18/03/08

Heróis Nacionais 13


Bana


O Sr. Morna
(e nem é preciso dizer mais nada...)

13 comentários:

  1. Bô squecê sê lence de môn... :op

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas a mim basta-me a voz. Ninguém como ele para cantar uma morinha...

    ResponderEliminar
  3. As melhoras para o querido Bana, um dos grandes nomes da morna e coladeira em Cabo Verde.

    abraç tds

    ResponderEliminar
  4. Vénias ao nosso Rei da Morna!!

    ResponderEliminar
  5. Odair, como é óbvio este post foi (também) inspirado na noticia veiculada ontem. Esperemos que este mau bocado passe depressa.

    Sisi, quase imperador!

    ResponderEliminar
  6. Só digo, que mais uma vez o Governo, e em particular a Cultura, chegaram tarde e a más horas. Mas, chegaram. Por vezes, o "antes tarde do que nunca" não é, nem pode ser, motivo de satisfação e orgulho. Este é um desses casos. A VOZ de Bana, é simplesmente um dos patrimónios culturais mais valiosos de Cabo Verde. E o que o torna valioso, é ela ser única. Perecível, não transmissível, não renovável.
    Bana é A VOZ de Cabo Verde (no que se refere à música urbana, em particular à MORNA. 'Lena' é uma das minha preferidas.)
    Uma VOZ que é um marco, e que define com absoluta nitidez, um antes e um depois.
    Não é assim que devemos tratar, cuidar, respeitar, o que temos(tivemos) de melhor.
    Nota negativa pela tardia intervenção Governamental, que teve oportunidade de o fazer atempadamente, e acabou intervindo, forçados pelo precipitar dos acontecimentos.
    ZCunha

    ResponderEliminar
  7. ZCunha: já é habitual. Eu nem digo mais nada sobre o assunto, porque, sinceramente, nao penso que valha a pena. Apenas digo isto: estive em S. Nicolau, onde o Bana terá cantado pela ultima vez. No terreiro, um palco improvisado, com tábuas em cima de bidões. Em cima do palco, Bana, a cantar, Bau e Voginha a tocar, e Paulino Vieira a dirigir. Foi qualquer coisa de unico. Lembro-me também que a Rádio de Cabo Verde, também do Estado, transmitia o concerto ao vivo e interrompeu este momento unico, porque passava da meia-noite e havia que ligar o computador com a sempre selecta recolha musical nocturna. Possivelmente, o técnico de serviço estava com pressa e queria ir para casa. Só me lembro da desolação do jornalista de serviço, que assistia deliciado a este concerto, quando lhe disseram que a emissao ia ser dada por terminada. E não foi assim há tanto tempo. Abril de 2007, nas comemoraçoes do centenário da geraçao claridosa, na Vila, S. Nicolau.

    ResponderEliminar
  8. Ó senhor! canta um morninha(in "Chico" do gtccpm) era uma proposta que o chico fez ao patrão quando ele estava a cantar ópera!
    lembro que a primeira referência que vinha a cabeça na altura era o BANA. ultima vez que vi o nosso Bana era no ano passado na casa da morna mesmo cansado e doente foi a um encontro de artistas caboverdeanos cá em Portugal. Acredito que ele vai recuperar e cantar mais uma morninha!

    ResponderEliminar
  9. Grande Adriano, vai cantar, vai. Todos ficamos à espera que isso possa acontecer. Abr.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o João, ninguém canta a morna como o Bana. A música que ele canta com mais sentimento é "Lena" sem dúvida, mas poderia citar outras como: "Arca Azul"; "Tributo Final";
    "Caminho de S. Tomé"; "Temp’ d’caniquinha"(Um vez Soncent era sabe); "Esse Mundo"; "Gardénia"; "Solidão"; enfim são tantas...
    Queria também referir a 4 discos que para mim representam muito: "Pensamento e Segredo"; "Bana a Paris"; "Rotcha Nú" e "Solidão".
    Concordo 100% com o Alex quando ele defende que a voz do Bana é um património de Cabo Verde.
    A última vez que vi e ouvi o Bana foi no B.Leza, a dois anos atrás.
    Melhoras e uma rápida recuperação ao nosso Rei da Morna e da Coladeira.
    Abraços!
    Ruben.

    ResponderEliminar
  11. Isso mesmo ruben, que recupere depressa!

    ResponderEliminar
  12. joão!estou agora na casa da Morna(01:02) e acabei de falar com dois filhos do bana (alcides e admiro) disseram-me que O Sr. Morna esta a bem e que ainda não têm uma data para convalescencia! o alcides esta do meu lado a ler os comentários e envia um abraço agradecendo pelo o carinho!

    ResponderEliminar
  13. Adriano, são boas noticias para todos nós. Um abraço para todos os familiares e admiradores do Sr. Morna.

    ResponderEliminar