Café Sarcástico

3 Comments

«As pessoas pensam que o amor dura para sempre. Enganam-se. Nada dura para sempre. Não há amor eterno. Não nego que Julieta e Romeu morreram de amor, prometendo amar-se para todo o sempre, mas se tivessem continuado vivos tinham-se divorciado ao fim de cinco anos, sobretudo se tivessem gerado uma ou duas crianças.»


Rui Zink in «Apocalipse Nau»


You may also like

3 comentários:

Fonseca Soares disse...

Eh pá, eh pá! Não sei não! É verdade que, nunca se saberá o que poderia acontecer ao universal casal Julieta e Romeu, caso a conjuntura não tivesse tornado impossível esse Amor. Milhões e milhões de casais pelo mundo fora se rendem à evidência imposta pela dura realidade da rotina da vida, deixando morrer efemeramente amores anunciados de eternos… Mas também, outros milhões e milhões mais de casais que conseguem a proeza de ‘viver uma vida inteira em comum’, na condição de marido e mulher… Amor eterno? Não acredito, mas ‘que los hay, los hay’!!!
Tchá

Alex disse...

Que pessoas são essas, e que amor é esse? "Para sempre"? "Eterno"? Lá está, quando associamos o amor a duas impossibilidades, só resta mesmo o(s) amor(es) possível. O resto é literatura, lugares comuns e frases feitas.
Deixando-me de filosofices, e evitando o pessimismo cínico, direi apenas que nascemos e vivemos PARA AMAR. Nas suas muitas formas e fórmulas, o amor, todos os grandes amores, são por uma vida inteira. No fundo, os diferentes amores que vamos somando ao longo da vida (não falo de paixonetas ou simpatias), e não apenas por pessoas, são O AMOR DA NOSSA VIDA. Enfim, tudo o que amamos, só não é eterno, nem para sempre (detesto estas duas palavras, são como dois espinhos metafísicos na nossa mortalidade), porque também nós não somos. Mas acreditem que, o que quer que sejamos, somos essa soma de AMOR que vamos recebendo e distribuindo, com maior ou menor generosidade, pela vida fora. Partilhem o amor generosamente, ainda não paga imposto nem é preciso licença.
"Amai-vos uns ao outros!" lembram-se!? Talvez a 'eternidade' e 'para sempre' sejam isto! Talvez!
Abç's
ZCunha

Unknown disse...

Eu sou daqueles que pensa que a eternidade está dentro de nós e define-se na forma como vivemos cada segundo. O resto é lirismo. Porque a poesia, essa, vai muito mais fundo.