Obrigado Nha Terra Nha Cretcheu

2 Comments


Obrigado equipa do Nha Terra Nha Cretcheu

pelos 100 programas já produzidos e dedicados ao lado bom de Cabo Verde.

Histórias, exemplos e personagens das ilhas crioulas desvendadas, durante 100 episódios, num programa que escolheu um jornalismo diferente, porque optou Cabo Verde sob um prisma positivo. No seio de um país aparentemente pobre, o “Nha Terra, nha Cretcheu” encontrou os casos de sucesso, as razões de alegria para os cabo-verdianos que estão dentro e fora deste arquipélago.

Há cerca de dois anos, quando em Portugal se vivia um clima de crispação na comunidade cabo-verdiana, o então director da RTP África desafiou Maurício Carvalho, director da Agência Caboverdeana de Imagens (ACI), produtora do “Nha Terra, nha Cretcheu”, a fazer um programa de televisão que passasse uma imagem positiva de Cabo Verde. Que trouxesse para primeiro plano o esforço das suas gentes e aumentasse o orgulho da sua diáspora, o orgulho de ser crioulo. E o projecto surgiu, foi aprovado e pariu. O primeiro episódio do Nha Terra foi para o ar em Abril de 2006.

Aplausos, pois! E um bem haja a toda a equipa.

Imagem daqui


You may also like

2 comentários:

Anónimo disse...

O programa é realmente espectacular... o nome diz tudo para quem ama aqueles 10 grãozinhos de terra, e para quem está fora é uma forma de matar as saudades e estar por dentro do que passa nas ilhas.

Unknown disse...

Além da simpatia da equipa, o espantoso, por estarmos a falar de televisão e da RTP Africa, é o número 100! Quem diria! Estão realmente de parabéns...