Já sabemos que o Mindelo é uma cidade vocacionada para as artes cénicas. Quando menos se espera, uma peça teatral espreita na mais inesperada esquina. O tempo em que uma estreia era notÃcia e cabeçalho dos jornais já passou. Agora é uma quase normalidade. Tanto assim é que podem até acontecer estreias sem que demos por isso.
Foi o que aconteceu com a peça "Nada é ImpossÃvel", que estreou no auditório do Centro Cultural do Mindelo, ontem ao final da tarde. Tenho o bilhete mesmo aqui há minha frente, doutra forma não acreditava. Com o subtÃtulo "para aquele que crê em Deus" ou "também você pode ter a sua vida transformada" é um espectáculo que, ao que parece, conta com uma interacção muito intensa com o público e há quem diga que é uma comédia. Do meu ponto de vista, que não estive lá e só acreditei no que aconteceu porque pessoas próximas viram com os seus dois olhos que a terra há-de um dia engolir, esta foi mas é uma grande tragédia.
Não sei se já entenderam, mas o auditório do Centro Cultural do Mindelo, a mais importante e utilizada sala de espectáculos de S. Vicente, foi utilizada para um culto de uma igreja denominada Igreja Maná, que entre outras coisas cura ou ajuda a curar infertilidades, as mais diversas doenças, mesmo aquelas que a ciência jura serem incuráveis, como a Sida ou o Cancro, ajuda os mais incautos a prosperar nos negócios e alivia dores de coluna ou de cabeça, entre muitas outras atribuições e poderes, manifestados a troco sabe-se lá do quê.
Ali mesmo ao lado do auditório decorria ainda a XXIV Feira do Livro e naquele mesmo auditório foi apresentado, 24 horas antes, um romance. Não se sabe se esta sessão foi marcada para aquela sala por causa da última peça estreada naquele espaço, que por ironia se chamava "No Inferno", mas o que se ficou a saber é que o maior centro cultural da ilha de S. Vicente, uma estrutura do Estado, da responsabilidade do Ministério da Cultura de Cabo Verde, para sobreviver tem que se sujeitar a este tipo de negócio das almas.
Imperdoável. InadmissÃvel. Batemos no fundo.





































.jpg)

