Cafeína Visual

4 Comments




Nem todos temos que ser cordeiros (Obrigado, João Paradela).

Fotografia tirada em Hamburgo em 1936 durante as celebrações do lançamento de um navio. No meio da multidão, uma pessoa recusa-se a levantar o braço e não faz a saudação nazi. O nome dele é August Landmesser. Alguém que já tinha tido problemas com as autoridades tendo sido condenado a dois anos de trabalhos forçados por ter casado com uma judia. De resto, pouco mais se sabe sobre este homem, excepto que teve dois filhos. Por sorte, um dos seus filhos reconheceu o pai nesta fotografia quando ela foi publicada num jornal alemão em 1991.

Escusado será dizer do orgulho que deve ter sentido do pai, naquele momento...



You may also like

4 comentários:

Paulino Dias disse...

Caro JB,

Taí uma coisa que aprecio muito num fulano ou numa fulana: assumir posições. Com coragem, com frontalidade, mas com elevação e respeito às posições do outro. Defender o que acreditamos e não o que os outros acreditam. Ter a honestidade intelectual (e os colhões) de dizer que o Rei vai nú, quando este vai mesmo nú, porra!

Precisamos mais disso por estas bandas... Esta foto tocou-me imenso. Inspira, sem dúvida...

Um abraço,

Anónimo disse...

Esse gajo deve ter mesmo tomates! No meio de centenas de nazis!!!!!
Bem...se calhar se esqueceu de levantar a mão ahaahahahahahah

Anónimo disse...

Falta-lhe o outro lado da simetria.

O LENINISMO, ESTALINISMO, TROTSKISMO etc etc.. COMUNISMO, PAIGCVISMO....

Por acaso vi uma exposiçao grafica de cartazes dessas ideologias assassinas, recentemente na EUROPA....

Sao iguaisinhas, sao gémeas.....

Al Binda

David disse...

Há uma história muito parecidada com esta e aconteceu à 30 de Janeiro de 1938. No Estádio do Belenenses, o único campo relvado que então existia em PT. As míticas Salésias ou Estádio José Manuel Soares Pepe. A Selecção de Portugal defrontava a sua congénere da Espanha e os jogadores de ambas as turmas fizeram a saudação fascista... ...Os jogadores, menos 3. E esses 3, todos eles, eram jogadores do Belenenses. Foram os únicos que tiveram o espírito e a coragem para se recusarem.Na verdade dos 3 maiores clubes de Pt só o Benfica não "praticava" a saudação fascista, tanto o Porto como o Sporting a faziam... mas isso deve-se ao vermelho mais socialista do Benfica.