Café Se Não Podes Vencê-los

5 Comments



Sempre ouvi dizer que o Carnaval representava a maior festa pagã do Mundo. Segundo rezam (salvo seja) as enciclopédias "pré-Cristãos medievais e Carnavais modernos tem um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles< sacrifícios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristãos. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos.”

Por outro lado, sempre fui acostumado a que amigos e conhecidos mais religiosos me viessem dizer que durante estes dias loucos estariam "em retiro", aproveitando que a cidade era invadida pelo êxtase para, em conjunto com outros companheiros e fugindo da confusão, irem para longe da cidade, aproveitando para uma reflexão que de alguma forma os alimentasse espiritualmente.

Não deixa de ser por isso curioso que o Carnaval do Mindelo tenha tido nesta edição de 2012 um grupo ligado à Paróquia de Nossa Senhora da Luz a desfilar, com música, carro alegórico, alas, coreografias e tudo o que é preciso para não envergonhar uma passagem pelo circuito habitualmente ocupado pelos foliões. Com túnicas, bíblias na mão, personagens representando personagens caras à historiografia cristã, um modesto trilho eléctrico, cerca de uma centena de crentes fizeram-se ao carnaval e desfilaram pelas mesmas ruas do Mindelo. 

Longe, pois, vão os tempos de retiros. Numa ilha onde grande percentagem da população assume-se como católica praticante e que tem no Carnaval a sua maior festa popular, é caso para dizer que já não era sem tempo que os nossos católicos se juntassem à festa, pela positiva tentando simplesmente passar a sua mensagem. Tempos modernos ou como diz o outro, se não podes vencê-los, junta-te a eles!



You may also like

5 comentários:

Manu Moreno disse...

[APLAUSO]Djonsa!

Por ti poesia
Por ti poema
Por ti poetisa
Por ti poeta
Por ti musica
Por ti cultura
Por ti teatro
por ti cantor
Por ti amor
Pelas cores
Pelos brilhos
Pelos trabalhadores
Pelo festival
Pelo carnaval
Nao pelos padres
Nao pelos bispos
Nao pelo papa
Nao pelo politico
Mas pelo espantalho
Que espanta as angustias
Vivo(Feliz),trabalho e luto.

ManuMoreno.
Kel Abxom di Kuraxom!

Heldergmail.com disse...

Muito bom, Moreno!

Abxo!
Helderg.

Maria pina disse...

Ahahaahah....e pela discoteca(Praia, Mindelo e Sal)...ahahahaahah!
Bjos carnavalesco.
Maria pina

Manu Moreno disse...

I'm a fan of this place....thanks all....!!!!
Kel abxom di kuraxom!!!
ManuMoreno.

Anónimo disse...

'Tão pá!!! Não há novidades? O carnaval deixou-te KO??!!