Cafeína

5 Comments





"No século passado, intelectuais como Jean-Paul Sartre e cientistas como Einstein conseguiram estreitar o desnivelamento da linguagem existente entre o público e as chamadas elites, fazendo palestras em bares para pessoas comuns, por exemplo. Hoje não temos isso. As pessoas refugiam-se na especialização. Nas universidades utiliza-se uma linguagem considerada difícil. Não se traz o debate para a rua. Mas as ideias têm que ser debatidas abertamente."

Angus Kennedy - Institute of Ideas





You may also like

5 comentários:

Elsie Gomes disse...

E perde-se muito não trazendo as ideias para o "povo", que muitas vezes tem muito que acrescentar às ideias brilhantes dos "génios".

Bom dia!

Sisi

mdsol disse...

Muita insegurança da Academia, disfarçada de superioridade!

:))))

Anónimo disse...

Eu sugiro o site www.ted.com (Ideas worth spreading). Discutem ideias sobre tudo e com uma linguagem bastante acessível, desde que se perceba inglês, é claro.
Adoro o blog!!!!!

Sandrine

Sarabudja disse...

Alguns novos eruditos pavoneiam frases elaboradas e enfiam a ciência em "ghettos". Não sei se por complexo e insegurança, se por viveram num mundo pouco social. Enfim, conheço um novo fazedor de textos científicos que os escreve com palavras enoooormes e fica aborrecido quando alguém lhe diz que não entende, ou achou aborrecido. Aponta como solução o nivelamento por cima de quem o lê. Ignora que mais de metade dos familiares, amigos e conhecidos não se exprime do mesmo modo (que apesar de elaborado, não é correcto na forma).

Anónimo disse...

Como diz o meu pai " Não sei aonde estão os intelectuais de CV, na radio houve-se somente a nha Balila, por mim ela é a pessoa mais inteligente de CV