Declaração Cafeana

0 Comments



Desde há alguns anos está em vigor em Cabo Verde uma lei aprovada supostamente para lutar contra o alcoolismo que, entre outras medidas restritivas, impede a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade e obriga todos os estabelecimentos comerciais que vendem este género de bebidas, a ter uma placa, em local visível, onde esse mesmo aspecto é sinalizado. 

Hoje, não sei se a lei mudou. Mas está a ser anunciada, para o próximo dia 01 de Fevereiro, uma "Cerverjada", num dos hotéis da cidade, co-organizado entre a Associação de Estudantes da Universidade do Mindelo (aqui pode-se contestar este género de actividades como prioritárias de uma associação de estudantes universitária, mas esse já é outro assunto) e, imagine-se, as Comissões de Finalistas dos quatro liceus da cidade do Mindelo. Sim, dos quatro liceus: Liceu Ludgero Lima, Escola Técnica, Augusto Pinto e Jorge Barbosa.

Pela módica quantia de duzentos escudos - cento e cinquenta paus se for comprado antes - qualquer jovem adolescente pode ter acesso a uma festa cujo principal chamariz é uma bebida alcoólica. A não ser que toda esta paródia seja feita com cerveja sem álcool, mas como nunca vi este produto no mercado, tenho as minhas dúvidas. 

Eu não me quero armar em moralista, mas das três, uma: ou todos os finalistas destes quatro estabelecimentos de ensino são já maiores de idade - o que não é bom sinal, porque quereria dizer que todos eles já repetiram algum ano escolar -; ou a lei mudou sem que eu tenha reparado; ou está-se a cometer aqui uma tremenda ilegalidade, uma irresponsabilidade social, que abrange todos os envolvidos, associações, estabelecimentos e, inclusive, as direcções dos liceus, pois os seus nomes estão envolvidos nesta festança. 

É assim que queremos combater um dos maiores flagelos do país?




You may also like

Sem comentários: