Declaração Cafeana

6 Comments



Na sequência dos sucessivos cortes de luz e falta de água, que desde há meses tem fustigado a capital do País, cidade da Praia, foi anunciada uma manifestação de repúdio e protesto tendo a Electra como principal alvo. Tendo em conta o número reduzido de participantes, se comparado com a quantidade tremenda de pessoas que são, e tem sido, prejudicadas por essa situação de penúria de água e luz, confesso que fiquei algo desapontado. 

Alguns órgãos de comunicação social deram conta da participação de cerca de três centenas de pessoas na manifestação, o que me parece manifestamente pouco, dada a gravidade da situação. Hoje, em que todos os candidatos à Presidência da Republica clamam pela patente da cidadania, talvez não fosse mau reflectirmos um pouco sobre essa falta de capacidade de mobilização dos cabo-verdianos, quando o assunto é também do seu interesse. No dia em que foi marcada a tolerância de ponto pelo Governo, para a campanha nacional de limpeza, também foi um pouco isso que se assistiu: metade limpava, a outra metade assistia com uma Strela fresquinha nas mãos e um sorriso cínico no rosto, como quem diz, “mim, n ka tem nada a ver kess koza!”

Parabenizar quem participa nessas acções cívicas não impede que possamos questionar também porque é que ainda estamos tão aquém do que seria desejável para podermos dizer que temos em Cabo Verde uma sociedade civil activa, consciente, participativa e interessada. A verdade é que não temos. Ainda são poucos os que tem consciência de que a união faz a força, e que se a manifestação de protesto pelo mau funcionamento da Electra tivesse tido, por exemplo, o mesmo número de participantes que tem, por exemplo, o festival de música da Gamboa, cerca de 40 mil pessoas, a pressão para que este problema fosse resolvido, a consciência de que o Governo tem que encontrar uma solução nova para uma questão que já tem barbas de tão antigo, seriam infinitamente maiores.



You may also like

6 comentários:

Anónimo disse...

Tem a razão....éramos poucos.

Mas ainda muita gente tem medo de manifestar... por medo.....sei que pode parecer irracional, mas é o que acontece.

no entanto, acho mal que a tónica da noticia tenha sido colocada no número de participantes e não no problema em si.

Kuskas disse...

Oh JB.
Eu fui uma das participantes e fiquei pra lá de desapontada. Mas fiquei desapontada com os milhares de praienses que nao foram e com a Pro-Praia que permitiu que as mensagens escritas nos cartazes tivessem um cunho politico e partidário (tipo, "mesti muda", "apagou ou nao apagou"). eu fui e protestei contra uma administraçao incompetente. Claro que o Governo tem a sua responsabilidade nessa historia, mas o cunho da manifestaçao era protestar para mais respeito aos cidadaos pagantes de energia e nao pela queda de um governo.

A manisfestaçao mostrou-me uma coisa do meu povo: hoje em dia qualquer que seja a manifestaçao seja pela paz, pela segurança ou por "luz", as pessoas nao participam por acham que é ir contra o partido no qual votaram!!!! Admira-me a forma como tudo nesta p****** de país as coisas estão partidarizadas e politizadas.

Nós, praienses (entenda-se os habitantes da Praia) merecemos a porcaria de cidade que temos!! Tenho dito

Ivan Santos disse...

"...o povo unido, jamais será vencido..."

Anónimo disse...

Sou morador da Praia dos apagões e da falta de água e não fui à manif. Infelizmente nós somos uma nação movida (sómente)a paixões e não (também) à razão. Manifestção "espontânea da sociwdade civil" não existe e só seguimos pastores de cunho essencialmente político e partidário. Já se sabia que a manifestação iria ser uma manifestação política da oposição, que aproveitaria esse problema para fazer propaganda partidária. A política não é dissociável da mais pequena das nossas acções, mas creio que essa manifestação seria mais uma manif. anti-governo do que contra a situação energética da Praia própriamente. Ninguém acredite que não há apoiantes do governo desgastadíssimos com a situaçao e que estariam presentes numa manifestação apartidária. Ainda estamos na infancia da vida política, mas convinha que se soubesse que ninguem gosta de ser usado para benefícios políticos. Se eu fosse à manifestação seria para manifestar meu desagrado com a situação da agua e energia, e nao para apoiar nenhum partido da oposição, pois todos sabemos que a actuação de um governo não se resume à capital e a esse problema.
Critiquemos e ofereçamos soluções alternativas, já agora...

Anónimo disse...

Gostei muito do comentário do Kuskas, resume aquilo que penso sobre a nossa postura em CV.

Kriolbox disse...

É isso o tipo de politica que temos em Cabo Verde, fome de poder. Enquanto houver petróleo para os geradores dos deputados e dos ministro estará tudo bem, a oposição em Cabo Verde é um cão que ladra mas nunca vai morder. O povo precisa de apoio e incentivo, já estamos acomodados no desleixe provocado pelos outros. É a electra, a violência, guerra de terrenos por todas os municípios do pais, falta de emprego...
Mas, enquanto houver 50$00 para mais um grogue tudo estará bem por estas bandas.