Café Visual

12 Comments



Fiquei muito contente com a notícia da organização da I Mostra de Fotografia Contemporânea, na cidade da Praia, sob a sigla "Made in Cabo Verde", tendo o arquipélago como tema. Cada fotógrafo será convidado a participar com duas imagens. Já foram convidados nomes como Omar Camilo, Tchitche, César Schofield, Pedro Moita ou Baluka Brazão. A curadoria da mostra estará a cargo de Abraão Vicente. Segundo se pode ler na notícia publicada no jornal A Nação, as inscriçôes estão abertas para todos os indivíduos que partilhem a mesma paixão pela fotografia.

Aplaudo a iniciativa, espero que venham ao Mindelo mostrar o resultado e não seria mau incluir no lote referido dois nomes que tem muito talento e arte no que toca a fotografar pedaços d'alma crioula:


Kizó Oliveira

(ver mais imagens aqui)


Pedro Madeira Pinto


(ver galeria completa aqui)


Quem tiver interessado em participar pode enviar um mail para mosf.cv@gmail.com




You may also like

12 comentários:

Neu Lopes disse...

Acho bem, João. Porém com a humildade e, ao mesmo tempo, o senso crítico do Kisó, não sei se este se incluiria nisso. Contudo sabemos muito bem o valor do trabalho do artista.

Unknown disse...

Neu, eu sei que o Kizó vai ler isto e vai pensar, mas eu nem sou fotógrafo, era o que me faltava, etc. Mas eu gosto do trabalho dele e tenho pena que numa primeira mostra ligada à fotografia, ele não possa estar incluído. Claro que não querendo será difícil...

Anónimo disse...

"A curadoria da mostra estará a cargo de Abraão Vicente"

O que é um Curador, O que é preciso para ser curador.

Na minha opinião há que especializar para ser Curador, mas em Cabo Verde temos artistas que auto intitulam de Curador

Anónimo disse...

2 fotos lindíssimas!

Anónimo disse...

ai ai ai a moscas!! chamem-~lhe organizador, porteiro, secretária, fulano, filho d.p, o que importa é é que um tipo que descomplexadamente vai fazendo coisas, vai tendo iniciativas! antes de haver a palavra curator já havia quem organizava as exposições ou não? é preciso ter muita paciencia para entender os cv! Oh João já agora vai lá tu também tirar um curso de curador do Mindelact heheh!!! e esse cabão do Abraão Vicente que pare de tentar fazer coisas que nós gostamos é de Pasmaceira...fodas... Arrre que
doi a cabeça!arrrre!!

A. T.Morais

Anónimo disse...

2 fotos SUPER lindissimas!

Anónimo disse...

Paulinha,longe de mim defender Abraão Vicente, mas não sentiremos nesse comentário uma pontinha de ciúme?

E sejamos francos, o Abraão Vicente tem toda a legitimidade e background artistico para assumir esse papel, afinal, como refere, se existem assim tantos artistas que se auto intitulam artistas, porque será que ele próprio não poderá chamar os mesmos louros para si?

Que mania de passarem o tempo a medirem as capacidades de cada um, em vez de se preocuparem com as suas.

Unknown disse...

A.T. Morais e Anónimo, só para dizer que concordo em absoluto com os dois. A senhora Paulinha tem direito à sua opinião, mas vê-se que fala do que não sabe: se os artistas de Cabp Verde (inclusivé da área da música) estivessem à espera de ser "especializar" para fazer o que fazem (e muitos fazem-no muito bem), Cabo Verde deixava de ter gente tão empreendedora e criativa. Não estou, como é óbvio, a dizer que não é importante estudar. Estou a dizer que é mais importante ousar.

Anónimo disse...

Sou um fã do Kisó há muito. é um fotógrafo brilhante!

Anónimo disse...

A minha pergunta foi muito simples, O que é um Curador? Nada tem a ver com ciúmes e nem de avaliação do Abrão. Estava a espera do café margoso uma resposta Clara.
Eu não estou no meio artístico não conheço e gostaria de saber tudo sobre "Curador de Arte"

Unknown disse...

"a curadoria se define como uma campo de pesquisa, criação e açao cultural que serve de plataforma teorica/criativa para desenvolvimento de projetos e experiencias das mais diversas.

o objetivo é estabelecer aproximações conceituais, esteticas e politicas, entre diferentes 'formas de saber'.

a partir do recorte de cada curadoria, a ideia é criar grupos de pesquisa para o desenvolvimento de 'laboratorios de 'ideias' e roteiro de pesquisa e criacao"

Há muito mais na Internet sobre o tema. Bem interessante, aliás.

Abraço

Unknown disse...

Mais uma definição:

"Curadoria é a designação genérica do processo de concepção, organização e montagem da exposição pública. Inclui todos os passos necessários à exposição de um acervo, quais sejam: conceituação, documentação e seleção do acervo, produção de textos, publicações e planejamento da disposição física dos objetos. Refere-se também ao cargo ou função exercida por aquele que é responsável por zelar pelo acervo de um museu."