17/06/09

Um Café Curto com um Entreposto



A Margarida volta à carga para lembrar o absurdo deste concurso (aqui), já referido também no Café Margoso (aqui). Desta vez, encontrei no blogue de Rui Simões, Der Terrorist, este comentário:

"Nesta “coisa” das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, uma das “maravilhas” a concurso era a Cidade Velha de Santiago em Cabo Verde, cidade que «nasceu e desenvolveu-se por conta do tráfico negreiro», vulgo comércio de escravos. Há bocado ouvi na RTP1 uma menina referir a Cidade Velha de Santiago como “importante entreposto humano”. Assim mesmo. E assim vai a História de Portugal e assim vai a nossa relação com a nossa História."

Realmente, quando a televisão pública portuguesa tem gente que escreve e utiliza na antena termos como "entreposto humano", referindo-se ao tráfico escravo com a mesma leveza com que fala de um supermercado do Continente, está tudo dito.

7 comentários:

  1. Mas naquele tempo era levado nessa leveza porque era usual, normal e habitual.
    Relembro que a escravatura não nasceu em Portugal.
    Naquele tempo em variadíssimos locais do mundo "o negro" não só africano, era usado muitas vezes como moeda de troca.
    Graças a Deus, a escravatura foi abolida e hoje temos um mundo mais perto da perfeição, ainda que nada, nem nunca seja perfeito.

    ResponderEliminar
  2. Rony Moreira17 junho, 2009

    João, se formos por esta linha ficamos sem fazer nada e sem admirar grande maioria das obras mundiais. A escravatura existia (ou existe), mas é a natureza humana também ela perversa. Por exemplo o primeiro tratado europeu (no sentido da construção da Europa foi assinado em Roma) e se gauleses (franceses) se opusesse por tudo aquilo que os Romanos os fizeram talvez nunca terias a Europa que temos.

    ResponderEliminar
  3. O que me preocupa é o comentário revelar bem a iliteracia que grassa nesta terra. Os portugueses continuam a pensar do mesmo modo que há séculos, não sabendo nada mais da História senão aquilo que lhes impingiram até ao ensino secundário. Lêem pouco e por isso pouco sabem das realidades deste mundo. Os próprios apresentadores da TV referiam-se ao concurso citando "As 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo"...
    Tenho um colega, que eu considerava um homem culto, que uma vez me disse que a solução para a fome que grassa na Etiópia e outros países africanos é a esterilização... E esta, hein? Eu respondi-lhe: já inventaste outra solução final!

    ResponderEliminar
  4. Desculpem-me mas esta polémica não tem sentido nenhum, de facto a Cidade Velha foi um importante entreposto comercial de escravos, e portanto um entreposto de seres humanos. O Circo de Roma não foi um importante lugar de entretenimento? As coisas foram o que foram.
    Franco S.

    ResponderEliminar
  5. Morenita, não penso que seja essa a questão;

    Rony e Franco, há formas e formas de se falar e revisitar historicamente certos lugares. Digo eu.

    Tina, é isso mesmo que penso.

    ResponderEliminar
  6. Talvez não seja despiciendo recordar aqui algumas datas ligadas
    à abolição da escravatura:
    -Brasil - 1888
    -Espanha - 1886
    -USA - 1863
    -França - 1848
    -R.Unido - 1833
    -Chile - 1823
    -Portugal - 1761
    Claro que estamos falando da escravidão quinhentista e não da
    actual, que todo o mundo conhece
    mas de que pouco se fala.
    Zito Azevedo

    ResponderEliminar
  7. É verdade, Portugal declarou-se pioneiro na abolição da escravatura. Mas, nas colónias portuguesas, só se verificou em 1869...

    ResponderEliminar