Declaração Cafeana

17 Comments

Hoje, não quero dizer mal. Nem maldizer. Quero ver as coisas boas da vida. Pensar no como é bom assistir a esse milagre que é acordar-se vivo para mais um dia. Porque por vezes parece que me esqueço da sorte que tenho. Quero e partilho.

Assim, desafiado pelo Paulino e inspirado pelo Bagaço - duas companhias blogueiras - quero dizer, alto e bom som, que estas são algumas das razões que me fazem gostar tanto de viver, onde e com quem escolhi viver. Amanhã podem ser outras. Hoje são estas, assim derrepente:

1. Levantar-me a ouvir os gritos das minhas filhas;
2. Ouvir, da varanda, às 10 da noite, música cabo-verdiana que vem do restaurante Archote, e que fica a dois passos da minha casa;
3. Ouvir a minha filha Inês a dizer-me, como quem canta uma morna, «nha pai»;
4. Ver a Lua cheia do meu terraço, fazendo brilhar a Baía do Mindelo como se fosse de dia, de uma outra espécie e colorido;
5. Saber que se pode sempre dançar, mesmo que não haja uma razão lógica para o fazer;
6. Beber vinho branco fresco de Chã das Caldeiras e beijar a Bety como se fosse a primeira vez, mesmo estando nós juntos há 14 anos;
7. Ouvir a Mayra Andrade cantar para ajudarmos os mínimos di rua, deitado na rede baiana que, finalmente, consegui colocar dentro de casa;
8. Receber um pedido da minha filha Laura para não me esquecer de pôr o despertador, dar-lhe um beijo de boa noite e levar-lhe um copo de leite na cama, geralmente em três pedidos diferentes, espaçados por alguns minutos, como se fossem apenas pretextos para estarmos juntos antes do sonho nos levar;
9. Estar em cima d'um palco e viver uma vida outra, e suar muito, para o fazer;
10. Beber água fresca a meio da noite;
11. Estar com os amigos, principalmente se entre eles estiver o Mário Lúcio;
12. Ouvir o Vasco Martins tocar piano, olhando para o céu, como se esperasse a benção (que chega sempre);
13. Actualizar o Café Margoso, o que me «obriga» a ler poesia todos os dias, e a comunicar com amigos que também gostam deste café.

Aquele abraço


You may also like

17 comentários:

Anónimo disse...

Olá João,

Gostei muito de ler as tuas razões ....e confesso que muitas também são as que me fazem gostar de viver, sobretudo as relacionadas com os filhos. Não há nada, mas nada que dê tanto prazer e que encha o coração do que aquela vozinha da minha filha (maria rita- 20 meses) a dizer quando acorda, mãeeeeeeeeee, paiiiiiiiii aos gritos! É tão bom, mas tão bom...e não passa ao longo do dia, sempre que ela me chama mãe eu derreto-me e penso que nunca farei nada tão bom e bonito na vida como aquela menina!
beijinhos
catarina

Unknown disse...

Ah Catarina, amor de pai pela(s) filha(s) deixa-nos meio abananados, pois claro!

Anónimo disse...

emocionei-me muito com este teu post
é que como disseste, esquecemo-nos constantemente da sorte que temos e do que nos faz feliz, do que nos faz sorrir, pequenas coisas que bem vistas, com o olhar de alegria são causa de grande amor e felicidade :) deviamos ter sempre um alarme que se fizesse ouvir (tipo uma vez por semana?)para que nos lembrassemos.....
acho que a simples lembrança de cada uma das coisas que enumeraste já te faz sorrir :)
hoje, tu mereces flores João
Abraço****

velu disse...

simplesmente fantástico este teu post! É assim mesmo a vida, feita de coisas simples e belas! Por frequentar o café, já me sinto incluida nesse rol. Obrigada.
Abraço.
Tuas filhas são "unas guapas".

Unknown disse...

Caro(a) ****, obrigado pelas flores!

Velu, estás sim, no rol que faz a clientela cinco estrelas do Margoso... E sim, concordo, as minhas filhas são «guapas»!

Anónimo disse...

E tudo o resto é história não é João? É nessas pequenas e marivilhosas coisas e situações da vida que está a verdadeira felicidade, e pelos vistos és um abençoado.

Adorei o post!!

Abraço!

Anónimo disse...

Acho muito importante realcar o lado positivo da vida, ja que ha tanta negatividade a nossa volta.

Obrigado pelo desafio pois lembramo-nos mais frequentemente de queixar que de dar gracas.

Neste momento farei eco aos pais aqui no blog e dou gracas aos meus filhos com quem aprendo a ser crianca de novo e a Amar incondicionalmente.

Sara

Miguel Barbosa disse...

Things that money just can't buy!

Anónimo disse...

Resumindo tudo isso dás resposta a tua ùltima pergunta cafeana.

:o)))

Unknown disse...

Sisi, eu penso que sim, que sou um abençoado. Por vezes é que me esqueço disso mesmo...

Sara, nem mais. Ninguém melhor que os filhos para nos lembrarmos das coisas mais simples e também das mais valiosas.

Miguel, fica sempre bem um comentário very british...

Moreia, nem mais!

Alex disse...

Vai aonde te leva o coração (José Tolentino de Mendonça).
Quanto ao resto, faço SILÊNCIO. Eu, comovido a norte.
Ob pela partilha
ZC

Unknown disse...

Porque será que cada vez mais acho o verbo «partilhar» essencial para a nossa saúde mental colectiva? (isto até dá uma cafeana)

Alex disse...

João, não venhas com essa merda da saúde metal outra vez. Já tiveste a tua dose, e foi cavalar.
Falando sério, eu bem te dizia que BASTAVA UMA PALAVRA PARA NOS SALVARMOS.
Ei-la! A tal que vale por mil imagens. Porque está (tem de estar) presente em tudo o que fazemos. Aquela que É sentido, porque DÁ sentido, às coisas aqui em baixo.
ZC

Unknown disse...

Acabei de abrir uma nova secçao aqui do Margoso sobre isso! ZCunha, definitivamente, temos que tomar uns cafés. Vou a Lisboa no final de Maio, marca aí na tua agenda. Abr.

Anónimo disse...

Mario Lucio!?
OooooooOOoOoo nha mééééé!

Alex disse...

Com todo o gosto. Mas, morde-te de inveja, desde que não seja a 7, porque nese dia estarei no CCB às 21h para o "MASURCA FOGO". Já está quase esgotado. Só achei laterais. Desculpa lá a maldade, mas... ficamos kites com aquela do Vasco. Ah,ah,ah,ah...
Sacanagem da alta
1ab

Unknown disse...

Eu sabia que o ML tinha fãns espalhados por todo o CV, mas assim... hehehe

ZCunha, golpe baixo, muito baixo. Acerto no baixo das partes baixas e doeu. Mas o café fica prometido. Aliás, a visita é só lá para o final do mês. Entretanto, a dor de cotovelo serena. Abr.