Café Comemorativo

4 Comments

Charles Darwin
(12 de Fevereiro de 1809 - 19 de Abril de 1882)


Aqui foi onde em vi pela primeira vez a glória da vegetação tropical. Tâmaras, bananas e palmeiras floresciam no meu caminho. Eu voltei para o navio, pisando rochas vulcânicas, vendo novos insectos pousando em novas flores. Tem sido para mim um dia glorioso, como quando se dá visão a uma homem cego.

Charles Darwin in Diário após a sua primeira estadia na ilha de Santiago, Cabo Verde


Faz precisamente hoje 200 anos que Charles Darwin nasceu. Por isso, vale a pena recordar a sua passagem por Cabo Verde, em 1832, a partir deste artigo do saudoso Lantuna, de Matilde Dias, ou ler como retrata Emanuel Oliveira essa sua estadia, aqui.

Para quem quer saber mais, a Universidade de Cambridge disponibiliza na Internet a obra completa de Charles Darwin, que forneceu as bases da teoria da evolução das espécies, que inclui cerca de 50 mil páginas de texto e 40 mil imagens. Charles Darwin trocou correspondência com cerca de duas mil pessoas, desde o filósofo Karl Marx até ao zoólogo Thomas Huxley. Foram preservadas, até hoje, cerca de 15.000 cartas escritas e recebidas por Darwin, muitas das quais conservadas na Universidade de Cambridge, aqui.

Finalmente, um sítio comemorativo dos 200 anos do nascimento de Darwin, denominado Darwin 2009, com vasta documentação, e todo em língua portuguesa. Vale a pena a visita, aqui.






You may also like

4 comentários:

João Soares disse...

Olá João Branco
Sem dúvida que é importante referir que Darwin realmente visitou Cabo-Verde e os Açores.
Um abraço

Unknown disse...

Caro João, certamente. Por isso este post, que destaca esse acontecimento. Obrigado pela visita e volte sempre!

Anónimo disse...

Hello João, a grande questão é o porque é nunca tem sido falado e explorado que Darwin esteve em Santiago, Cabo Verde. Um dado histórico de todo o tamanha.

Aliás a lista é longa.
E o Veiga deve saber deles todos para fazer alguma coisa que o PATRRRIMONIO CULTURAL..

Djinho

Anónimo disse...

Muito obrigada pela informaçao, JB!