Um Café com os Bolseiros

4 Comments




Sim, a situação dos bolseiros cabo-verdianos em Portugal é preocupante. E o próximo ano não augura nada de bom: custo mais que certo aumento do custo de vida, subida do desemprego, estagnação da económica. A reportagem publicada no jornal Público sobre o assunto traça um panorama preocupante da situação actual.

Há um grupo a mobilizar-se para engendrar formas de luta - de Cabo Verde e de outros países lusófonos a viver em condições idênticas. Mas Nuno não deposita grande fé na ideia. Julga que os estudantes estão demasiado ocupados com a sobrevivência. "É como se te deitassem ao mar. Tens de nadar. Não vais discutir por que te atiraram à água." Uma reportagem publicada no Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Não está mal.

Vejam a reportagem completa, aqui.






You may also like

4 comentários:

Unknown disse...

Isto é quase um regresso à questão da Cultura, ao investimento na Cultura, à aposta na Cultura e uma cultura de...CULTURA! Não se inventa gente culta negando-lhe os alicerces...Quando é que as pessoas vão entender que a cultura é tão importantd como a saúde, por exemplo!

Anónimo disse...

funeral de margoso é ki diaa!!!!????

Anónimo disse...

Como entendo estes estudantes. Quando estudei no Brasil até a sopa dos pobres da Cruz vermelha fui, porque a bolsa atrasava, atrasava....
Dói, mas tenho um orgulho de ter ultrapassado tudo isso e conseguido terminar o curso!!

Silva disse...

A situação dos bolseiros é preocupante sim, não só os bolseiros mas de todos os estudantes que estão fora do país.
JB, sabes o que é mais preocupante do que isso? É ter testemunhos de muitos estudantes que estão doentes de alma. Muitos deles, por mil e um motivos, estão depressivos, solitários, angustiados e sem esperança. A depressão vem sendo uma realidade cruel na vida de muitos dos nossos estudantes por esse mundo fora.
Que fazer, que dizer perante isso: “…mi é um lixo, n ka ta sirvi pa nada, n kre morri…vida ka tem graça…n ka sta ta bem konsigi fazi isso… n teni fomi” – quem consegue ter sucesso escolar com esse pensamento.
JB, quero que escreva sobre isso. Quero que alertas o nosso povo que alguns dos seus estudantes estão depressivos e que assim eles não vão ter sucesso escolar e até podemos perder alguns para a droga ou para a morte.
Investiga e vais ver que isso é uma realidade.
Alerta vermelho,
Já tenho medo de ouvir “n tenta mata nha cabeça”