Café com Cultura

2 Comments



No documento disponibilizado online - excelente iniciativa! - com o programa do Governo integral para a próxima legislatura (aqui), interessa-me especialmente a parte dedicada à cultura e à política cultural.

Cá fica o que de mais importante se projecta para o sector durante o período 2011 - 2016. O que pensam disto? Para já, parece-me um programa ambicioso quanto baste. Será realista ou exequível? Por nós, cá estaremos para opinar, propor, criticar, contribuir, sempre que se justifique. 


«Transformar a nossa Cultura num recurso estratégico»

Para transformar a Cultura Cabo‐verdiana em recurso estratégico, o Governo irá formular e implementar uma política cultural virada para o desenvolvimento dando uma atenção especial: 

• À revisão do quadro institucional de maneira a permitir uma maior parceria entre o Estado, os Produtores de cultura e o sector privado, bem como a gestão partilhada do sector da cultura e a capacitação institucional para promover, defender e divulgar os produtos culturais e a propriedade intelectual. Neste particular, o Governo irá dinamizar a criação de uma Sociedade para o Desenvolvimento da Cultura no quadro de uma Parceria Público Privado de promoção da cultura;

• À aprovação do quadro legal do desenvolvimento cultural, das indústrias culturais e criativas nas áreas que suportam a criação artística, artesanal e a recreação histórica, como: música, audiovisual, organização de espectáculos/ festas pagãs e religiosas, arte, teatro, gastronomia, moda, literatura, cinema, e ao reforço da segurança jurídica dos criadores e produtores de cultura nomeadamente na luta contra a pirataria cultural e a cobrança dos Direitos de autor;

• À profissionalização dos agentes culturais e dos organizadores de espectáculos bem como a formulação de um quadro legal que permita a protecção dos direitos dos criadores e uma melhor articulação entre os produtores de cultura e o público;

• À adopção de incentivos aos criadores e aos difusores de cultura através da criação de um Fundo de incentivos à cultura, de medidas de incentivos fiscais, de apoio através de ADEI ao empreendedorismo cultural, da concessão de subvenções aos gestores das pequenas salas de animação cultural, e de um sistema de incentivos para exportação de produtos culturais;

• Promover o desenvolvimento de infra‐estruturas culturais; 

• Construir centros de conferências e culturais multiusos na Praia e Mindelo; 

• À continuação de uma atenção especial à língua Caboverdeana, com recurso cada vez maior aos conhecimentos técnicos, ao aprofundamento e socialização aberta e generalizada desses conhecimentos, utilizando todos os meios técnicos e tecnológicos disponíveis interna e internacionalmente.

• Promover o desenvolvimento do sector artesanal ligado ao turismo.

Pintura "Crral da ruça" de Manuel Figueira




You may also like

2 comentários:

Bitim disse...

Bem, eu sou de opinião a favor que a nossa cultura se transforma num recurso estratégico, de forma a gerar rendimentos e empregos fixos. Em contrapartida, devo dizer que ao mesmo tempo sou contra as politicas de esbanjamento, desperdicio e avultosos gastos desnecessários, que vem acontecendo no sector da cultura. Principalmente se levarmos em conta a conjuntura actual em que vivemos, de crises financeiras, mudanças climáticas e profundas transformações politico-sociais no mundo. Portanto para um país que vive da ajuda externa, seria muito bom que começasse a pensar em ideias e politicas de poupança e contenção de despesas.

Portanto à 1ª mão e a curto prazo, devem ser analisados e avaliados os grandes eventos culturais do país que podem ser transformados em produtos turisticos de alta qualidade e rendimento, e que merecem o apoio total do Governo (financeiro, promocional e marketing), como por exemplo:
- O festival de Baía das Gatas;
- O Carnaval de São Vicente;
- Festival Mindelact;
- Expotur;
- Alguns festas municipais deverão ter o apoio do Governo, mas aqueles de menor dimensão são da responsabilidade das Câmaras.

David disse...

Alguém leu o programa do anterior governo sobre a cultura? Seria interessante comparar com o que foi implementado