.jpg)
Mudjer sém Homi
é sima barku sem lemi
Mudjer sém homi
é sima vela sem lumi
Homi sem mudjer
é sima peskador sem luar
Homi sem Mudjer
é sima um katraio sem lar
Mudjer é sopru divino
Mudjer é vã di poizia
Mudjer é vida labado
Mudjer é purifikaçom
Mudjer é existéncia di nha kuraçom
Mudjer é amiga
Mudjer é kumpanhera
Mudjer é vizinha
Mudjer é Mámá
mudjer é irmã
mudjer é Tía
Mudjer é justiça
mudjer é vida
Mudjer é alma talhada
Mudjer é beléza
Mudjer é nós morabeza
Manu Moreno
[Tradução: mulher sem homem é como barco sem leme; mulher sem homem é como vela sem lume; homem sem mulher é como pescador sem luar; homem sem mulher é como criança sem lar; mulher é sopro divino; mulher é pedaço de poesia; mulher é vida lavada; mulher é purificação; mulher é existência do meu coração; mulher é amiga; mulher é companheira; mulher é vizinha; mulher é mãe; mulher é irmã; mulher é tia; mulher é justiça; mulher é vida; mulher é alma talhada; mulher é beleza; mulher é a nossa morabeza.]
Fotografia: Cassandra Ventura
Lindo como a mulher-miragem...Tudo quanto se pode dizer e escrever sobre a mulher sem ofender a moral e os bons costumes, já o foi...Nada se compara, porém, à mulher dos nossos sonhos mais escaldantes, mais inconfessáveis,tão vergonhosamente lascivos e tão brutalmente frustrantes porque, afinal, essa que julgávamos só nossa, nem essa nossa é! E este é o primeiro e o último encanto da mulhar-tudo: todos lhe pertencem e ela não é de ninguém!
ResponderEliminarZito Azevedo
A primeira parte achei-a machista para o meu gosto.
ResponderEliminarBFS
boooooniiiiitooooo....liiiiindoooooo....acredito que o manumoreno ainda vai ser dos grandes poetas caboverdeanos!!!
ResponderEliminarQueria agradecer ao cafe margoso pela coragem de apresentar o nosso mais recente poeta!!!
bjinho ao melhor blog caboverdeano!!
Aos domingos nao costumo ir a net, mas hoje gdo entrei e acabei por dar uma volta nos blogsberdeanos saltei de alegria por ver um blog a matricular um caboverdeano na ilha das poesias.
ResponderEliminarQue Deus abencoi este blog!!
M.Augusto_abco!
O Zito veio inspirado, hoje!
ResponderEliminarHelena, dito em crioulo e em voz alta, não me parece nada!
Maria de Fátima, obrigada!
Mário Augusto, volte mais vezes, será sempre bem-vindo.
gostei! o cafemargoso foi o primeiro blog que visitei e hoje orgulho-me de ver este nosso blog a fazer mostrar um novo poeta. O manu moreno esta de parabens, mas tambem este blog esta para alem do parabens. abssu!!
ResponderEliminarHelderOneLove
Lindo, que viva as mulheres que e tudo que temos na nossa vida como escreve o poeta!
ResponderEliminarCarlos alberto, Abco dos estados unidos!
Xi, Manu Moreno está rebentando por aqui. Mas é só procurar nos comments. Há muita poesia dele por aqui, nas paredes do Café Margoso!
ResponderEliminarDJonsa....estou sem um palavriadu...nem estou a acreditar....estou a respirar de alegria...!!
ResponderEliminarOBRIGADO A TODOS!!
KEL ABXOM DI KURAXOM!!
ManuMoreno.
O grande Manu é uma fonte de alegria para quem o rodeia.
ResponderEliminarEle sabe que falo verdade, né my friend?!
;)
Kel Abxom
Miguel #4
Manu, parabéns pela obra...acredito na tua força, no teu humor e nas tuas capacidades...bu ta bai longi nha irmon!
ResponderEliminarE em relação a este poema, como já ouvi numa música soberbamente por Seal, 'It's a man's world but it would mean nothing without a woman or a girl'
Parabén JB por encorajares jovens valores como este...
Já agora, plageando o Manu
Abraxon de coraxon
congrats uncle i am very proud of you,i guess we do have a poet in a family and this is amazing,keep up good work.
ResponderEliminarlove niece isabella