“Aumento das tarifas não implica
aumento da qualidade do serviço”
Antão Fortes - Presidente do CA da Electra (fonte: aqui)
Comentário Cafeano: qualquer estudante de economia, gestão ou marketing sabe, desde os finais dos anos 80 que o centro das preocupações das empresas é a satisfação dos seus clientes. Fazem-se estudos de mercado, questionários e organizam-se formações entre trabalhadores, gestores e funcionários para que, num ambiente de competição segundo as regras do mercado, se consiga conquistar o maior número de clientes possível e, mais que isso, se consiga fidelizar aqueles que já existem. Pois bem, parece que a nossa Electra não pensa assim. Aumento de preços não implica aumento de qualidade! E isto dito como se fosse a coisa mais natural do mundo. Então implica o quê? Paga-se mais para se ter mais do mesmo? É caso para se dizer que a Electra está muito à frente. A isto se chama terapia de choque! Um study case para os estudantes de marketing.

Não. A isto chama-se monopólio! Não há concorrência, para quê preocupar-se com "conquistar", "fidelizar"...
ResponderEliminarComeço a achar que todas (ou a maior parte de) as empresas em Cabo Verde sabem algo que nós não sabemos.... é que a insistência deles em usar estratégias que vão na direcção oposta da que deviam ir é notável.
ResponderEliminarinfelizmente... =(
ResponderEliminare olha que, por vezes, aumenta-se o preço e a qualidade despenca proporcionalmente!
=O
belíssimo blog!
bjsmeus
Ô João pior que cá na Praia Capital é "Paga-se mais para se ter MENOS do mesmo". Capice!!!!!
ResponderEliminarNo país em que qualquer um fala, o que se diz não é levado a sério, porque se fosse noutro país, mais sério que este é claro, o Antão já tinha regressado ao Ministério. Com esta frase e não só! Os políticos de Cabo Verde deviam aprender um pouco como se trabalha num clube de futebol quando a equipa não ganha. Não se espera pelo fim do campeonato, não é????
ResponderEliminarBom café!
O senhor fala a verdade e é criticado…? Pelo menos uma pessoa sincera neste país… esse senhor ( seja lá quem for) para primeiro-ministro!!!!
ResponderEliminarnao ´´e bem assim. quem percebe de economia sabe que para um determinado nivel de serviço (ou peoduçao) ha um preço de venda e um custo associado. Se se aumenta o custo ( caso de combustiveis, roubos, furtos, perdas)e nao se aumenta o preço das duas uma: ou algem vai ter de pagar no futuro ou se vai ´a falencia ( em ultima instancia). Nesse caso o aumento de preço, segundo ele, ´´e para repor os niveis de servio (equilibrar preço ao custos equivalente). carlos
ResponderEliminarMarketing?! Você deve estar a sonhar!
ResponderEliminara electra é uma coisa que vem do pensamento colectivista comunista e a frase de Antao saiu-lhe naturalmente sem pensar porque é a sua educaçao totalitarista que falou.
O que nao se quer entender nesta terra é que as pessoas continuam com um software mental que nos vem do fascismo portugues e do comunismo soviético.
O MPD nao conseguiu fazer a tal revoluçao das mentalidades necessaria para esta terra dar o salto de Ipiranga!...
Marketing é coisa de capitalismo e economia de mercado e nao de SOCIALISMOS!.....
vou levar esse casestudy pra minha proxima aula de marketing de serviços ...
ResponderEliminarjandir