Cara: parece txon d'Holanda, mas não é. É a ilha de Santiago, depois destes dias de chuva abençoada, fotografada pelo Djnho. Na passada semana, quando aterrei na cidade da Praia, o aeroporto estava estranho. Parecia-se imenso com o aeroporto de... S. Tomé. A confusão, natural neste caso, foi provocada pelo cromatismo da paisagem. Muito verde. Tão raro num país que tem essa cor no seu baptismo. Cabo Verde!
Coroa: parece o Bangladesh depois de mais uma daquelas cheias tenebrosas, mas não é. É a Praça Nova de S. Vicente, apenas reconhecível pelo quiosque, ali plantado como uma ilha num mar de lama. Tudo fica intransitável e maldizemos a fúria dos deuses que nos trazem este Cabo Verde Castanho.
Comentário cafeano: ficamos felizes pelos agricultores e adoramos ver o nosso país verde, moda na estrangêr. Mas, por outro lado, as nossas cidades estão totalmente impreparadas para receber pingo d'água. E entre o paraíso verdejante e o caos lamacento, a distância é muito pouca...
Quem diria que um visitante estrangeiro, de um país tropical e habituado a muita chuva, como é o caso do Brasil, haveria de escrever num diário de viagem o que se segue… isto estando ele num país que todos conhecem como sendo um deserto, pela falta de chuva, pela seca constante: Cabo Verde… e ainda por cima, estando ela - porque se trata duma ela, a artista Preta Gil - em S.Vicente?
ResponderEliminarCoisas!!!
aqui vai: '27-08-08 - Estou eu aqui presa num quarto de Hotel na ilha de São Vicente, esperando ter vôo para ilha da Praia.
Aqui chove muito desde ontem, dormi bastante, eu Julia, Juliana e os músicos tentamos hoje dar uma volta, mas choveu de novo, alagou a cidade, estou no hotel, estudando, lendo e assistindo novela Brasileira que é o que mais passa aqui, todas!!!!
Deus queira e o tempo ajude pois temos show amanhã!!!!!!'
E isto em S.Vicente! Mas é de uma felicidade grande, ver Cabo Verde verde!
Realmente, um relato quase surreal, tendo em conta que se trata de Cabo Verde, mais ainda Soncent...
ResponderEliminarPuxa,
ResponderEliminarQue boa notícia e ainda bem que falaste disso. Hoje vou voltar a Cabo Verde depois de um mês em Portugal e é uma alegria saber que vou ser recebida por esse verde que enche a alma.
Beijo
Catarina Cardoso
Pois, Catarina. Ficas como o pai que encontra o filho já nascido. A dôr ficou toda para a mãe... hehehe Mas, sim, Santiago está lindo, ao que parece!
ResponderEliminar