e Karl Marx – não tanto pela «grandeza filosófica» do seu pensamento mas pelo efeito prático que a sua filosofia teve e tem na humanidade] (filosofia).

2. Jesus Cristo (religião [ainda que S. Gelásio I, S. Paulo, S. Tomás de Aquino e S. Agostinho tenham tido maior influência na construção da religiosidade do ocidente que o Mestre]. De outras paragens culturais: Shidhartha).

3. Shakespeare (teatro), instintivamente.

4. Johan S. Bach [ainda que para conversar Paganini fosse bem mais interessante] (música).

5. Newton e/ou Pasteur, por razões diferentes: um pelo extraordinário contributo dado ao conhecimento em geral e o outro pelo Bem que fez a Humanidade pelas suas descobertas. Não imagino um mundo sem as suas descobertas… (ciência).

6. Charlie Chaplin e Mário Moreno [em homenagem às minhas memórias de infância; mas, confesso, gosto em particular da cinematografia de Fassbinder e de Akira Kurosawa] (cinema).

7. Picasso [ainda que goste em particular de Lawrence Alma-Tadema e Salvador Dali] (pintura).

8. Amílcar Cabral (política – se dúvida, ao nível nacional. Mas, ao nível internacional, Nelson Mandela e Disraeli – por razões quase opostas).

9. Chandragupta [Alexandre Severus e Akhenaton merecem ser revisitados] (monarquia).

Das figuras em votação, sem dúvida que seria Jesus Cristo a minha escolha. Ah, há alguns anos foi feita uma sondagem no Reino Unido e Shakespeare considerado «o homem do milénio».

Como o mesmo poeta dizia, «Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.» E, num mundo com tanta falta de amor e harmonia – se outras razões não houvessem –, a figura e os ensinamentos de Jesus Cristo continuam a ser um farol para a humanidade.

Mas não consigo ter uma dimensão do injusto na alma, pois esquecemos sempre tanta gente extraordinária: Como se chamava o homem que descobriu o fogo, o sal e a roda? E o que inventou o aço e a navegação através das estrelas, como era mesmo o seu nome?

Ah, e Amílcar Cabral!? Fez sozinho a luta pela independência? Ó Memória, como és ingrata!

Desculpa, João, por ter-me alongado mas as palavras (contrariando Humpty-Dumpty) é que mandam…

Abraço Fraterno,
Virgílio Brandão

PS: As duas primeiras perguntas que faria a Jesus Cristo seriam: 1) voltaria a morrer pelo homem? 2) Diz-me, sem rodeios e parábolas, qual é o segredo da ressurreição? Bem, pensando melhor, faria a segunda pergunta em primeiro lugar…

Anónimo disse...

1. Caro Odair,

Shakespeare é digno de ser conhecido: «Hamlet», «Othelo» (a primeira obra da história da literatura ocidental com protagonista negro), «Júlio César», «Rei Lear… Bem, diria que as suas obras completas, mas não o faço; pois, como diz o autor em «António e Cleópatra: «Pobre é o amor que pode ser contado».

E eu, não conto mais.

2. Cunha,
Desconheço esta "A HERANÇA", do Virgílio Pires. Compartilha comigo essa riqueza, ficarei grato.

Withman, basta ler o «Leaves of Grass» ou o «Calamus» para se gostar da sua poesia – incompreendida e ostracizada por almas menores, mas bela. Era, além da qualidade poética, uma pessoa com uma coragem admirável. Nem parece um americano do seu tempo…

Abraço fraterno,
Virgílio Brandão

Unknown disse...

Virgilio, as tuas escolhas sao obvias, mas é como tu mesmo disseste: são tantas mentes brilhantes que... enfim... é complicado! Escolhi, possivelmente, os mais «mediáticos». Nao tem nada de pessoal. Curiosamente, numa sondagem semelhante realizada no Reino Unido, a princesa Diana ganhou com grande destaque...

Em relaçao a Jesus, teria muito para lhe perguntar. E pergunto-me também - tema para uma cafeana - se hoje, uma figura como Jesus Cristo seria levada a sério ou até mesmo considerada um terrorista...

Abraço