Perguntas Cafeanas

10 Comments


A morabeza crioula é hoje sobretudo
um produto turístico ou ainda há razões
para termos esperança?


Pergunta Cafeana dedicada ao Olavo

À melhor resposta, ofereço um café


You may also like

10 comentários:

Carlos Parreira disse...

Eu acredito que a nossa morabeza em momento algum será “vendida”. Porque em primeiro lugar ela é um sentimento, e os sentimentos não se vendem, pelo que sei, e em segundo lugar porque é algo particular, individual de cada Cabo-verdiano, próprio do dia-a-dia, do quotidiano das nossas gentes, é algo que nos é intrínseca, impossível de ser vendida, mas sim, de ser partilhada com o próximo de forma amável, doce, carinhosa, da forma mais pura dos sentimentos.
É nisto que acredito, e espero não ser o único, porque uma coisa é alguém querer que eu faça algo, e outra coisa é eu fazer o que essa mesma pessoa querer (…) os nossos políticos bem podem querer “vende-lo”, mas eu pergunto como é que se vende algo que não está a venda?
A morabeza não é nada menos do que saber receber bem os nossos visitantes/ convidados com toda a nossa amabilidade, algo que já nos é característico.

Morabeza é:
1.Noites de música cabo-verdiana ao vivo
2.Comer um bom peixe grelhado, beber umas cervejinhas, e falar descontraidamente a beira-mar
3.Festival da Baia Gatas
4.Carnaval do Mindelo
5.Visitar o Paul e desfrutar das suas pelas paisagens
6.Visitar São Nicolau e as suas gentes
7.Sentir o cheiro da terra molhada
8.Enfim, é tudo aquilo que fazemos e que nos faz ser diferentes


Abraç tds

Unknown disse...

Odair, eu entendo o que tu dizes. Basta ver como estão os nossos convidados todos os anos, quando vêm ao festival mindelact (não referenciado no teu comentário!): quase a chorar e com muita, mesmo muita vontade de voltar. Ou seja, ainda há espaço para este lado bom do ser-se cabo.verdiano. Mas isso nao abdica que considere o texto do Olavo, imediatamente abaixo desta cafeana, muito pertinente, no que se refere ao actual ambiente social do nosso torrão. Abr.

Alex disse...

Produto, não.
Rótulo sim! Mas a precisar urgentemente de um restyling!
ZC

Unknown disse...

Pode uma crise de mentalidade dar cabo de uma característica tão peculiar que até tem uma palavra intraduzível? (como acontece com a palavra «saudade» em relação ao portugues)... seria outra forma de colocar a pergunta.

Alex disse...

Discordo João. Neste dois exemplos as palavras, apesar de bonitas (estética e semânticamente falando) pouco importam. O que verdadeiramente importa é o que lhes dá alma, fogo, e sentido.
SAUDADE: vê p.ex. 'Nostalgia' do Tarkovsky, e diz-me com que letras se escreve saudade em russo.
MORABEZA: ver p. ex. 'A festa de Babette'; ou p.ex. pensa nesta simples e desarmente expressão brasileira: "Aceita um cafézinho?!" A ênfase está toda no verbo; esta pergunta só por gentil delicadeza o é. Na verdade não é uma pergunta, ou melhor não é só uma pergunta, mas muito mais. É mais a presunção de uma aceitação tácita. Um pedido assim, tão bonito, tão afectuoso, é simplesmente irrecusável. Ou então, a Morabeza que têm os Catalães? Só visto-sentido!
Não há nada como conhecermos outras gentes e outras culturas, para descobrirmos o quão próximos estamos e somos uns dos outros, mesmo que digamos essa proximidade, esses grãos de partilha, de mil formas diferentes. Apostar, ou insistir, na ORIGINALIDADE, desta ou daquela forma de expressão dos afectos, e dos sentimento de um povo ou de uma cultura, é, para mim, prova de provincianismo. Uma sorte de 'exotismo' auto-inflingido. Acho, eu. Mas que sei eu destas coisas?
Abç's ... com mta poesia, sempre!
ZCunha

Carlos Parreira disse...

Pois é João ficou a faltar o mindelact, mas foi um descuido quando escrevi o texto. Claro que não retiro o mérito do texto do Olavo aliás, eu também o considero pertinente, e é característico do estado social como bem dizes, que vivemos em Cabo verde.


Abraç

Unknown disse...

Que sabes tu destas coisas? Sabes muito, acredita. Eu, depois desta, meto a minha viola no saco e vou cantar num outro post...

Unknown disse...

Odair, tranquilo. Aliás, isso nao retira nenhuma pertinencia ao teu comentário. Abr. e muita poesia.

vavalandia disse...

JB... vê la se isto tem algo a ver ou (...) ..tens cá o link http://vavalandia.blogspot.com/2008/03/propsito-da-morabeza-crioula-arte-de.html#links

Unknown disse...

Vou espreitar e linkar! Abr. JB