João há já algum tempo que faço essa mesma pergunta. Por Exemplo, em Lisboa muitos caucasianos discriminam este ou aquele por ser mais escuro e no entando, chegado este período do ano, competem entre eles quem é que está mais "preta" (a expressão é essa mesma - preta). Se calhar Wievorka tem razão qd diz que o racismo actual é em muitos casos mais a nível cultural de que propriamente a cor da pela, visto que há muito que o conceito da raça foi substituída pelo conceito da etnia (isto a nível intelectual, é claro).
Parece-me ser pacífico que racismo já não é mais essa coisa do preto versus branco, mas sim rico/pobre - economia, mentalidades, filosofia de vida, cultura, religião e outros que tais. Branco/negro, em termos estéticos, também parece ser pacífico que todos preferem estar 'corados/escurecidos'... Ê más bnit! Ma más bnit ainda... ê mestiço. Não? Tchá
Tchá, estou mais do lado da Sisi neste questão. Muito da questão racial passa, sim (e também) pela côr da pele. A diferença é que hoje não se fala de «raça» mas sim de «etnia». Mas vai tudo dar ao mesmo...
Agora falo como o presidente do Irão quando falou acerca de Israel. Os racistas deviam ser limpadoa do mapa. Afinal não conheço nenhuma raça humana que se intitule de racista. (Omê!)
Curioso, em apenas um mês já ouvi pessoas fazerem esta pergunta dezenas de vezes. Na minha opinião, nenhum caucasiano anseia ficar mesmo "preto" mas sim moreno. A ideia de pele morena para muitos está relacionada com sex-apeal, apenas e só. Quanto a racismo, é assunto que não gosto de discutir, está na mentalidade de certas pessoas, não só "brancas" como "negras", e parece-me impossivel mudar todas as mentalidades, por mais que muitos o neguem.
Eu já ouvi tantas vezes em Portugal a frase: «Meu Deus, menina! Como estás preta! Bem, isso é que foi praia», que não posso deixar de discordar com o ultimo comment. As pessoas falam em «ficar pretas» mesmo, e não apenas morenas...
Pergunta em nada descabida. Ainda no Domingo em plena quebra canela discutia isso com uns amigos, um deles português. O racismo resulta da N/ incapacidade de lidar com a diferença? Se sim, será uma forma de tentarmos ser iguais? Não me parece! Os esterótipos de beleza assim o determinam e isso está acima do racismo? Talvez. Mas, como diz o ditado: Deus dá nozes a quem não tem dentes!
João há já algum tempo que faço essa mesma pergunta. Por Exemplo, em Lisboa muitos caucasianos discriminam este ou aquele por ser mais escuro e no entando, chegado este período do ano, competem entre eles quem é que está mais "preta" (a expressão é essa mesma - preta).
ResponderEliminarSe calhar Wievorka tem razão qd diz que o racismo actual é em muitos casos mais a nível cultural de que propriamente a cor da pela, visto que há muito que o conceito da raça foi substituída pelo conceito da etnia (isto a nível intelectual, é claro).
Excelente comentário. Pelos vistos esta pergunta não é descabida de todo!
ResponderEliminarParece-me ser pacífico que racismo já não é mais essa coisa do preto versus branco, mas sim rico/pobre - economia, mentalidades, filosofia de vida, cultura, religião e outros que tais.
ResponderEliminarBranco/negro, em termos estéticos, também parece ser pacífico que todos preferem estar 'corados/escurecidos'... Ê más bnit! Ma más bnit ainda... ê mestiço. Não?
Tchá
ah pois é...vai ver o racismo é uma forma de expressar a "dor de cotovelos" das pessoas que sonham ter uma pele cor de café.
ResponderEliminarTchá, estou mais do lado da Sisi neste questão. Muito da questão racial passa, sim (e também) pela côr da pele. A diferença é que hoje não se fala de «raça» mas sim de «etnia». Mas vai tudo dar ao mesmo...
ResponderEliminarAgora falo como o presidente do Irão quando falou acerca de Israel.
ResponderEliminarOs racistas deviam ser limpadoa do mapa. Afinal não conheço nenhuma raça humana que se intitule de racista. (Omê!)
Bem, resolvia-se o problema de excesso de população no planeta...
ResponderEliminarPorque todos querem a cor(*) que é a cor do pecado.
ResponderEliminarA hipocrisia nos faz racistas na medida que quando confrontados com o facto não admitimos pecar.
Mas no fundo todos pecamos e queremos pecar (pelo menos, esse pecado).
(*) do café (margoso)
E todos sabemos como o pecado é tão saboroso...
ResponderEliminarCurioso, em apenas um mês já ouvi pessoas fazerem esta pergunta dezenas de vezes.
ResponderEliminarNa minha opinião, nenhum caucasiano anseia ficar mesmo "preto" mas sim moreno. A ideia de pele morena para muitos está relacionada com sex-apeal, apenas e só.
Quanto a racismo, é assunto que não gosto de discutir, está na mentalidade de certas pessoas, não só "brancas" como "negras", e parece-me impossivel mudar todas as mentalidades, por mais que muitos o neguem.
Eu já ouvi tantas vezes em Portugal a frase: «Meu Deus, menina! Como estás preta! Bem, isso é que foi praia», que não posso deixar de discordar com o ultimo comment. As pessoas falam em «ficar pretas» mesmo, e não apenas morenas...
ResponderEliminarPergunta em nada descabida. Ainda no Domingo em plena quebra canela discutia isso com uns amigos, um deles português. O racismo resulta da N/ incapacidade de lidar com a diferença? Se sim, será uma forma de tentarmos ser iguais? Não me parece! Os esterótipos de beleza assim o determinam e isso está acima do racismo? Talvez. Mas, como diz o ditado: Deus dá nozes a quem não tem dentes!
ResponderEliminar