Café em Silêncio

10 Comments




Manuel d'Novas
(1938 - 2009)

Este tem sido um daqueles anos... A morte levou o maior trovador cabo-verdiano de todos os tempos. O mestre dos mestres deixou o mundo dos vivos.



Ilustração de Neu Lopes, filho do mestre, que lhe prestou uma belíssima homenagem com a encenação da revista teatral "Biografia d'un Criôl" no ano passado, e a quem deixo aqui o meu mais profundo abraço de amizade.



You may also like

10 comentários:

Kuskas disse...

João
Há muito que não deixo nenhum comentário aqui.
Hoje estou triste, verdadeiramente triste. Morreu o maior compositor da musica cabo-verdiana, morreu o homem cujas musicas marcaram a minha infancia, pois muito nova ouvia minha mãe a cantarolar as musicas dele gravadas pelo Bana e pelo Ildo Lobo que tocavam na cassete de rádio enquanto ela passava roupa a ferro.
Na minha formatura no Brasil colocaram a musica "biografia de um criol"(surpresa preparada pelos meus colegas brasileiros)quando eu fui receber o meu diploma e escusado será dizer o quanto chorei.

Hoje aqui neste espaço do margoso deixo aos filhos e ao Neu em especial os meus sentimentos e digo que para mim "Biografia de um criol" é a melhor musica cabo-verdiana de todos os tempos, pois naqueles versos ele descreveu tudo aquilo que somos.

Que a terra te seja leve Naiss

Kuskas

Anónimo disse...

O titiu...

Tristeza é assim
bsote ta bá ta bái
terra ta ingli bsote
cada vez um ta perdê um
li na terra longe
sem pôde oiá na oi nem braçá
quês gente cum ta amâ
Sodade ê assim


Um abraço forte Neu...e tud familia.

C.F.

Carlos Parreira disse...

É como muita dor e lágrimas que hoje li a notícia da morte do nosso compositor Manuel D´Novas.

A cada dia que passa a nossa cultura fica mais pobre.

Os meus sinceros pesamos

Mil salvas ao mestre …

Anónimo disse...

Perda absolutamente irreparável. Há mesmo quem seja insubstituível. RIP

a) RB

Anónimo disse...

Eu nem consigo verbalizar o vazio deixado pelo Mestre. So apetece chorar, e chorar...Ka tem palavra pa ess hora de dor, ka tem consol...

Aos familiares, sentidas condolencias

Pimintinha

Unknown disse...

Comecei a apreciar M.D'Novas nos tempos áureos da Voz de Cabo Verde, com Bana, Morgadinho, Franck Cavaquim, Luis Morais, Djosinha e outros. Belos tempos...Belíssimas músicas!
O meu sentido adeus...
Zito

Et disse...

Não tenho palavras JB. Sublinho as "condolências à família". Et

Mic Dax disse...

Na bolsa dos valores, a cidade de Mindelo desceu bastante hoje, depois da partida dum dos seus accionistas. Levando com ele a maiora parte da sua riqueza, o futuro da actividade fica incerto.

------

So para informar: quais são as musicas de Manuel d'Novas que Voz de Cabo Verde tocaram? Eu achei nenhuma gravada. Obrigado.

Manu Moreno disse...

As vezes algumas noticias nos tornam pequenos porque tiram o que as nossas almas podem dar, e tornam-nos pobres porque acredito que a nossa unica riqueza e' o sentimento complementado com a imaginaxao para a fantazia, mas o nosso fantastico partiu e deixou-nos apenas com palavras de condulencias a familia enlotada.

ManuMoreno
Kel abxom di kuraxom

Carla disse...

Pois é, ess one soncente já perdê, Bius, agora Manel D´Novas, enfim nôs cultura ti ta fcá más pobre.
Mas também un concordá c´Isaura Gomes (pela primeira vez na vida) ora quel dzê ma soncente pode produzi outros talentos pa sigui passos dess mestre da música cabo-verdiana.
que a terra lhe seja leve.
os meus pesames.