23/07/09

Perguntas Cafeanas




A falta de pontualidade do crioulo tem alguma razão antropológica mais profunda ou é apenas uma questão de (falta) de respeito pelo próximo?


À melhor resposta, ofereço um café



14 comentários:

  1. É pura falta de respeito. Eu sou criol de gema, e nem por isso tenho o hábito de chegar atrasado a tudo! Pelo contrário, por ser como sou, tento ser pontual, levo umas secas que dar pena, chego sempre antes de tudo e de todo. Por outro lado, penso que também as pessoas têm de ser mais rigorosas nesse aspecto, pois o exemplo constrói-se e transmite-se.Conhecço muita boa gente que é pontual e nunca deixam de fazer ou por fazer qualquer coisa que seja. A pontualidade traz produtividade, traz crescimento, por isso deviamos reflectir e cultivar mais esse hábito

    ResponderEliminar
  2. Não tenho resposta mas também me enerva profundamente. Não só a falta de pontualidade como as "ausências não declaradas" a eventos programados com antecedência. Grrrrr... paxenxa mundo

    ResponderEliminar
  3. Hoje estás, ui ui! Respondeste a esta pergunta na tua crónica desaforada, está tudo relacionado.
    Nem vou tentar responder.

    ResponderEliminar
  4. É uma pergunta difícil, esta. De qualquer forma, se não fosse bater na mesma tecla, falaria agora da falta de políticas educativas adequadas que levassem à um aumento do civismo e à consequente diminuição da "ingenuidade" das pessoas com relação ao que ofende ou não o próximo. Sim, acho que nessa questão há muita gente que acha que chegar atrasado uns minutos ou umas horinhas (sem avisar com antecedência) é a coisa mais natural do mundo.
    Eu não digo que não me atraso e nem concordo com quem o diga. Mas não o faço deliberadamente. Sempre que isso me acontece há sempre um "motivo real" e isso é transmitido COM ANTECEDÊNCIA aos colegas.
    Abraço
    Val

    ResponderEliminar
  5. Para mim é clarinho: falta de respeito. Mais ainda combinar um encontro, não aparecer e nem sequer avisar. Num dia seguinte, encontra-se com a pessoa, e lá está ela, tranquila da vida, como se NADA tivesse acontecido. Na maior descontra. Enfim!

    ResponderEliminar
  6. Olá João

    É pura falta de respeito. E não perdoo quem sempre dá aquela desculpa" Sabes como é horário de criol, não é?"

    Seja benvindo. Tentei enviar-te comentários aos outros post, mas não consegui
    Abraço

    Kuskas

    ResponderEliminar
  7. Bem vinda, Vera. Fazias falta por aqui!

    ResponderEliminar
  8. Alo JB, qui tal?
    Olha, vamos lançar uma campanha pro-pontualidade? Tipo: "Eu sou pontual. E tu?"

    Sugestoes de regras a serem rigosamente seguidas pelos aderentes: i) abandonar SEMPRE o local do show 5mn depois da hora em que deveria começar e processar os organizadores so de birra para recuperar o dinheiro do bilhete (em tempos abandonei ostensivamente o show do Princesito na AN depois de 1h de atraso...rs); ii) Cancelar propositadamente aquela reuniao em que a pessoa chega 10mn atrasados e nem se digna telefonar para avisar e remarcar para dia seguinte as 08h00 em ponto. Se atrasar de novo, remarca outra vez, e assim por diante, ate ele perceber; iii) abandonar em peso os actos publicos depois de 10mn de atraso, dando sempre aquela arrastadinha na cadeira e olhando ostensivamente para o relogio, para todos perceberem que estas abandonando o lugar devido ao atraso; iv) trancar a porta das salas de aula/seminarios/foruns e quejandos, 5mnts depois da data indicada para começar, e nao abrir nem pro Papa quanto mais pro JMN; v) desclassificar automaticamente o candidato a emprego que chega atrasado no dia de prova/entrevista e informa-lo porque; vi) facturar as empresas de transporte e outras, pelo tempo de atraso (basta calcular o teu salario/rendimento por minuto e multiplicar pelo tempo de atraso) - processar tambem so de birra para cobrar a factura....rs.

    Mais sugestoes?

    O que nos falta, Joao, eh vergonha na cara, falta de assumpçao do tempo como um recurso escasso, e... colhoes para penalizar os que nao sao pontuais!

    O nosso maior desafio como PDM, acredite, eh mudarmos a nossa atitude em relaçao ao tempo...

    Um abraço,
    PD

    ResponderEliminar
  9. Grande Paulino! Este teu comentário vai merecer um post próprio. Posso? Aquele abraço e volta sempre.

    ResponderEliminar
  10. Estou com todos! É pura falta de repeito para com o tempo e disponibilidade dos outros. E pior que é um ciclo vicioso, pois os próprios "pontuais" passam a cobrir a margem de atrado dos outros, acabando todos por chegarem atrasados.

    ResponderEliminar
  11. Esta é uma questão civilizacional que percorre transversalmente as sociedades meridionais europeias e, por razões óbvias, povos africanos por elas colonizados.
    Sería, aliás, interessante, saber qual o panorama nas ex-colónias britânicas e se o fenómeno se detecta em lugares como Angola, Goa, Timor e, sobretudo, a que níveis de instrução e ambiência social este desprezo pelo tempo alheio mais se faz notar.
    Sem negar, liminarmente, antecedentes antropológicos, aposto mais em presente envenenado!
    Zito Azevedo

    ResponderEliminar
  12. Pura falta de respeito! Agora o que me tira mais do sério é que se não entrares na onda perdes uma série de tempo para nada... Faz-se o quê? Chateamo-nos com metade do país ou adoptamos todos a famosa hora do crioulo?

    ResponderEliminar
  13. Sisi, o importante seria acertarmos todos os relógios para a mesma hora!

    Ziito, adorei a observação do presente envenenado!

    Tiago, essa hora de crioulo, não muda apenas no Verão ou no Inverno. É conforme a disposição de cada qual. Assim não há quem resista!

    ResponderEliminar
  14. PURA FALTA DE RESPEITO PELO PRÓXIMO. É SÓ COMEÇARMOS TODOS A ADOPTAR AS DICAS DO PAULINO, E VAIS VER QUE A MALTA COMEÇA A ENTRAR NOS EIXOS (PELO MENOS OS QUE COMEÇAREM A FICAR LESADOS), PORQUE COM DINHEIRO NINGUÉM TEM FALTA DE RESPEITO.

    ResponderEliminar