Homem que é Homem II

0 Comments



Face à Primeira Edição do "Mudjer Forsa di Mundu, Mulher Força do Mundo", realizado no Átrio do Praia Shopping, o ano passado, este ano, a Artemedia Produções e a Associação de Mulheres Empresárias de Santiago resolveram ir mais longe... 

Inspirando-se na campanha levada a cabo pelo Banco Mundial do Brasil, em 2013, ma também tendo em conta a campanha desenvolvida pelo ICIEG e o Laço Branco, em 2009,  este ano para as Comemorações do Mês da Mulher, foi criada a campanha “HOMEM QUE É HOMEM NÃO BATE EM MULHER”, que pretende alertar e chamar atenção para a Violência Baseada no Gênero. 

A violência que atinge milhares de mulheres em todo o mundo, decorrente da desigualdade nas relações de poder entre homens e mulheres, continua a ter uma presença forte nas sociedades muitas vezes silenciosa mas tambem muitos vezes mortifera.E em Cabo Verde esta é uma dura realidade. Por exemplo, segundo os ultimos dados há uma incidência da violência contra mulheres jovens, com idades compreendidas entre 20-39 anos.

E Neste sentido, há que se continuar a agir!

Doze personalidades masculinas, conhecidas do público cabo-verdiano, (Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Presidente da Assembleia Nacional, Presidente da Câmara Municipal da Praia, Líder Parlamentar do MPD, o músico Batchart, o apresentador Éder Xavier, o escritor David Hopffer Almada, o encenador João Branco, os atletas Tigana e Bruno Moniz,  o Presidente do Conselho de Administração da RTC e o Presidente do Laço Branco) dão a cara por esta campanha, através da sua participação nos dois spots de TV e Rádio TV (que serão emitidos em duas versões: Português e Crioulo), mas também nos cartazes e outdoor cuja mensagem é só uma “Homem que é Homem Não Bate em Mulher”. 

Esta campanha pretende chegar a todas as ilhas... não só através da televisão, da rádio e da imprensa... mas de uma forma contínua, aproveitando a importância das redes sociais e do poder da Internet. Desta forma criou-se um Blog, em parceria com o Sapo CV, que funcionará durante o ano de 2014. Através deste meio, e em parceria com o ICIEG, irá se colocar fotos de vários homens, das diversas ilhas, com a mensagem que dá mote à campanha. Mas também, durante este ano, o Blog “Homem que é Homem Não Bate em Mulher” irá disponibilizar testemunhos de mulheres que já sofreram de Violência, mas que conseguiram superar, irá se lançar reportagens e videos relacionados com esta temática. O intuito é que este blog funcione não somente durante o Mês de Março, mas que durante 2014 possamos dar a conhecer as actividades, das Instituições ligadas às questões de gênero, informar e alertar para esta grande problemática, que em diversas ilhas ainda é muito silenciosa mas por vezes mortífera. 

É de realçar, que o Primeiro-Ministro, Dr. José Maria Neves, é o padrinho desta campanha e a Sra. Ministra da Saúde, a Sra. Ministra da Juventude, a Sra. Embaixadora dos E.U.A e a Coordenadora das Nações Unidas são as madrinhas. 

A culminar as comemorações do Mês da Mulher, no dia 27 de Março, Dia Nacional da Mulher Cabo-Verdiana, realiza-se o espectáculo “II Edição Mulher Força do Mundo – Mudjer Forsa di Mundu”, no Atrio do Praia Shopping, contando com a actuação de vários artistas e com a nossa diva Lura, que também é um dos rostos desta campanha.

O blogue Café Margoso orgulha-se de se associar a esta campanha.





You may also like

Sem comentários: