Perguntas Cafeanas

12 Comments


O facto de Dionísius ser, simultaneamente,
Deus do Teatro e do Vinho,
é uma coincidência ou uma ironia?



À melhor resposta, ofereço um café





You may also like

12 comentários:

Eurídice Monteiro disse...

Oi João

Passei para te desejar um bom dia, muita merda!

bjs
Eury

Unknown disse...

Obrigado, Eury!

Sou... disse...

Tragédia Grega há-de querer dizer alguma coisa... e o moço (grego)desde pequeno foi assim habituado à plantação da uva e ambientado com o canto e dança (tragédia). Talvez seja a ironia da coincidência... mas estranho, estranho é que tenha ainda um "dedinho" nos assuntos da Fertilidade (Extase)...será do Vinho?

Margarida disse...

João, não há coincidências! Saborear um bom vinho é como apreciar uma bela peça de teatro...
Sem dúvida, que a sensação de prazer é semelhante. Mas claro.. é uma sensação só para quem tem "paladares" físicos e intelectuais apurados.
Mas mesmo, para os não apreciadores de "vinhos e outras artes requintadas" consigo encontrar semelhanças: diz-me lá se nunca apanháste na plateia espectadores daqueles que nada mais merecem do que um belo copo de três, cheio daquele vinho carrascão lá da tasca mais próxima?
Abraços e votos de muitos e bons vinhos "ao som das pancadas de Moliére".

Anónimo disse...

João acho k tu e os companheiros lá do Teatro em SV, são os melhores indicados para responder esta questão. Eu não me atrevo!!!:p

Bjão!

Unknown disse...

Sou..., certamente o vinho tem muito a dizer sobre esta matéria...

Margarida, tens toda a razão. Há vinhos e vinhos. Mas para os dois lados, ou seja, por vezes o pessoal da plateia apanha com cada coisa em palco, que fica com um sabor tipo vinho empacotado na boca... Abr.

Sisi, atreve-te, sim. Hoje é o dia indicado para isso!

Alex disse...

Nem coincidência (Que las hay las hay!) nem ironia. Diria que é uma necessidade. Trata-se de um processo, de uma deriva natural. Para se fazer parte de um tal mundo (Teatro), cujo DIA dizem hoje se celebra, é preciso muita loucura e muito vinho. Só mesmo bêbado! Atentemos no seguinte inquérito lançado hoje pela SAPO.pt. Até parece inspirado (ou plagiado) numa das Perguntas Cafeanas do João:

Costuma ir ao teatro?
Sim: 1327 (8%)
Não: 10606 (63%)
Raramente: 5000 (30%)

Desmoralizante. Mas, mesmo assim ainda há 8% que vai.
Nem com O MÊS internacional do teatro, o Teatro se safava. E eu fui dos que votou SIM!
Na mesma Página podia-se ler o seguinte:

Educação
Ministério está a investigar «dezenas» de casos de violência nas escolas (TSF)

e também

Novo estatuto do aluno
Psiquiatra Daniel Sampaio considera monstruoso o diploma (SIC)

Insatisfeito, e curioso, decidi-me a vasculhar mais um bocadinho, só e apenas, na página de acolhimento. E tropeço em mais estas:

Conhece o pensamento filosófico de Agostinho da Silva?
Sim: 714 (11%)
Muito pouco: 1218 (19%)
Não: 1791 (28%)
Não sei quem é: 2696 (42%)

e mais isto

Gosta da música dos Portishead?
Sim: 2089 (21%)
Não: 619 (6%)
Não conheço: 7313 (73%)

Bem, nem toda a gente tem de: gostar dos Portishead, saber quem foi o ilustre pensador e humanista Agostinho da Silva, ir ao Teatro.
O que é que tudo isto tem a ver com a questão cafeana de hoje? Nada! Mero pretexto para não ter de ir procurar os serviços do reputado Daniel Sampaio.
Mas tem TUDO a ver com a minha resposta. É uma resposta Ingenuana à pergunta cafeana. Tudo isto não estará ligado? Não são estes retalhos, de um certo quotidiano, que tecem essa coisa monstruosa a que chamamos O ESTADO DAS COISAS?
Será que tudo isto explica um pouco porque razão as pessoas não vão aos Teatros? Será que a não ida aos Teatros ajuda a explicar um pouco a violência nas escolas? Será que desconhecer Agostinho da Silva ajuda a explicar porque razão há violência nas escolas, a não ida aos Teatros, e, por arrastamento, desconhecer-se (nem que, por mera curiosidade intelectual) os Portishead?
Eu sei. Estou a ficar maluco. Só pode! Por isso faço a minha terapia aqui no Café, e não no Psiquiatra (Depois apresenta a factura João).
Só mesmo com vinho. Muito! E como sugere a Margarida, pode até ser do carrascão a saber a fundo de barril!
Uma última nota aos Cafeanos indefectíveis, mas desatentos. Na mesma página sobrava ainda esta notícia deliciosa. Sabiam que

Descafeinado aumenta risco de doenças cardíacas (DD)
Estudo: Descafeinado aumenta risco de doenças cardíacas
Mais de três descafeinados por dia podem aumentar o risco de contrair uma doença cardíaca, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, que analisou um universo de 187 pessoas.

Sabiam que estivemos a ser analisado/avaliados/experimentados, i.é. servimos de cobaia, e o João nem teve a decência de nos dizer 'água-vai'? Isto ajuda a explicar a dependência dos muitos viciados que frequentam este Café, e a razão por que tornaram este pedaço do mundo, num verdadeiro ESPAÇO PÚBLICO CABOVERDEANO.
Fui.
ZCunha

Anónimo disse...

� uma pura coincid�ncia da ironia...
O vinho � uma obra de arte..e o teatro...o q mais n�o �......onde brota a arte...

Teatro..e o vinho..a arte!

Sara Barreto

Unknown disse...

Belo texto, Zcunha. Mas não nos preocupemos demasiado com as estatisticas. Basta pensar que quando um regime ditatorial se apodera, via golpe de Estado, de todos os poderes, a primeira forma de expressão artística a ser controlada, ou mesmo, proibida, é o teatro. Porque será?

Quanto ao descafeínado, aqui é cafeína mesmo! E, pelo que se vê, faz bem ao coração (e à alma)!

Unknown disse...

Sara, um copo de vinho à tua!

Valdevino Bronze disse...

Moda kes broda de soncente dzê: Esse cena de CULTURA ê fudide. Enton um copo de vin nera nada mau pe incentivá mas einda esse diálogo filosófico deje malta...ou não?..humm acho que eu tb não percebo nada disto... abraços!

Unknown disse...

Botchor, um copo de (bom) vinho é sempre bem vindo, ka?