20/02/12

Café Se Não Podes Vencê-los




Sempre ouvi dizer que o Carnaval representava a maior festa pagã do Mundo. Segundo rezam (salvo seja) as enciclopédias "pré-Cristãos medievais e Carnavais modernos tem um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles< sacrifícios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristãos. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos.”

Por outro lado, sempre fui acostumado a que amigos e conhecidos mais religiosos me viessem dizer que durante estes dias loucos estariam "em retiro", aproveitando que a cidade era invadida pelo êxtase para, em conjunto com outros companheiros e fugindo da confusão, irem para longe da cidade, aproveitando para uma reflexão que de alguma forma os alimentasse espiritualmente.

Não deixa de ser por isso curioso que o Carnaval do Mindelo tenha tido nesta edição de 2012 um grupo ligado à Paróquia de Nossa Senhora da Luz a desfilar, com música, carro alegórico, alas, coreografias e tudo o que é preciso para não envergonhar uma passagem pelo circuito habitualmente ocupado pelos foliões. Com túnicas, bíblias na mão, personagens representando personagens caras à historiografia cristã, um modesto trilho eléctrico, cerca de uma centena de crentes fizeram-se ao carnaval e desfilaram pelas mesmas ruas do Mindelo. 

Longe, pois, vão os tempos de retiros. Numa ilha onde grande percentagem da população assume-se como católica praticante e que tem no Carnaval a sua maior festa popular, é caso para dizer que já não era sem tempo que os nossos católicos se juntassem à festa, pela positiva tentando simplesmente passar a sua mensagem. Tempos modernos ou como diz o outro, se não podes vencê-los, junta-te a eles!

5 comentários:

  1. [APLAUSO]Djonsa!

    Por ti poesia
    Por ti poema
    Por ti poetisa
    Por ti poeta
    Por ti musica
    Por ti cultura
    Por ti teatro
    por ti cantor
    Por ti amor
    Pelas cores
    Pelos brilhos
    Pelos trabalhadores
    Pelo festival
    Pelo carnaval
    Nao pelos padres
    Nao pelos bispos
    Nao pelo papa
    Nao pelo politico
    Mas pelo espantalho
    Que espanta as angustias
    Vivo(Feliz),trabalho e luto.

    ManuMoreno.
    Kel Abxom di Kuraxom!

    ResponderEliminar
  2. Heldergmail.com22 fevereiro, 2012

    Muito bom, Moreno!

    Abxo!
    Helderg.

    ResponderEliminar
  3. Ahahaahah....e pela discoteca(Praia, Mindelo e Sal)...ahahahaahah!
    Bjos carnavalesco.
    Maria pina

    ResponderEliminar
  4. I'm a fan of this place....thanks all....!!!!
    Kel abxom di kuraxom!!!
    ManuMoreno.

    ResponderEliminar
  5. 'Tão pá!!! Não há novidades? O carnaval deixou-te KO??!!

    ResponderEliminar